A Nissan América do Norte está implementando uma revisão abrangente de seus programas de concessionárias e clientes com o objetivo de reduzir custos e simplificar processos.
O presidente da Nissan Américas, Christian Meunier, destacou que a montadora eliminará iniciativas que não estejam diretamente relacionadas à venda de veículos, à geração de receita ou ao atendimento ao cliente, visando economizar milhões de dólares.
Entre os programas em análise está o Nissan@Home, plataforma de compras on-line lançada há quatro anos.
A ferramenta permite que os clientes realizem todo o processo de aquisição de um veículo de forma digital, incluindo agendamento de test drive, preenchimento de documentação financeira e entrega em domicílio. Apesar do investimento da montadora para padronizar a experiência de compra, muitos concessionários resistem à ideia de que a fábrica controle o processo de vendas.
De acordo com Vinay Shahani, diretor de vendas e marketing da Nissan nos EUA, a presença de uma solução de varejo digital é importante devido ao aumento da jornada de compras on-line. Entretanto, a empresa pretende reavaliar a iniciativa nas próximas semanas, buscando torná-la mais eficiente e adequada às necessidades dos concessionários, oferecendo maior flexibilidade para a rede de varejo.
A Nissan também decidiu encerrar alguns programas até o final de março. Entre eles está o Second Delivery, criado para auxiliar clientes na compreensão de tecnologias avançadas em veículos como o elétrico Ariya. Outro programa descontinuado será o Service@Home, que oferecia retirada e entrega de veículos para serviços de manutenção.
A montadora acredita que o suporte direto dos concessionários é mais eficiente do que manter um programa estruturado para essas atividades.
Além disso, a Nissan anunciou cortes em viagens de incentivo para funcionários e a simplificação de programas de fidelidade e recompensas ao cliente. Segundo a montadora, a estratégia de marketing será ajustada para focar em modelos principais e lançamentos, com o objetivo de aumentar a captação de novos clientes e fortalecer a fidelização.
Lançado durante a pandemia, o Nissan@Home foi promovido como uma extensão virtual dos showrooms físicos. A plataforma passou por uma reformulação em 2023, com um investimento de US$ 200 milhões para melhorar a experiência do cliente e integrar-se aos sistemas de gerenciamento das concessionárias. Apesar das melhorias, a adesão dos concessionários permanece limitada, com apenas 53% da rede de varejo dos EUA cadastrada no programa.
Os varejistas apontam que podem adquirir soluções digitais semelhantes por valores inferiores aos cobrados pela Nissan, o que também dificulta a adoção generalizada da plataforma. Além disso, o interesse dos consumidores em concluir todo o processo de compra on-line diminuiu no cenário pós-pandemia, reforçando a preferência por visitar fisicamente as concessionárias antes de finalizar a aquisição.
putz...dando tiro para tudo quanto é lado...
ResponderExcluirfalência a vista? Acho que a Nissan deveria se oferecer para a VW.
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