A BMW Motorrad apresentou oficialmente a nova geração da R 1300 RT, modelo que atualiza o ícone da marca no segmento touring com design mais dinâmico, ergonomia aprimorada e novas tecnologias voltadas para conforto, segurança e performance.
A motocicleta incorpora avanços em chassi, motorização e aerodinâmica, oferecendo uma experiência de pilotagem mais acessível e eficiente para longas viagens, deslocamentos urbanos e condução em estradas secundárias.
A nova R 1300 RT traz um redesenho completo do motor boxer, que agora entrega 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.000 rpm, tornando-se o mais potente boxer de produção em série da BMW até hoje.
A cilindrada aumentou para 1.300 cm³, com novos diâmetro e curso do virabrequim, além de rotação máxima de 9.000 rpm. A tecnologia BMW ShiftCam continua presente para otimizar eficiência e entrega de torque.
O chassi também foi completamente reformulado, com estrutura principal em aço estampado e subchassi traseiro em alumínio.
A redistribuição de massas melhora a dirigibilidade e a estabilidade, enquanto o novo sistema de suspensão eletrônica Dynamic Chassis Adaption (DCA), disponível como opcional, permite selecionar duas geometrias distintas de pilotagem, ajustando altura, rigidez e comportamento da moto conforme o modo de condução escolhido.
O conjunto de suspensão combina as evoluções dos sistemas EVO Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira, agora com componentes mais leves e maior precisão na condução. As novas rodas de alumínio fundido são 1,4 kg mais leves em relação às anteriores, contribuindo para a dinâmica da motocicleta.
Entre os destaques tecnológicos, a R 1300 RT traz o novo Assistente de Troca de Marchas Automatizado (ASA), que permite trocas manuais ou automáticas sem o uso do manete de embreagem.
O modelo também sai de fábrica com três modos de pilotagem ("Rain", "Road" e "Eco") e controle de torque de arrasto do motor (MSR). Como opcional, estão disponíveis os modos "Dynamic" e "Dynamic Pro", com pré-seleção personalizável via botão de modo de pilotagem.
No quesito conforto, a ergonomia foi aprimorada com nova posição de pilotagem mais ativa, banco com altura ajustável e novos apoios para o passageiro.
A BMW também introduz os baús Vario com volume ajustável (de 27 a 33 litros), iluminação interna e porta USB-C, além de opções de topcase com até 54 litros e encosto aquecido. A altura mínima do assento é de 780 mm, com menor curvatura interna das pernas.
O sistema de iluminação Full LED é de série, com opção de farol Headlight Pro, que oferece compensação adaptativa de inclinação e modos de iluminação ajustáveis conforme a situação de uso.
O sistema de freios inclui disco duplo com pinças de quatro pistões na dianteira e disco simples na traseira, com ABS Integral Pro. Um freio esportivo com pinças em titânio está disponível como opcional.
A nova BMW R 1300 RT será oferecida em quatro acabamentos: Alpine White 3 (básico), Triple Black (Blackstorm metálico), Impulse (Racing Blue metálico) e Option 719 Camargue (Blue Ridge Mountain metálico).
Ficha técnica - BMW R 1300 RT 2025
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