A Volkswagen do Brasil anunciou o inicio de suas operações no Porto de Vitória, no Espírito Santo. A operação em Vitória começou com a importação de 32 unidades do Taos recebidas da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. O próximo desembarque está previsto para maio, também do modelo Taos.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades, que representam crescimento de 22% em relação ao volume importado em 2023 (27.530). A Argentina é o principal parceiro e representa 86% das importações da Volkswagen do Brasil em 2024, com o SUV Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386), ambos fabricados em General Pacheco. Os demais modelos importados vieram de Puebla, no México: o sedã Jetta GLI (2.633) e o SUVW Tiguan Allpace (1.984).
Além disso, a chegada de veículos pelo Espírito Santo traz impactos positivos à estratégia logística nacional da marca, diminuindo a necessidade de longos trajetos terrestres para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.
A Volkswagen do Brasil também atua nos Portos de Santos, SP (exportação), Paranaguá, PR (importação e exportação) e Suape, PE (importação). No Porto de Paranaguá, por exemplo, o Grupo Volkswagen é responsável pela operação de um terminal. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação, no porto paranaense. Esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano.

Exportações da Volkswagen crescem 117% em 2025

Em 2025 (jan-fev), a Volkswagen do Brasil já exportou 19.368 unidades, que representam aumento de 117% em relação a 2024 (8.917 unidades). No mesmo período, o mercado de veículos registrou aumento de 54,1% nas exportações (72,6 mil unidades jan-fev 2025 x 47,1 mil unidades jan-fev 2024).
Assim como em breve, a Argentina também é o principal parceiro para exportações da Volkswagen do Brasil e representa 59% dos embarques (11.405 unidades) em 2025 (jan-fev). No ranking dos três principais mercados de exportações da Volkswagen do Brasil também figuram México (5.077) e Chile (866) neste ano.
O Volkswagen Polo segue como o modelo mais exportado pela marca, com 8.595 unidades já embarcadas em 2025 (jan-fev); seguido pela Saveiro (4.727), Novo T-Cross (3.033) e Nivus (2.572).

A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas no histórico.

Em 2024, a Volkswagen do Brasil também se destacou nas exportações. Com 90.142 unidades exportadas no ano passado, a Volkswagen aumentou em 43% suas exportações em relação a 2023 (62.834 unidades). No período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023, segundo dados da Anfavea). No ano passado, o VW Polo também foi o modelo mais exportado pela VW com 29.751 unidades embarcadas para dez países.

O lançamento do Novo T-Cross e do Novo Nivus, pela nova explosão da Volkswagen, também contribuiu com o sucesso de exportações, uma vez que os modelos figuraram no ranking dos mais exportados pela marca em 2024: Polo (29.751), Saveiro (23.720), T-Cross + Novo T-Cross (17.246) e Nivus + Novo Nivus (15.492).

No ano passado, a Volkswagen exportou para 18 mercados. Sendo os principais a Argentina (com 44% dos embarques e um volume de 39.631 unidades), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). Os demais mercados foram Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.

Os principais motivos do aumento das exportações da Volkswagen foi o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, o sucesso dos modelos da marca também no exterior e a estratégia integrada entre produção, vendas e logística, desenvolvendo um programa de produção alinhado ao cronograma dos navios, permitindo agilidade e eficiência nos embarques e entregas.

19 Comentários

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  1. 32 unidades? Estão importando o estoque do ano inteiro de uma vez?

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    1. esse mes foi mais de 2000 filhao

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    2. Locadoras começar a comprar taos?

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    3. Desde o lançamento, smp compraram.
      Ainda perde pra CoCross que vendeu quase 6k unidade e Compass com 4k.
      E detalhe, os dois têm menos concessionárias e ainda vendem o dobro/triplo.

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    4. taos foi pra mais de 4000 (br + arg) esses mes ..pesquisa .
      SUCESSO

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    5. nao , vc esta confundindo com o compass o problemático e guloso ..tem tb a kinto da vovoyota.
      o taos nunca passou de 40% e pouco pra pj.
      abraço

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    6. Pesquisa então nas vendas PJ e PF no ano passado.
      Nunca passou é meu piru na sua boca seu falso...

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  2. Agora está explicado pq o Taos saiu do top 20...estava em trâNSITO.

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    2. sabia que tinha algo mesmo.
      taos , SUCESSO

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    3. Agora está explicado pq o Taos tinha entrado no Top 20 . Desova modelo 2024 ...

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    4. KKKKKKKKK esses jegues arrumam desculpa pra tudo.

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    5. n jumento ...a fábrica na argentina tá trabalhando a todo vapor ..esse mes o taos foi o 6 ° carro mais vendido na argentina, foram entregues na Argentina quase 2000 taos esse mes .
      tem internet nao é porra ?

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    6. E Dai?
      CoCross e Compass na mesmíssima situação e ngm ta aq lambendo as botas de ambos...

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  3. modelo original com cambio de 6 ou 8 velocidades???

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    1. Argentina desovando o modelo antigo ainda. Vai parar de fazer Taos pra nova Amarok que não será vendida por aqui.

      O Taos novo mesmo, que não ficou bom, ficou menos pior, vira do México no meio do ano.

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  4. Março vendeu mais 2.400 unidades. Essa é a prova que com o preço certo , tem potencial de venda. Esses 32 devem ser para homologar câmbio 8 marchas e apresentação para imprensa.

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