O Volkswagen Tayron é o SUV que tem lançamento confirmado no Brasil em 2026, sucessor do Tiguan AllSpace, para enfrentar modelos como o BYD Song Plus.
O modelo está sendo testado pela imprensa automotiva europeia, onde vem agradando bastante por design, tecnologia e versatilidade.
O modelo das imagens é o Novo Tayron Plug-In Hybrid que chega ao mercado como uma opção intermediária entre o Tiguan e o Touareg, oferecendo um design moderno, tecnologia avançada e um conjunto motriz eficiente.
História e Design: O Tayron é um modelo recente dentro da linha Volkswagen, pensado para preencher a lacuna entre o Tiguan Allspace e o Touareg.
Ele se baseia na plataforma MQB Evo e é fabricado em Wolfsburg.
Seus principais concorrentes incluem Skoda Kodiaq, Peugeot 5008, BMW X3, Mercedes GLC, Hyundai Santa Fe e Kia Sorento.
O SUV apresenta um design moderno, com uma grade frontal iluminada e um grande logotipo da Volkswagen.
Sua carroceria tem 4,97 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,66 metros de altura, com um entre-eixos de 2,79 metros.
Ele está disponível em quatro versões: Live, Elegance, R-Line e o pacote opcional Black Style, que adiciona detalhes em preto na carroceria.
Motorização e Desempenho: O Tayron oferece opções de motores a gasolina, diesel e híbridos plug-in, mas não conta com uma versão totalmente elétrica.
No caso do modelo Plug-In Hybrid, existem duas variantes: uma com 204 cv e outra com 272 cv, ambas utilizando um motor 1.5 TSI a gasolina combinado com um motor elétrico de 115 cv.
A bateria de 19,7 kWh permite uma autonomia elétrica de até 126 km (WLTP).
O carregamento pode ser realizado com potências de até 40 kW em corrente contínua (DC), permitindo carregar de 10% a 80% em aproximadamente 26 minutos.
Em carregadores de 11 kW, a recarga total leva cerca de 2 horas e 30 minutos.
Em termos de desempenho, a versão de 272 cv acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 215 km/h.
O consumo combinado é de 0,4 litros de gasolina por 100 km, considerando o uso do motor elétrico, mas pode chegar a 5,8 l/100 km quando a bateria está descarregada.
Conforto e Espaço Interno: O Tayron apresenta um interior moderno, com materiais de qualidade e um layout ergonômico.
Seu painel digital possui uma tela de 10,25 polegadas para os instrumentos e uma central multimídia de 12,9 polegadas (15 polegadas nas versões mais equipadas).
O modelo também oferece Head-Up Display a partir da versão Discover Pro.
Os bancos são revestidos em tecido e microfibra, com versões ErgoActive que incluem função de massagem.
O modelo também oferece carregador por indução para smartphones e duas portas USB-C para os passageiros traseiros.
O espaço interno é generoso, com destaque para a regulagem da inclinação do encosto do banco traseiro e a presença de persianas laterais.
O porta-malas varia de 700 a 1.900 litros na versão de cinco lugares, mas perde 180 litros na versão Plug-In Hybrid devido ao posicionamento da bateria.
Tecnologia e Assistências: O Tayron vem equipado com uma série de assistências à condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa, monitoramento de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.
O sistema IQ.Light, opcional, oferece faróis de matriz de LED com 19.200 pixels, garantindo uma iluminação eficiente e adaptativa.
O SUV também conta com assistente de reboque e câmeras 360°, sendo que a qualidade das imagens poderia ser melhor.
O sistema multimídia oferece suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Além de um modo de climatização remota via aplicativo.
Dirigibilidade: Durante a condução em testes, o Tayron apresenta um comportamento estável e confortável, graças ao sistema de suspensão adaptativa DCC Pro, que ajusta automaticamente a rigidez dos amortecedores.
A direção é progressiva e pode ser configurada para respostas mais diretas em modos esportivos.
A versão híbrida plug-in é silenciosa e tem uma boa resposta em acelerações, com a assistência do motor elétrico.
No entanto, o peso de quase 2 toneladas pode ser percebido em curvas mais fechadas e frenagens bruscas.
A autonomia elétrica de mais de 100 km permite que muitos motoristas usem o carro no dia a dia sem consumir gasolina.
