No universo automotivo, poucos nomes têm o brilho de José Carlos Pavone, o designer brasileiro, com mais de 20 anos na Volkswagen e atualmente chefe de design para as Américas.
Pavone transforma ideias em carros que conquistam mercados globais. Seu talento está em cada curva e detalhe dos projetos que lidera, unindo inovação, estilo e a essência da VW. Confira os modelos que levam sua assinatura.
O mais recente é o VW Tera, lançado em março de 2025, que será fabricado na planta da Volkswagen em Taubaté (SP). Esse SUV de entrada chega para competir com modelos como o Fiat Pulse, trazendo uma nova identidade visual para a VW no Brasil.
Com grade compacta, faróis LED e uma robusta tomada de ar, traz a assinatura de desing do Pavone, combinando robustez e tecnologia.
Seu interior, com acabamentos texturizados, promete qualidade acessível na faixa de R$ 100 mil a R$ 140 mil – um candidato a repetir o sucesso do Gol.
Outro projeto do brasileiro que alcançou o mundo é o Nivus. O SUV-cupê, lançado em 2020, possui um design tão marcante que se tornou o Taigo na Europa, sendo o primeiro carro projetado no Brasil a ser produzido no continente europeu.
Já o Virtus, sedã de 2018, é um sucesso local com suas linhas elegantes e tecnologia, como o painel digital, atendendo perfeitamente às necessidades dos brasileiros.
Nos EUA, Pavone deixou sua marca no Jetta (2011) e no Passat (2012), adaptados para o gosto americano com foco em conforto e espaço.
E para os fãs de clássicos, o Gol GT Concept, de 2016, trouxe um visual esportivo que homenageou o lendário Gol GT, com faróis LED e detalhes modernos – um show car que ficou na memória.
Com uma visão que mistura tecnologia, como realidade aumentada, e paixão por carros, Pavone prova que o design brasileiro pode ir longe. Seja nas ruas do Brasil ou do mundo, seu "toque de Midas" continua a moldar o futuro da Volkswagen, um modelo de cada vez.
Confesso que ficou bem apresentável e torço que seja bem precificado ...se tudo for feito do jeito certo dará sim muito trabalho a seu concorrente direto o Renault KWID
ResponderExcluirhttps://p2.trrsf.com/image/fget/cf/1200/900/middle/images.terra.com/2023/11/01/renault-kwid-intense-2023-1h821eathuwkm.jpg
Tá loko em comparar o Kwid com esse trosso?
ExcluirJá podemos ver que os haters estão querendo comparar com a boquetagem do Kwid, pq sabem que a trolha do Tera vem vem grande...
Excluirtera tá acima até de tracker ...carro tem até acabamento macio , carregador por indução com ar regulável e farol com tecnologia click carck....( nao sabem oq é a tecnologia click clarck ??) pesquisem !!..de burros já estou cheio.
ExcluirFazer o Finado GOLETA apenas mudando de tamanho é padrao para ser acima da média, o Brasil chegou no LIMBO mesmo!!
ResponderExcluirTEROBA, POLES, TCRUZ CREDO, VELHAVIRTUS, sao exatamente o mesmo CARRO apenas mudando porta malas e fazer isso é sinônimo de criatividade??
Cada um chora pelo buraco que lhe convém!!
Harmagedon apenas estamos presenciando o Harmagedon!!
Quanto relincho.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0eBsBuDSM84_vaS_1ebZXhdKyRehiLpjYC6GdzrE_cvu1xmOFjffC96AfO-AEyK3F4E2uT_9Hgama_TF-yuDW01C611zyMSwc9_6A1I1yaC3xP89unlJmm3__Q4dp2uR1ay7HhKhW5p3VOarMy9cExKEQUoAVyWz_CwzHD8Ohcs2IdP_2Cwo0NQ2ckQ/s800/Volkswagen-Gol-2023%20%283%29.jpg
Gol plataforma PQ-24, Tera plataforma MQB.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiULxE7TA5XWG_Wq92cq4eWZsKwCstzGfvEh8PmX7xPMvHJP-C75Mi6u5zow82Lpp2Rco3_XmwzOlvYODuFJ4669XkW6g5nYSosBYeCAHRb3X7CSgtWxeiVwzWFz-JsiJmqEnmQCzw9wscpvFRU3TxPpRGPqff_6T8k8_1L3UReXOduKkc9AcBefJq9fBgw/s3777/Novo-VW-Tera-2026%20%289%29.jpg
Nada a ver 1 coisa com outra.
https://i.imgflip.com/9mhek5.jpg
ExcluirJá ouvir falar de identidade de marca? Se não ouviu ou não tem noção do que seja, então evite relinchos.
Excluirhttps://i.imgflip.com/9mibku.jpg
Excluirgostoso , quer carro bem diferentão? tem creta, liffan,agile ... fique a vontade..vw é pra quem tem elegância e bom gosto...sobriedade e elegância
ExcluirEntão foi esse Zé Mané que copiou a lanterna do 208?
ResponderExcluirOs carros da Volkswagen são todos iguais, marca sem criatividade nenhuma.
Peugeot tem que dar aulas de design para essa marquinha meia boca.
Isso so mostra o padrao CHINES da JABIRACAWAGEN de criatividade!!
ExcluirJABIRACAWAGEN so cupia né!!
Vê com os engenheiros da Pelegeot se eles conseguem colocar o volante numa posição que dê para dirigir esses 208,2008,etc. Se não,pede ajuda na VW.
Excluiraté parece que a vw uma gigante ..líder na argentina, segunda no brasil, líder na europa , segunda na china ..vai pedi ajuda a peugeot ? ajuda ??? rsrs oi?
ExcluirEsse cara é o grande foderosão do design automotivo do planeta....só carros de sucesso, e agora mais um sucesso absurdo...
ResponderExcluirInventando Palavras agora Carlos?
ExcluirInventar de tirar a carteira vc nn quer ne...
misturaram Kwid com 208 saiu esse horror
ResponderExcluirexatamente kkk
ExcluirPessoal também tá falando que a frente copiou o HB20.
ExcluirHb20+ 208 + kwid nasceu essa coisa horrorosa
Os comentários na internet 90% falam isso. Copiaram Kwid, Kardian e o 208 pra fzer esse TerE.
ExcluirZé,chora na cama que é lugar quente !!!
ResponderExcluirQUE OBRA DE ARTE
ResponderExcluirsim... o cara é foda!
Excluirum dia quero encontrar esse cara , tomar um café com um bate papo maravilhoso.
ResponderExcluirpavone , obrigado !
vc faz da nossa paixão por vw , cada dia mais forte.
mil vezes , obrigado!
Tirando esse monte de postagem de babacas, idiotas, otários da internet que nem sabem ter uma conversa de gente grande... só o tempo vai dizer se o carro vai se tornar um lider de vendas. Hoje no Brasil tá dificil fa,er qualquer tipo de previsão, mas se acertarem nelas, vou ter que acreditar....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.