Desempenho ainda mais elevado
Todos os modelos aceleram muito mais rápido do que seus predecessores. Dois exemplos de ambas as extremidades do portfólio: como sedans esportivos, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores. A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW/81 cv a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW/190 cv com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 700 kW/952 cv.
Autonomia foi ampliada em todad as versões.
No Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Inmetro foi aumentada para até 425 km, um ganho de 147 km ou 53%. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes. A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas. Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior. No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior. A melhoria simultânea de desempenho e eficiência se deveu a diversos fatores, mas um dos destaques certamente aparece no trem de força equipado com um novo motor de eixo traseiro. Ele dispõe de até 80 kW/109 cv a mais de potência do que seu antecessor em todos os modelos. Um inversor de pulso modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia de recuperação e tração integral modificada são os outros ingredientes que explicam a maior performance. A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou em mais de 30%, de 290 kW para até 400 kW. Todas as variantes agora vêm de série com rodas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento, com novas rodas de 21 polegadas.
Design reformulado
Com novo estilo frontal e traseiro (faróis e lanternas traseiras são inéditos), os designers da Porsche aprimoraram ainda mais o design limpo e purista do Taycan. Os novos paralamas dianteiros e os faróis mais planos dão ainda mais ênfase à largura do sedã. Os novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada disso está disponível pela primeira vez, apresentando animações de boas-vindas/saída.
Entre outros recursos notáveis, a cor de destaque Turbonite destaca os modelos Turbo e Turbo S de maneira mais distintiva em relação às outras versões, tanto no exterior quanto no interior.
Nova suspensão Porsche Active Ride
Todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova suspensão Porsche Active Ride – a suspensão a ar é item de série. Este sistema opcional supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros e oferece uma performance sem precedentes em favor do conforto e da dinâmica de direção. Equipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o conjunto gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia. O chassi mantém a carroceria plana, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao desacelerar. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.
Quadro de instrumentos e telas são atualizadas
O cluster de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor de modo no volante agora vem como padrão. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, há uma tecla especial push-to-pass no seletor de modo. Usando a nova alavanca de controle à esquerda atrás do volante, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é ainda mais intuitivo. O Apple CarPlay foi mais profundamente integrado aos displays e funções do veículo.
Dez opções disponíveis para o Brasil - Preços
A nova família Taycan, que é MY25, será composta pelos seguintes modelos, com as respectivas autonomias já pertencentes ao padrão de medições do Inmetro:
Turbo GT Pacote Weissach: o mais potente Porsche já produzido em série
Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história. O torque máximo é de 1.240 Nm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para o sprint de zero a 100 km/h. O modelo conta com a nova funcionalidade “Attack Mode”, importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.
Esse acréscimo instantâneo de potência é baseado na função push-to-pass dos outros modelos Taycan. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida 99X que a Porsche utiliza no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. O impulso é indicado por um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e é apresentado dinamicamente com anéis animados no velocímetro.
Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece 50 kW/68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita. Isso torna a função mais fácil de usar na pista.
Suspensão e freios com ajustes específicos
Em situações de pilotagem esportiva, a suspensão Porsche Active Ride do Turbo GT Pacote Weissach garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Além disso, o pacote inclui pneus de alto desempenho. Eles estão montados em rodas forjadas de liga leve de 21 polegadas. As exclusivas rodas Turbo GT têm raios usinados em relevo, o que economiza peso e, ao mesmo tempo, ventila efetivamente os freios. O Taycan Turbo GT vem de fábrica com freios cerâmicos. Baseado no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema de freios foi otimizado do ponto de vista do peso. Mudanças no design na câmara do disco de freio e no alojamento da pinça de freio economizam mais de dois quilos. Isso tem um efeito positivo tanto na dinâmica de condução quanto no desempenho: a redução das massas não suspensas e rotativas aprimora o desempenho. As pinças de freio são pintadas exclusivamente em dourado.
Aerodinâmica aprimorada para as pistas
Medidas adicionais de aerodinâmica incluem elementos defletores de ar na parte inferior do veículo e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa em acabamento de fibra de carbono com suportes de asa fixados à carroceria. O downforce total aqui é de até 220 kg. O logotipo do pacote Weissach aparece em ambos os lados da asa traseira.
Eliminar todos os itens desnecessários para performance em pista reduziu aproximadamente mais 75 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach. Em vez do sistema de bancos traseiros usual, há um revestimento de fibra de carbono leve e feito sob medida com um compartimento de armazenamento atrás dos encostos de banco para o motorista e passageiro dianteiro. O relógio analógico do pacote Sport Chrono, que normalmente está presente no painel de instrumentos, também é dispensado, assim como os tapetes dos pés e do porta-malas, e é usado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com pacote Weissach só tem uma porta de carregamento no lado do passageiro, que é operada manualmente em vez de eletricamente. Vidro especial isolante de som e calor e o pacote de som Plus também economizam peso. Este último dispensa os alto-falantes traseiros e substitui o sistema de som BOSE® Surround.
O pacote interior GT com características Race-Tex em preto é item de série. No lado do passageiro, há um distintivo com o logotipo do pacote Weissach. Os pacotes internos em Azul Volt e Prata GT também estão disponíveis para o Taycan Turbo GT com pacote Weissach. Costuras contrastantes na cor respectiva complementam a gama de recursos.
