O Grupo Volkswagen afirmou que os veículos produzidos na América do Norte devem ficar isentos das tarifas de 25% impostas pelo presidente Donald Trump sobre as importações do México e do Canadá para os Estados Unidos. Outras montadoras, como a BMW, podem não se beneficiar da mesma isenção.
Trump concedeu um adiamento de 30 dias para a aplicação das tarifas às montadoras que atendem aos requisitos do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA). No entanto, ainda não está totalmente definido quais fabricantes estarão sujeitos às novas taxas.
Segundo um porta-voz da VW, os veículos produzidos na América do Norte pela montadora cumprem as exigências do acordo. A empresa fabrica os modelos Taos, Tiguan e Jetta em sua planta em Puebla, no México, que representaram 61% das vendas da Volkswagen of America em 2024.
Por outro lado, a BMW informou que seus veículos produzidos nos Estados Unidos e no México não atendem às regras do USMCA, o que pode sujeitá-los às tarifas. A montadora produz os modelos Série 3, Série 2 Coupé e M2 em sua fábrica em San Luis Potosi, no México, além de fabricar SUVs em Spartanburg, na Carolina do Sul.
Cerca de 10% das vendas da BMW nos Estados Unidos são de veículos importados do México. Em declaração oficial, a BMW manifestou oposição às tarifas, afirmando que elas aumentam os custos para os consumidores e dificultam a inovação.
A Mazda afirmou que, por enquanto, o Mazda3 e o CX-30 produzidos no México não estão sujeitos às tarifas sob as regras do USMCA, mas aguarda esclarecimentos definitivos do governo. Já a General Motors, Ford e Stellantis fizeram lobby em busca de isenção das tarifas e elogiaram o adiamento anunciado por Trump.
Entre as marcas do Grupo Volkswagen, Audi e Porsche estão mais vulneráveis às tarifas, já que não possuem fábricas nos Estados Unidos. A Audi produz o SUV Q5 em sua planta no México, que foi o modelo mais vendido da marca no mercado norte-americano em 2024, com 56.799 unidades, representando quase 30% do volume total de vendas da empresa no país. A marca, no entanto, não se pronunciou sobre a conformidade do Q5 com as regras do USMCA.
A Mercedes-Benz declarou que ainda não recebeu detalhes específicos sobre as mudanças tarifárias e não informou se seus veículos fabricados no Canadá e no México cumprem as exigências do acordo comercial.
Nao faria diferença alguma sobretaxar ou nao, devido as vendas irrelevantes nos EUA!!
ResponderExcluirPassa a fila, JABIRACAWAGEN nao é nada nos EUA!!
irrelevante = mais de 6.000 taos por mês nos EUA...
ExcluirCACAZETE D4 o que toda a JABIRACAWAGEN vende por ano nos EUA, a RAV 4 da temida TOYOTA, vende em apenas 1 mês!!
ExcluirQuanta relevância tem a JABIRACAWAGEN nos EUA,ne CACAZETE??
XOLA NAO, NUM XOLA!!
E O KIKO?
ResponderExcluirSe taxarem essa p*rra ou não ngm vai se importar. Jacswagen vende menos que Mazda e Subaru por lá.
JacAudi toma couro da MB, BM, Lexus, Cadillac e Volvo por lá. Simples
Taos virá do México...se informa antes de proferir relinchos.
ExcluirE dai Cabaço? Falei alguma coisa do México ou de onde vem esse xingling do BosTAOS por acaso?
ExcluirESSE MCS ERA O MELHORZINHO...MAS TÁ FICANDO AOS ANI MAIS DO MANEZAO E DO MEU FAKE AZUL.
ExcluirFICANDO IGUAL *
ExcluirPoxa ThiThi, logo eu que sou seu amigo e sempre te defendo aq...
Excluirele curte um volkswagen..quem não?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirNOUUUSAAA TÁ ENGRAÇADÃO MESMO ..HA HA HA
ExcluirPoxa ThiThi, logo eu que sou seu amigo e sempre te defendo aq...
Excluirnão tomou os remédios de novo?? procura o caps, tjiago
Taos vem com tudo nesse modelo 2025. Mercado da Argentina já sinaliza a realidade. Taos líder.
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