A Mercedes-Benz tornou-se a primeira fabricante de automóveis a receber aprovação para testar luzes de sinalização especiais para condução autônoma na Alemanha. A autorização, válida em todo o território alemão para fins de teste, permanecerá em vigor até julho de 2028.
Com essa iniciativa, a Alemanha reforça sua posição de liderança na regulamentação de condução automatizada, tendo sido o primeiro país a permitir a condução condicionalmente automatizada (SAE-Nível 3).
A tecnologia autorizada permite que outros usuários da via identifiquem, através de luzes externas, se o sistema de condução automatizada está ativo. Além disso, facilita a fiscalização por autoridades de trânsito e policiais, possibilitando verificar se o motorista está autorizado a realizar outras atividades durante a operação automatizada.
As luzes de sinalização estão integradas aos faróis dianteiros e traseiros, bem como aos indicadores laterais nos espelhos retrovisores externos. Quando o sistema DRIVE PILOT está ativado, essas luzes emitem uma iluminação contínua na cor turquesa – tonalidade que a Mercedes-Benz busca estabelecer como padrão global para condução automatizada. A cor já foi incorporada a diversas normas e projetos regulatórios, como SAE J3134, UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) e a Certificação Compulsória da China.
A escolha da cor turquesa foi baseada em dois critérios principais:
- Diferenciação clara – A tonalidade é facilmente distinguível de outras iluminações veiculares e sinais de trânsito, como semáforos ou luzes de emergência, reduzindo o risco de confusão.
- Alta visibilidade – Estudos com participantes demonstraram que a cor turquesa proporciona maior clareza e rapidez na identificação do estado do veículo em comparação com outras cores, considerando fatores fisiológicos e psicológicos.
De acordo com Markus Schäfer, Diretor de Tecnologia e Membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz, a autorização especial representa um avanço significativo:
"Adotamos uma abordagem holística no desenvolvimento da condução automatizada. O uso de luzes de sinalização e a comunicação entre o veículo e seu ambiente são o próximo marco evolutivo. Estamos orgulhosos de contribuir para a aceitação e a confiança nessa tecnologia."
Antes da aprovação na Alemanha, os estados norte-americanos de Nevada e Califórnia já haviam autorizado a Mercedes-Benz a testar essas luzes no final de 2023, e os testes já estão em andamento.
DRIVE PILOT: O Sistema de Condução Automatizada Mais Rápido do Mundo
No final de 2024, a Mercedes-Benz apresentou a versão mais recente do DRIVE PILOT, que permite a condução condicionalmente automatizada em velocidades de até 95 km/h na faixa da direita em rodovias alemãs. Esse avanço consolida o sistema como o mais rápido do mundo em sua categoria (Nível 3 de automação) disponível em veículos de produção em série.
A expectativa é que os dados obtidos durante a fase de testes na Alemanha contribuam para a formulação de um arcabouço legal que permita a produção em larga escala dessas tecnologias.
A Mercedes é dona da p*rra toda mesmo. NENHUMA montadora se encontra acima dela. Foi a primeira do planeta a desenvolver o sistema autônomo Nível 3 e a primeira a a aprovar diretamente em 3 países (e contando). O Nível 4 já está sendo testado nos caminhões desde 2017 e nos carros desde 2021. É mais valiosa do planeta. Lucro de mais de 400k por carro na China e 50k dólares no geral. Não adianta. Podem chorar.
ResponderExcluirhttps://www.car.blog.br/2023/12/mercedes-autorizada-usar-luz-de.html?m=1
ExcluirDesde 2023 testando essa tecnologia.
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