No entanto, quem precisa de um SUV com alta capacidade de reboque deve considerar as versões com motor a combustão, pois o Tayron PHEV tem capacidade limitada a 2.000 kg.
Preço e Conclusão: O Volkswagen Tayron tem preço inicial de 45.000 euros (R$ 279 mil), com a versão Elegance custando a partir de 50.000 euros (R$ 300 mil) e a R-Line alcançando 54.000 euros.
A versão mais equipada, com motor de 272 cv e pacotes opcionais, pode chegar a 70.000 euros (R$ 434 mil).
Em resumo, o Tayron Plug-In Hybrid é uma opção equilibrada para quem busca um SUV sofisticado, eficiente e com tecnologia avançada.
Seu amplo espaço interno, autonomia elétrica competitiva e confortos modernos fazem dele uma escolha interessante para famílias e motoristas que percorrem trajetos urbanos e rodoviários frequentemente.
No entanto, o peso elevado e a falta de versão totalmente elétrica podem ser pontos negativos para alguns consumidores.
Poxa!!! VW está bem agressiva....com lançamentos. Quer liderança mesmo!
ResponderExcluirPreparem-se para muitas vendas daqui para frente!
Carlos, sobre o pavonne
Excluirum dia irie conhecê-lo. podem anotar!!
Carlos, pq ele é tão emperiquitado?
ResponderExcluirNada emperiquitado. LInhas sóbrias e elegantes, e sem fru frus...
ExcluirClaro! Essa logo retroiluminada e esse painel cheio de luzinhas e telas discrepantes não são emperiquitadas ne...
ExcluirNa boa, essa matéria...falando que o Tayron concorre com um xing BYD???? kkkkk
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRYMXaFdJrxxOlkfsUIETI2n2sMJmkJyYjKoo9hA95Zln0dSq_L03vbhuqZv3G8IkC5qFOnSOSamDA405ArLoeeyMSB3f_S-lLCMhmt7ll3RaFLdTAfB4mRrCvasmjun_rQ6q49WTTPo1Aiy8_7BEObEX59sSy7zGg-HnQwucX6AUVc-QPAPnJLtZr5SMs/s2560/Novo_BYD_Song_Premium%20%282%29.jpg
Desde quando o Tayron concorre com BYD...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvpodM66Eb0hKU-l9z6mpKau_2QwZa3S4KgXS4lNAivGyfoWb8mFvP5eCqZ4-LgO0R2M45VruFTAI1GK50cAPEaFzJMFnYzUa_dYNnb4zRYADPPBO8Cu4kTIUzVC5JzYehcfvVhwM2W70/s1600/novo-BMW-x5+%25287%2529.jpg
o que o Tayron concorre seria o MB GLC ou BMW X5.
Kkkkkkkkk onde que essa gambi baseada na plataforma do Pole de 2008 vai enfrentar Mercedes e BMW. NUNCA.
ExcluirEsse carro leva uma surra do Haval e BYD, além dos Peugeot 5008 e Renault Symbioz.
husasahusahusahusahusahusahusahsausahusahusahusahusahusahusa
Excluiresse CACA se acha engraçado, nao é possivel alguem em sã sanidade falar isso, nem jacaudi da conta de BMW e MERCEDES, imagina a popular VW
Kkkkkkkkk onde que essa gambi baseada na plataforma do Pole de 2008 vai enfrentar Mercedes e BMW. NUNCA.
ExcluirEsse carro leva uma surra do Haval e BYD, além dos Peugeot 5008 e Renault Symbioz.
A plataforma dele é a mqb evo atualizada,não precisa enfrentar bmw e Mercedes pq tem a Audi pra isso,o 5008 e o Simbioz não aceitam recarga rápida e não tem os itens de segurança do Tayron,cadê a superioridade deles?tá na casa do chapéu.
O Byd Song pro "premium"nada mais é que o Seal U híbrido
Aqui no Brasil chegará como Tiguan e o lançamento será em dezembro.
ResponderExcluirNão é Tayron não?ele vai ser feito em São Bernardo
ExcluirNão, brasileiro não quer uma barca de 5metros...
ResponderExcluirE essa TV de 55" no meio do painel? Pense numa coisa feia!
ResponderExcluirXing por Xing, fico com o BYD q deve ser bem mais barato
ResponderExcluirLógico que é mais barato,qualidade duvidosa.
ExcluirXing por Xing com medo do salsichão alemão da VW
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