Modelo bate recorde em Interlagos antes de sua estreia
Após estabelecer recordes de desempenho para veículos elétricos na famosa pista de Nürburgring, na Alemanha, bem como em outros traçados afamados em todo o planeta, como Laguna Seca (Estados Unidos) e Shanghai (China), o novo Taycan Turbo GT desembarcou no célebre Autódromo de Interlagos, em São Paulo (vídeo abaixo).
A subsidiária brasileira da marca de Stuttgart escalou o piloto (também brasileiro) Felipe Nasr para conduzir o esportivo na tentativa de estabelecer um novo tempo de volta recorde para um veículo elétrico. Nasr é integrante da equipe Porsche Penske, tricampeão do IMSA e também tricampeão das 24h de Daytona.
Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, explica a ideia do desafio. “O objetivo era instaurar um novo recorde para estampar as virtudes da nova família Taycan, que estreia no mercado brasileiro. Nosso objetivo primário era superar o tempo de 1min49s828 estabelecido com o modelo Taycan Turbo S em 2022. Contudo, a performance superlativa da nova versão Turbo GT não deixa dúvidas quanto à rápida e expressiva evolução tecnológica dos veículos elétricos.”
Felipe Nasr apresentou-se em Interlagos no dia 5 de fevereiro para enfrentar o desafio no circuito paulistano. O piloto entrou na pista às 08:25 da manhã, cercado de expectativas. Após uma volta de aquecimento, Nasr abriu o cronômetro e acelerou pelos 4.308 metros de Interlagos para marcar 1min42s130. O novo tempo não apenas supera por 7s7 o tempo estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S (1min49s828) como também baixa em 9 décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087).
“Vir direto de uma vitória nas 24 horas de Daytona para Interlagos e pular no novo Taycan Turbo GT foi uma experiência incrível. Eu esperava uma aceleração intensa e um torque brutal, especialmente nas saídas de curva, graças à resposta instantânea do trem de força elétrico — mas o desempenho geral do carro ainda me surpreendeu. Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da ‘Curva do Sol’, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade!”
Ainda sob o efeito da vitória anterior, Felipe Nasr não deixou de destacar o conjunto completo oferecido pelo Turbo GT. “O carro me ofereceu muita precisão para apontá-lo nas curvas de baixa e se comporta de maneira estável nas freadas fortes. O balanço, a tração – é realmente um carro esportivo”.
O feito alcançado pelo Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach teve a colaboração técnica da Stuttgart Motorsport, equipe de competição criada pelo grupo Stuttgart, responsável pelo Porsche Center São Paulo e outros centros espalhados pelo país. Em 2024, a equipe registrou o recorde para veículos originais de produção em série com o 911 GT2 RS Manthey-Racing. Pilotado por Ricardo Maurício, o veículo completou o percurso em 1:36.967. O suporte operacional foi oferecido pela 2Drive, empresa de eventos e treinamento de pilotagem dos pilotos e instrutores certificados Porsche Beto Gresse e Rodrigo Hanashiro.
totalmente disrupitivo em design e tecnologa. Cadê ferrari? nada....
ResponderExcluirA quebrada pira !!
ResponderExcluirhttps://i.ytimg.com/vi/44MVFIEMHhI/maxresdefault.jpg
Os caras são ricos e compram Porsche e Ferrari.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=0UM1le5f9vY
Parabéns para eles que sabem o que é bom.
Carlos, achei q pra mim aqui em aju (q não consegui pegar um polo track sem multimídia) e pra vc aí na v12 em bsb (q não sabe nem dirigir) a ferrari não prestava!!!!!!
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ResponderExcluirA grande diferença é que a Ferrari sabe valorizar o seu produto não permitindo que ela seja depreciada por pessoas não alinhadas com o público-alvo da marca.
https://i.imgflip.com/9mhvgx.jpg
https://record.r7.com/balanco-geral/video/influenciador-devolve-ferrari-apos-desfilar-com-o-carro-de-luxo-no-capao-redondo-na-zona-sul-de-sp-21022025/
Já a Porsche que só se interessa com o lucro ...não se importa em perder seu status construído ao longo da sua história, vendendo para qualquer um que aparece com um maço de dinheiro ...lamentável !!
https://i.imgflip.com/9mhvwz.jpg
https://newsmotor.com.br/porsche-e-criticada-por-perder-conceito-de-luxo-ao-vender-carros-para-funkeiros-e-emergentes/
A situação da Porsche ta complicadíssima no planeta inteiro:
ResponderExcluirhttps://www.estadao.com.br/amp/economia/negocios/por-que-a-porsche-nao-e-mais-um-carro-esportivo-premium-na-china-nprei/
No Brasil só vende pra funkeiro. Pessoas de Classe e alto poder aquisitivo vão direto na Mercedes.
só debil...
ResponderExcluirdesde quando Porsche concorre com Ferrari???
no máximo concorre com BMW, Mercedes
Verdade ...a culpa foi do Carlos que me induziu ao erro ao comparar Ferrari com Porsche.
Excluirmuito barato no Bostil kkkkk
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