O cenário montanhoso do litoral montenegrino serviu de palco para uma importante demonstração da Porsche.
A marca alemã apresentou seu novo Macan 2025 totalmente elétrico, desafiando a renomada Kotor Serpentine Road, uma das estradas mais icônicas da Europa, com suas curvas fechadas e ascensões íngremes.
Construída em 1884 pelo Império Austro-Húngaro, a Kotor Serpentine Road liga a cidade costeira de Kotor à antiga capital Cetinje.
O trajeto de 10 quilômetros, localizado dentro do Parque Nacional Lovćen, conta com 25 curvas fechadas e eleva-se até quase 1.000 metros acima do nível do mar.
Além do seu valor histórico e paisagístico, a estrada também possui certificação da FIA como pista de subida de montanha, sendo utilizada regularmente em competições locais.
Durante o evento de lançamento, jornalistas de 14 países puderam experimentar todas as variantes do Macan, incluindo os modelos a combustão e a nova versão elétrica.
A viagem de 60 quilômetros para o leste ao redor da Baía de Kotor, de encostas íngremes e densamente arborizada, trouxe o comboio de todos os modelos Macan até o pé do que é considerado uma das melhores estradas para dirigir na Europa.
Segundo Venceslas Monzini, chefe de Relações Públicas da Porsche para Europa Central e Oriental, o Macan Turbo Elétrico foi escolhido por sua capacidade dinâmica, equipada com sistemas como o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), diferencial com bloqueio eletrônico e direção nas quatro rodas, que favorecem estabilidade e agilidade.
Monzini destacou que o motor elétrico proporciona torque imediato, essencial para enfrentar as subidas acentuadas e curvas apertadas da estrada.
A autonomia do veículo demonstrou ser suficiente para percorrer todo o trajeto sem comprometer o desempenho, beneficiando-se da infraestrutura de carregamento disponível na região.
De acordo com dados da Porsche, os modelos elétricos do Macan apresentam consumo combinado (WLTP) entre 17,0 e 21,1 kWh/100 km, com emissão de CO₂ zerada e classificação A na eficiência de emissões.
Já os modelos a combustão mantêm consumo médio entre 10,1 e 10,7 litros/100 km, com emissões entre 228 e 243 g/km de CO₂.
A demonstração evidenciou que a transição para a eletrificação não comprometeu as características de dirigibilidade do SUV médio da Porsche.
O evento, realizado em uma das estradas mais exigentes do continente, reforçou o compromisso da montadora com a mobilidade elétrica sem abrir mão do desempenho reconhecido da marca.
E o Kiko?
ResponderExcluirPorsche mostrou que o Macan elétrico é muito competente e jâ esta á venda no Brasil!
ResponderExcluirAndando também a 50 km/h com o ar desligado e atrás de um caminhão para diminuir o arrasto igual ao ID.iota aqui no BR?
Excluirhttps://i.imgflip.com/9nwyqy.jpg
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.