Ficha Técnica - VW Jetta GLi
No atual cenário automobilístico brasileiro, marcado pela ascensão dos SUVs e pela gradativa extinção dos sedãs médios, o Volkswagen Jetta GLI é um remanescente de um segmento em retração.
Prestes a ser reestilizado, o Jetta GLi reafirma sua proposta de ser o último verdadeiro sedã esportivo na faixa de preço em que atua: R$ 250.990, chegando a R$ 251.840 nessa cor Cinza Puro. O modelo das imagens é ano/modelo 2023, sem alterações em relação ao modelo 2024 que é vendido atualmente nas concessionárias.
Visual e identidade: A dianteira do Jetta GLI vai mudar (veja aqui), sendo que este modelo mantém a identidade visual da marca, mas com diferenciais específicos que evidenciam seu caráter esportivo, como o emblema “GLI” e detalhes em vermelho.
Os faróis são inteiramente em LED, e a estética geral tenta combinar sobriedade com esportividade. Elementos meramente estéticos, como falsas entradas de ar com detalhes vermelhos, estão presentes, sem funcionalidade prática.
Na traseira, o destaque vai para o duplo escapamento funcional e para o logotipo GLI — o nome “Jetta” sequer aparece.
O porta-malas tem capacidade de 510 litros, e embora seja bem forrado, sofre com alças do tipo “pescoço de ganso” que comprometem parte do espaço interno.
Motorização e desempenho: O motor é o conhecido 2.0 TSI turbo, com injeção direta de combustível. Entrega 231 cv e 35,7 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas (banhada a óleo).
Essa combinação permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, número abaixo do divulgado oficialmente (6,7 s), o que evidencia um desempenho satisfatório para a categoria.
O modelo perdeu a injeção indireta (presente até 2019), o que pode impactar na durabilidade em função da sensibilidade a combustíveis de baixa qualidade.
O consumo médio gira em torno de 8 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, números razoáveis para um carro com esse porte e proposta.
Interior e tecnologia: No interior, o Jetta GLI oferece bons materiais no painel frontal e portas dianteiras, com predomínio de superfícies emborrachadas (soft touch).
O banco do motorista conta com ajustes elétricos e três memórias. A posição de dirigir, contudo, pode desagradar motoristas mais altos, devido à limitação do ajuste de altura do volante.
A central multimídia possui conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Os controles de climatização são físicos e de fácil acesso, o que contribui para uma ergonomia mais intuitiva. O modelo conta ainda com carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico e modos de condução personalizáveis (Eco, Normal, Sport e Individual).
O grande destaque entre as atualizações está nos novos assistentes semiautônomos, como o piloto automático adaptativo com função “anda e para” e o assistente de permanência em faixa.
Ambos contribuem para uma experiência de condução mais segura e confortável, especialmente em trânsito urbano ou viagens longas.
Espaço traseiro: Na parte traseira, o Jetta GLI oferece bom espaço para pernas e cabeça, mas o túnel central é alto e a ausência de saídas de ar-condicionado e portas USB compromete a usabilidade para os passageiros.
A simplicidade no acabamento das portas traseiras também destoa da qualidade apresentada na frente do habitáculo.
O encosto bipartido, luzes de leitura individuais e apoio de braço com porta-copos são os principais itens positivos.
Impressões ao volante: Conduzir o Jetta GLI segue sendo o principal argumento do modelo. A direção é precisa, a suspensão (com sistema independente nas quatro rodas) é bem calibrada e o sistema de vetorização de torque contribui para estabilidade em curvas.
A sonoridade esportiva, embora amplificada artificialmente dentro da cabine, proporciona uma sensação de desempenho que agrada o público-alvo.
Em estrada, o carro mantém giros baixos a 110 km/h, o que favorece o consumo e o conforto acústico. A plataforma MQB, comum a outros modelos do grupo Volkswagen, continua eficiente.
Considerações finais: O Jetta GLI cumpre bem sua proposta de ser um sedã médio com pegada esportiva, em um segmento praticamente extinto no Brasil.
O conjunto mecânico é sólido, o desempenho é satisfatório e a lista de equipamentos agora está mais atualizada, especialmente no que diz respeito à segurança ativa.
O preço sugerido de R$ 250.990 é elevado, mas compatível com a esportividade e tecnologia do modelo.
Em síntese, o Jetta GLI permanece como uma das últimas opções para quem busca um sedã com alma esportiva, sem abrir mão de conforto e desempenho.
Ficha Técnica - VW Jetta GLi
Ficha Técnica - VW Jetta GLi
bora terminar com o estoque desse troço encalhado gente, ta barato, 230k leva um, vai chegar o com a maquiagem nova e vai custar 300k, bora limpar o estoque
ResponderExcluirO terror do BMW 320i , que é todo emperiquitado.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXzFaT_YG7cY-y1clljrYezvgD4xPnm292DbBFlEAOO4SpnkVdqdZjB2vLLnE_ALvgQaiLNGvucCuPX9EGhI8y2DAvki0UtFjfMOYamrYwgbtg7UVtFCqh95iE7VjsPqBBm4eC8IOAwB68hfz-owBf8QXhaAn-TOvP6gglL5ZURzDjsoIaJytFh1kMnd-T/s2560/bmw-320i-m-sport-10t%20%285%29.jpg
Mas tem apenas 184 cv e toma uma sova sem dó do Jetta GLi.
250k nesse Virtusao, interna
ResponderExcluirta barato demais né...tb achei...120k abaixo da bmw 320i
ExcluirO Jetta GLI custa R$ 120k a menos e tem 50 cv a mais de potência e 5 Kg de torque. É uma humilhação em cima do BMW.
Excluircalma chevrolet ..aí é nave ..é 250 km/h facinho
ExcluirVejo muitos falarem que anda mais bla,bla,bla e esquecem de falar que MB, BMW são marcas top e Volkswagen e sinônimo de carros vagabundos populares,você não vê nenhum empresário de sucesso andando de fuscawagem
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.