O BMW Group implementa um projeto piloto na fábrica de Regensburg, na Alemanha, para aprimorar o controle de qualidade na montagem de veículos com o uso de inteligência artificial (IA). Batizado de “GenAI4Q”, o sistema desenvolvido fornece recomendações de inspeção personalizadas para os cerca de 1.400 veículos produzidos diariamente na unidade.
Segundo Armin Ebner, chefe da fábrica de Regensburg, a utilização da IA reforça a transformação digital das operações, impulsionando a criação de valor para os produtos e otimizando os processos de produção. O objetivo é garantir que os veículos atendam aos elevados padrões de qualidade da marca.
Na fábrica de Regensburg, um novo veículo deixa a linha de montagem a cada 57 segundos. A produção é realizada conforme as especificações individuais dos clientes para mercados globais, abrangendo modelos com motores a combustão, híbridos plug-in e elétricos, com inúmeras combinações de versões e equipamentos. Essa variedade exige inspeções adaptadas a cada unidade.
O sistema de IA analisa dados do veículo e informações de produção em tempo real para gerar um catálogo de inspeção específico para cada automóvel.
A ferramenta organiza a sequência das verificações em um aplicativo para smartphone, permitindo que os operadores registrem suas observações de maneira intuitiva. O aplicativo também oferece funções adicionais, como gravação e transcrição de voz padronizada.
A solução foi desenvolvida em colaboração com a startup Datagon AI, de Munique.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.