A Porsche está expandindo seus processos na área de remanufatura de componentes automotivos por meio de um projeto piloto interdepartamental que integra o recondicionamento de peças defeituosas ao desenvolvimento de novos veículos. A iniciativa tem como objetivo conservar recursos e reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos da marca.
Com o reaproveitamento de componentes danificados que são transformados em peças funcionais de reposição, a Porsche busca implementar conceitos de economia circular em sua cadeia de valor. A proposta é considerar a reutilização de determinados componentes já na fase de desenvolvimento dos projetos, permitindo que os processos de remanufatura façam parte do planejamento técnico dos modelos desde o início.
Atualmente, cerca de 20 grupos de componentes são recondicionados, incluindo caixas de câmbio, motores de partida, alternadores e sistemas de navegação. Todos os itens remanufaturados seguem os mesmos critérios de qualidade e segurança exigidos para peças novas.
Esses componentes são solicitados pelas concessionárias, armazenados no centro de peças de reposição em Sachsenheim e enviados a fábricas especializadas — muitas vezes os próprios fabricantes originais — onde passam por processos de desmontagem, limpeza, inspeção e substituição de peças quando necessário. Após os testes finais, são distribuídos novamente à rede Porsche.
Segundo Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo de Produção e Logística da Porsche, a remanufatura é estratégica tanto para a preservação ambiental quanto para a disponibilidade de peças de reposição a longo prazo, especialmente para veículos clássicos e vintage. A empresa pretende aumentar a variedade de componentes com potencial de recondicionamento nos próximos anos.
Além das peças atualmente incluídas no programa, outros grupos com potencial de remanufatura já foram identificados, como faróis, atuadores elétricos de aerodinâmica ativa e unidades eletrônicas de controle. A expectativa é que a capacidade de remanufatura passe a ser considerada como parte permanente dos projetos futuros da marca. A meta é também oferecer essas peças recondicionadas em estágios mais precoces do ciclo de vida dos modelos em produção.
Estudos internos indicam que o recondicionamento de componentes pode reduzir em até 50% as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar uma economia de até 80% de material em comparação com a produção de peças novas.
Essa iniciativa está alinhada à estratégia de sustentabilidade da marca, que inclui o programa "Economia Circular", focado no uso consciente de matérias-primas e na extensão da vida útil dos veículos e de seus componentes. Entre os pilares da estratégia estão o desenvolvimento de soluções recicláveis, o reaproveitamento de materiais e a implementação de ciclos fechados, como no caso das baterias de alta tensão.
"thieng12 de abril de 2025 às 11:04
ResponderExcluirxiiiii"
Que fase que fase.
ExcluirJa recicla todas garrafas Pets para usar nos JABIRACAWAGENS e no Jacaudis, agora recuperar peças, abrindo o Famoso SUCATAO ou DESMANCHE.
Questão de pouquissimo tempo para mamãe JABIRACAWAGEN acabar com o status da Porsche, assim como destruiu o pouco glamour que a Jacaudi teve.
Que fase que fase!!
leu a matéria meu lindo ?
Excluiracho que nao kkk
"Ja recicla todas garrafas Pets "
Excluiré jumento , nao vamos reciclar p nenhuma ,né? ..so uma cabeça de merda como a sua ver negatividade nisso.
Logo logo mamae JABIRACAWAGEN precisara de algumas pecas para a Porsche e vai encomendar com os manos!!
ResponderExcluirQue fase que fase!!
parabens porscha
ResponderExcluircom o objetivo de conservar recursos e reduzir o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos produtos da marca.
parabéns grupo volkswagen
Ui ui ui, estou nervsosinha, minha XIMBICA FOX VEIA e de garrafa Pet.
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