A BMW Motorrad apresentou oficialmente a nova geração da R 1300 RT, modelo que atualiza o ícone da marca no segmento touring com design mais dinâmico, ergonomia aprimorada e novas tecnologias voltadas para conforto, segurança e performance.
BMW R 1300 RT 2025
A motocicleta incorpora avanços em chassi, motorização e aerodinâmica, oferecendo uma experiência de pilotagem mais acessível e eficiente para longas viagens, deslocamentos urbanos e condução em estradas secundárias.
BMW R 1300 RT 2025
A nova R 1300 RT traz um redesenho completo do motor boxer, que agora entrega 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.000 rpm, tornando-se o mais potente boxer de produção em série da BMW até hoje.
BMW R 1300 RT 2025
A cilindrada aumentou para 1.300 cm³, com novos diâmetro e curso do virabrequim, além de rotação máxima de 9.000 rpm. A tecnologia BMW ShiftCam continua presente para otimizar eficiência e entrega de torque.
BMW R 1300 RT 2025
O chassi também foi completamente reformulado, com estrutura principal em aço estampado e subchassi traseiro em alumínio.
A redistribuição de massas melhora a dirigibilidade e a estabilidade, enquanto o novo sistema de suspensão eletrônica Dynamic Chassis Adaption (DCA), disponível como opcional, permite selecionar duas geometrias distintas de pilotagem, ajustando altura, rigidez e comportamento da moto conforme o modo de condução escolhido.
O conjunto de suspensão combina as evoluções dos sistemas EVO Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira, agora com componentes mais leves e maior precisão na condução. As novas rodas de alumínio fundido são 1,4 kg mais leves em relação às anteriores, contribuindo para a dinâmica da motocicleta.
BMW R 1300 RT 2025
Entre os destaques tecnológicos, a R 1300 RT traz o novo Assistente de Troca de Marchas Automatizado (ASA), que permite trocas manuais ou automáticas sem o uso do manete de embreagem.
BMW R 1300 RT 2025
O modelo também sai de fábrica com três modos de pilotagem ("Rain", "Road" e "Eco") e controle de torque de arrasto do motor (MSR). Como opcional, estão disponíveis os modos "Dynamic" e "Dynamic Pro", com pré-seleção personalizável via botão de modo de pilotagem.
BMW R 1300 RT 2025
No quesito conforto, a ergonomia foi aprimorada com nova posição de pilotagem mais ativa, banco com altura ajustável e novos apoios para o passageiro.
BMW R 1300 RT 2025
A BMW também introduz os baús Vario com volume ajustável (de 27 a 33 litros), iluminação interna e porta USB-C, além de opções de topcase com até 54 litros e encosto aquecido. A altura mínima do assento é de 780 mm, com menor curvatura interna das pernas.
BMW R 1300 RT 2025
O sistema de iluminação Full LED é de série, com opção de farol Headlight Pro, que oferece compensação adaptativa de inclinação e modos de iluminação ajustáveis conforme a situação de uso.
BMW R 1300 RT 2025
O sistema de freios inclui disco duplo com pinças de quatro pistões na dianteira e disco simples na traseira, com ABS Integral Pro. Um freio esportivo com pinças em titânio está disponível como opcional.
BMW R 1300 RT 2025
A nova BMW R 1300 RT será oferecida em quatro acabamentos: Alpine White 3 (básico), Triple Black (Blackstorm metálico), Impulse (Racing Blue metálico) e Option 719 Camargue (Blue Ridge Mountain metálico).
Ficha técnica - BMW R 1300 RT 2025

Ficha Técnica — BMW R 1300 RT
CategoriaEspecificação
MotorBoxer bicilíndrico, 4 tempos, refrigeração a ar/líquido, comando duplo no cabeçote, BMW ShiftCam
Cilindrada1.300 cm³
Diâmetro x Curso106,5 mm x 73 mm
Potência Máxima145 cv (107 kW) @ 7.750 rpm
Torque Máximo149 Nm @ 6.500 rpm
Taxa de Compressão13,3:1
CombustívelGasolina premium (mínimo 95 RON)
Sistema de InjeçãoGerenciamento eletrônico BMS-O, com catalisador de 3 vias (EURO 5+)
Transmissão
EmbreagemMultidisco em banho de óleo com função antideslizante (anti-hopping)
Câmbio6 marchas, com troca manual ou opcionalmente automatizada (ASA)
Transmissão FinalEixo cardã
Relação Primária1,479
Relações de MarchaI: 2,438 / II: 1,714 / III: 1,296 / IV: 1,059 / V: 0,906 / VI: 0,794
Chassi e Suspensões
QuadroEstrutura bipartida: quadro principal em aço estampado e subquadro em alumínio
Suspensão DianteiraBMW EVO Telelever, curso de 149 mm
Suspensão TraseiraBMW EVO Paralever com braço oscilante em alumínio, curso de 158 mm
Distância entre Eixos1.500 mm
Avanço (trail)115 mm
Ângulo da Caster64°
Freios
DianteiroDuplo disco flutuante Ø 310 mm, pinças radiais de 4 pistões
TraseiroDisco simples Ø 285 mm, pinça flutuante de 2 pistões
Sistema de freiosABS BMW Integral Pro com função em curvas (cornering ABS)
Rodas e Pneus
Tipo de rodasLiga leve fundida (aro vazado)
Pneus Dianteiro/Traseiro120/70 ZR17 (D) / 190/55 ZR17 (T)
Dimensões e Capacidades
Comprimento Total2.229 mm
Largura com espelhos971 mm
Altura do BancoAjustável: 780 mm ou 860 mm
Peso em Ordem de Marcha281 kg
Peso Bruto Total510 kg
Capacidade do Tanque24 litros
Desempenho
Consumo Médio (WMTC)4,9 L/100 km
Emissões de CO₂113 g/km
Aceleração 0-100 km/h3,6 s
Velocidade MáximaSuperior a 200 km/h
Tecnologias e Eletrônica
Modos de PilotagemRain, Road, Eco (padrão); Dynamic, Dynamic Pro (opcional)
Controle de TraçãoDTC (padrão)
Controle de Torque (MSR)Padrão
Suspensão EletrônicaDynamic ESA (padrão) / DCA (opcional com 2 posições selecionáveis)
Painel de InstrumentosTFT colorido de 10,25” com navegação integrada e conectividade via app
IluminaçãoFull LED com DRL (padrão); farol adaptativo Headlight Pro (opcional)
Assistentes AvançadosControle de cruzeiro ativo (ACC), alerta de colisão (FCW), alerta de mudança de faixa (SWW), alerta de colisão traseira (RECW) — opcionais
Compartimento p/ CelularPorta USB-C, ventilado e com trava

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