O Hyundai Motor Group (Hyundai Motor Company e Kia Motors) apresentou seu novo sistema híbrido de última geração durante o evento “Next-Gen Hybrid System Tech Day”. A nova tecnologia foi desenvolvida para ampliar a eficiência e o desempenho dos veículos eletrificados do grupo, que planeja aplicar esse sistema em uma gama diversificada de modelos híbridos, incluindo compactos, grandes e de luxo.
O sistema híbrido integra uma nova transmissão equipada com dois motores elétricos – P1 e P2 – que atuam de maneira complementar. O motor P1 é responsável por funções como partida do motor, geração de energia e assistência à propulsão, enquanto o motor P2 atua na tração e na frenagem regenerativa.
Essa estrutura permite que a transmissão opere com diferentes motores a combustão interna, oferecendo flexibilidade de aplicação e uma faixa de potência que vai de 100 a cerca de 300 cv, com foco em eficiência de combustível, conforto e refinamento.
A primeira aplicação do novo sistema será com dois propulsores turbo a gasolina: um 2.5 litros e outro 1.6 litro, ambos desenvolvidos com foco em desempenho e consumo. No caso do 2.5 turbo híbrido, o sistema atinge uma potência combinada de 334 cv e torque de 460 Nm, com eficiência energética 45% superior em relação ao motor 2.5 turbo convencional. O conjunto também melhora em 19% a potência e 9% o torque máximo. Já o 1.6 turbo híbrido oferece eficiência de combustível 4% superior à geração anterior, com torque máximo de 380 Nm.
O novo sistema híbrido incorpora tecnologias derivadas dos veículos elétricos do Grupo, como o Modo Stay, que permite utilizar o ar-condicionado e outros sistemas mesmo com o motor desligado, e a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que oferece até 3,6 kW para alimentar equipamentos externos. Recursos como a Frenagem Regenerativa Inteligente e o Controle Preditivo Hierárquico otimizam o uso da bateria e contribuem para a melhoria do consumo.
O sistema também poderá ser combinado a tecnologias de tração integral elétrica (e-AWD), com um motor P4 no eixo traseiro. Essa configuração permite a aplicação de sistemas como o e-VMC 2.0, que gerencia torque e estabilidade, e o e-Handling 2.0, que melhora a dinâmica veicular em curvas. Já o e-EHA 2.0 oferece assistência em manobras evasivas, enquanto o e-Ride 2.0 reduz movimentos verticais em lombadas, aumentando o conforto.
A nova linha híbrida do Grupo será expandida de três para cinco configurações de trem de força, com a introdução de novos modelos a partir do lançamento do Hyundai Palisade híbrido. Um sistema híbrido de tração traseira está previsto para 2026, e a marca de luxo Genesis também receberá variantes com a nova tecnologia.
A estratégia do Hyundai Motor Group inclui a adaptação do sistema híbrido de última geração e de suas tecnologias associadas conforme as características de cada modelo e a demanda de mercados regionais, com o objetivo de tornar sua linha de veículos híbridos mais eficiente, flexível e competitiva.
KIA/HYUNDAI currando a jacaudi
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.