O Volkswagen Tayron é o SUV que tem lançamento confirmado no Brasil em 2026, sucessor do Tiguan AllSpace, para enfrentar modelos como o BYD Song Plus.
O modelo está sendo testado pela imprensa automotiva europeia, onde vem agradando bastante por design, tecnologia e versatilidade.
O modelo das imagens é o Novo Tayron Plug-In Hybrid que chega ao mercado como uma opção intermediária entre o Tiguan e o Touareg, oferecendo um design moderno, tecnologia avançada e um conjunto motriz eficiente.
História e Design: O Tayron é um modelo recente dentro da linha Volkswagen, pensado para preencher a lacuna entre o Tiguan Allspace e o Touareg.
Ele se baseia na plataforma MQB Evo e é fabricado em Wolfsburg.
Seus principais concorrentes incluem Skoda Kodiaq, Peugeot 5008, BMW X3, Mercedes GLC, Hyundai Santa Fe e Kia Sorento.
O SUV apresenta um design moderno, com uma grade frontal iluminada e um grande logotipo da Volkswagen.
Sua carroceria tem 4,97 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,66 metros de altura, com um entre-eixos de 2,79 metros.
Ele está disponível em quatro versões: Live, Elegance, R-Line e o pacote opcional Black Style, que adiciona detalhes em preto na carroceria.
Motorização e Desempenho: O Tayron oferece opções de motores a gasolina, diesel e híbridos plug-in, mas não conta com uma versão totalmente elétrica.
No caso do modelo Plug-In Hybrid, existem duas variantes: uma com 204 cv e outra com 272 cv, ambas utilizando um motor 1.5 TSI a gasolina combinado com um motor elétrico de 115 cv.
A bateria de 19,7 kWh permite uma autonomia elétrica de até 126 km (WLTP).
O carregamento pode ser realizado com potências de até 40 kW em corrente contínua (DC), permitindo carregar de 10% a 80% em aproximadamente 26 minutos.
Em carregadores de 11 kW, a recarga total leva cerca de 2 horas e 30 minutos.
Em termos de desempenho, a versão de 272 cv acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 215 km/h.
O consumo combinado é de 0,4 litros de gasolina por 100 km, considerando o uso do motor elétrico, mas pode chegar a 5,8 l/100 km quando a bateria está descarregada.
Conforto e Espaço Interno: O Tayron apresenta um interior moderno, com materiais de qualidade e um layout ergonômico.
Seu painel digital possui uma tela de 10,25 polegadas para os instrumentos e uma central multimídia de 12,9 polegadas (15 polegadas nas versões mais equipadas).
O modelo também oferece Head-Up Display a partir da versão Discover Pro.
Os bancos são revestidos em tecido e microfibra, com versões ErgoActive que incluem função de massagem.
O modelo também oferece carregador por indução para smartphones e duas portas USB-C para os passageiros traseiros.
O espaço interno é generoso, com destaque para a regulagem da inclinação do encosto do banco traseiro e a presença de persianas laterais.
O porta-malas varia de 700 a 1.900 litros na versão de cinco lugares, mas perde 180 litros na versão Plug-In Hybrid devido ao posicionamento da bateria.
Tecnologia e Assistências: O Tayron vem equipado com uma série de assistências à condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa, monitoramento de ponto cego e frenagem autônoma de emergência.
O sistema IQ.Light, opcional, oferece faróis de matriz de LED com 19.200 pixels, garantindo uma iluminação eficiente e adaptativa.
O SUV também conta com assistente de reboque e câmeras 360°, sendo que a qualidade das imagens poderia ser melhor.
O sistema multimídia oferece suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Além de um modo de climatização remota via aplicativo.
Dirigibilidade: Durante a condução em testes, o Tayron apresenta um comportamento estável e confortável, graças ao sistema de suspensão adaptativa DCC Pro, que ajusta automaticamente a rigidez dos amortecedores.
A direção é progressiva e pode ser configurada para respostas mais diretas em modos esportivos.
A versão híbrida plug-in é silenciosa e tem uma boa resposta em acelerações, com a assistência do motor elétrico.
No entanto, o peso de quase 2 toneladas pode ser percebido em curvas mais fechadas e frenagens bruscas.
A autonomia elétrica de mais de 100 km permite que muitos motoristas usem o carro no dia a dia sem consumir gasolina.
No entanto, quem precisa de um SUV com alta capacidade de reboque deve considerar as versões com motor a combustão, pois o Tayron PHEV tem capacidade limitada a 2.000 kg.
Preço e Conclusão: O Volkswagen Tayron tem preço inicial de 45.000 euros (R$ 279 mil), com a versão Elegance custando a partir de 50.000 euros (R$ 300 mil) e a R-Line alcançando 54.000 euros.
A versão mais equipada, com motor de 272 cv e pacotes opcionais, pode chegar a 70.000 euros (R$ 434 mil).
Em resumo, o Tayron Plug-In Hybrid é uma opção equilibrada para quem busca um SUV sofisticado, eficiente e com tecnologia avançada.
Seu amplo espaço interno, autonomia elétrica competitiva e confortos modernos fazem dele uma escolha interessante para famílias e motoristas que percorrem trajetos urbanos e rodoviários frequentemente.
No entanto, o peso elevado e a falta de versão totalmente elétrica podem ser pontos negativos para alguns consumidores.
Poxa!!! VW está bem agressiva....com lançamentos. Quer liderança mesmo!
ResponderExcluirPreparem-se para muitas vendas daqui para frente!
Carlos, sobre o pavonne
Excluirum dia irie conhecê-lo. podem anotar!!
Carlos, pq ele é tão emperiquitado?
ResponderExcluirNada emperiquitado. LInhas sóbrias e elegantes, e sem fru frus...
ExcluirClaro! Essa logo retroiluminada e esse painel cheio de luzinhas e telas discrepantes não são emperiquitadas ne...
ExcluirNa boa, essa matéria...falando que o Tayron concorre com um xing BYD???? kkkkk
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRYMXaFdJrxxOlkfsUIETI2n2sMJmkJyYjKoo9hA95Zln0dSq_L03vbhuqZv3G8IkC5qFOnSOSamDA405ArLoeeyMSB3f_S-lLCMhmt7ll3RaFLdTAfB4mRrCvasmjun_rQ6q49WTTPo1Aiy8_7BEObEX59sSy7zGg-HnQwucX6AUVc-QPAPnJLtZr5SMs/s2560/Novo_BYD_Song_Premium%20%282%29.jpg
Desde quando o Tayron concorre com BYD...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvpodM66Eb0hKU-l9z6mpKau_2QwZa3S4KgXS4lNAivGyfoWb8mFvP5eCqZ4-LgO0R2M45VruFTAI1GK50cAPEaFzJMFnYzUa_dYNnb4zRYADPPBO8Cu4kTIUzVC5JzYehcfvVhwM2W70/s1600/novo-BMW-x5+%25287%2529.jpg
o que o Tayron concorre seria o MB GLC ou BMW X5.
Kkkkkkkkk onde que essa gambi baseada na plataforma do Pole de 2008 vai enfrentar Mercedes e BMW. NUNCA.
ExcluirEsse carro leva uma surra do Haval e BYD, além dos Peugeot 5008 e Renault Symbioz.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.