A Volkswagen do Brasil anunciou o inicio de suas operações no Porto de Vitória, no Espírito Santo. A operação em Vitória começou com a importação de 32 unidades do Taos recebidas da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. O próximo desembarque está previsto para maio, também do modelo Taos.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades, que representam crescimento de 22% em relação ao volume importado em 2023 (27.530). A Argentina é o principal parceiro e representa 86% das importações da Volkswagen do Brasil em 2024, com o SUV Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386), ambos fabricados em General Pacheco. Os demais modelos importados vieram de Puebla, no México: o sedã Jetta GLI (2.633) e o SUVW Tiguan Allpace (1.984).
Além disso, a chegada de veículos pelo Espírito Santo traz impactos positivos à estratégia logística nacional da marca, diminuindo a necessidade de longos trajetos terrestres para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.
A Volkswagen do Brasil também atua nos Portos de Santos, SP (exportação), Paranaguá, PR (importação e exportação) e Suape, PE (importação). No Porto de Paranaguá, por exemplo, o Grupo Volkswagen é responsável pela operação de um terminal. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação, no porto paranaense. Esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano.
Exportações da Volkswagen crescem 117% em 2025
Em 2025 (jan-fev), a Volkswagen do Brasil já exportou 19.368 unidades, que representam aumento de 117% em relação a 2024 (8.917 unidades). No mesmo período, o mercado de veículos registrou aumento de 54,1% nas exportações (72,6 mil unidades jan-fev 2025 x 47,1 mil unidades jan-fev 2024).
Assim como em breve, a Argentina também é o principal parceiro para exportações da Volkswagen do Brasil e representa 59% dos embarques (11.405 unidades) em 2025 (jan-fev). No ranking dos três principais mercados de exportações da Volkswagen do Brasil também figuram México (5.077) e Chile (866) neste ano.
O Volkswagen Polo segue como o modelo mais exportado pela marca, com 8.595 unidades já embarcadas em 2025 (jan-fev); seguido pela Saveiro (4.727), Novo T-Cross (3.033) e Nivus (2.572).
A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas no histórico.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil também se destacou nas exportações. Com 90.142 unidades exportadas no ano passado, a Volkswagen aumentou em 43% suas exportações em relação a 2023 (62.834 unidades). No período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023, segundo dados da Anfavea). No ano passado, o VW Polo também foi o modelo mais exportado pela VW com 29.751 unidades embarcadas para dez países.
O lançamento do Novo T-Cross e do Novo Nivus, pela nova explosão da Volkswagen, também contribuiu com o sucesso de exportações, uma vez que os modelos figuraram no ranking dos mais exportados pela marca em 2024: Polo (29.751), Saveiro (23.720), T-Cross + Novo T-Cross (17.246) e Nivus + Novo Nivus (15.492).
No ano passado, a Volkswagen exportou para 18 mercados. Sendo os principais a Argentina (com 44% dos embarques e um volume de 39.631 unidades), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). Os demais mercados foram Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.
Os principais motivos do aumento das exportações da Volkswagen foi o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, o sucesso dos modelos da marca também no exterior e a estratégia integrada entre produção, vendas e logística, desenvolvendo um programa de produção alinhado ao cronograma dos navios, permitindo agilidade e eficiência nos embarques e entregas.
E o Kiko?
ResponderExcluir32 unidades? Estão importando o estoque do ano inteiro de uma vez?
ResponderExcluiresse mes foi mais de 2000 filhao
ExcluirLocadoras começar a comprar taos?
ExcluirDesde o lançamento, smp compraram.
ExcluirAinda perde pra CoCross que vendeu quase 6k unidade e Compass com 4k.
E detalhe, os dois têm menos concessionárias e ainda vendem o dobro/triplo.
taos foi pra mais de 4000 (br + arg) esses mes ..pesquisa .
ExcluirSUCESSO
nao , vc esta confundindo com o compass o problemático e guloso ..tem tb a kinto da vovoyota.
Excluiro taos nunca passou de 40% e pouco pra pj.
abraço
Pesquisa então nas vendas PJ e PF no ano passado.
ExcluirNunca passou é meu piru na sua boca seu falso...
Agora está explicado pq o Taos saiu do top 20...estava em trâNSITO.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirsabia que tinha algo mesmo.
Excluirtaos , SUCESSO
Agora está explicado pq o Taos tinha entrado no Top 20 . Desova modelo 2024 ...
ExcluirKKKKKKKKK esses jegues arrumam desculpa pra tudo.
Excluirn jumento ...a fábrica na argentina tá trabalhando a todo vapor ..esse mes o taos foi o 6 ° carro mais vendido na argentina, foram entregues na Argentina quase 2000 taos esse mes .
Excluirtem internet nao é porra ?
E Dai?
ExcluirCoCross e Compass na mesmíssima situação e ngm ta aq lambendo as botas de ambos...
modelo original com cambio de 6 ou 8 velocidades???
ResponderExcluirArgentina desovando o modelo antigo ainda. Vai parar de fazer Taos pra nova Amarok que não será vendida por aqui.
ExcluirO Taos novo mesmo, que não ficou bom, ficou menos pior, vira do México no meio do ano.
O Taos 2025 será 8 marchas.
ExcluirMarço vendeu mais 2.400 unidades. Essa é a prova que com o preço certo , tem potencial de venda. Esses 32 devem ser para homologar câmbio 8 marchas e apresentação para imprensa.
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