A Porsche enfrenta desafios em sua transição para a eletrificação, refletidos na queda de 49% nas vendas do Taycan em 2024 e em um recuo de 23% no lucro operacional em 2023, totalizando cerca de € 5,6 bilhões (US$ 6,1 bilhões).
porsche_911_s_t_heritage_design_package
As dificuldades são agravadas pela desaceleração do mercado de veículos elétricos, aumento da concorrência em mercados estratégicos como China e Estados Unidos, além de questões relacionadas à qualidade dos produtos.
Porsche-Cayenne-e-Hybrid-2025
Apesar da recente atualização do Taycan, a Porsche está diversificando sua estratégia ao anunciar um investimento de aproximadamente US$ 870 milhões para o desenvolvimento de novos modelos com motores a combustão, garantindo a oferta desses veículos até a década de 2030. A medida visa equilibrar a aposta em eletrificação com a manutenção de sua base tradicional de clientes.
porsche_taycan_turbo
A China, anteriormente um mercado crucial para a Porsche, registrou uma queda de 28% nas vendas em 2023. A concorrência de fabricantes locais, como a Xiaomi com o modelo SU7 – que oferece desempenho semelhante ao Taycan por um preço mais acessível – pressiona ainda mais a participação da marca alemã no país.
O CEO Oliver Blume destacou que a Porsche não pretende entrar em uma guerra de preços, priorizando a preservação do valor de seus produtos em vez do volume de vendas. Segundo o executivo, a marca não espera recuperar os níveis de vendas anteriores na China em curto prazo.
porsche_cayenne_turbo_gt
Nos Estados Unidos, a Porsche teve um leve crescimento de 1% em 2023, totalizando 86.541 unidades vendidas, mas a possibilidade de tarifas de importação propostas pelo ex-presidente Donald Trump representa um risco. O CFO Jochen Breckner afirmou que a empresa está preparada para ajustar os preços caso as tarifas sejam implementadas, embora ainda considere cedo para detalhar uma resposta definitiva.
porsche_cayenne_turbo_e-hybrid_coupe_gt
Diante desse cenário, a Porsche planeja expandir sua presença em mercados periféricos como Oriente Médio, Sudeste Asiático e Índia para compensar as perdas na China e possíveis dificuldades nos Estados Unidos.
A empresa também revisou para baixo suas projeções de retorno sobre as vendas no médio prazo, de 19% para uma faixa entre 15% e 17%. Para 2024, a expectativa é de um retorno ainda menor, entre 10% e 12%, com receita estimada em até € 40 bilhões, sem considerar os potenciais impactos de tarifas norte-americanas.
porsche_macan_2025_turbo
A estratégia da Porsche reflete uma tentativa de equilibrar a transição para os veículos elétricos com a manutenção da rentabilidade em um cenário de crescente competição e incertezas econômicas globais.



3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Precisa investir mesmo pq queda de mais de 20% nos lucros em 2024, mostrou ser um pessimo sinal!!

      Excluir
  2. Se inventar um motor movido a maconha vai triplicar as vendas do já agitado novo público-alvo da Porsche ...os funkeiros.

    https://i.ytimg.com/vi/44MVFIEMHhI/maxresdefault.jpg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem