Design Exterior
A estética do ZR-V tem personalidade própria - sendo um elemento de diferenciação e que marcará o novo caminho estilístico da Honda. O design adota linhas arredondadas, com teto baixo e proporções equilibradas para criar o perfil de um verdadeiro SUV. A dianteira é proeminente, com um capô robusto com duas nervuras pronunciadas, que levam à grande grade hexagonal com grandes aberturas. Um formato que se repete na grade inferior, porém mais fechado. Os faróis (em LED) inclinados também são um diferencial, e os protetores de para-choque de plástico preto realçam o olhar esportivo do modelo. As laterais apresentam-se fluidas e dinâmicas. Proteções plásticas sutis são encontradas nos arcos das rodas e na parte inferior da carroceria. As rodas de 17 polegadas montadas em pneus 215/60 R 17, por sua vez, têm estilo esportivo determinado por cinco raios, e as maçanetas são na cor da carroceria. Na traseira, o design é muito mais sóbrio e discreto. Os acabamentos em plástico preto brilhante e o escapamento cromado no lado direito se destacam. As lanternas translúcidas invadem a grande porta traseira. A antena em formato de barbatana de tubarão e o spoiler fino completam a traseira. A impressão exterior deixada pelo ZR-V é a de um carro mais urbano do que off-road, com qualidade percebida impecável.
Interior
Abrimos as portas do ZR-V e a primeira palavra que nos vem à mente para descrever a cabine é qualidade. Há uma boa combinação de materiais (estofamento, couro microperfurado, costuras sutis, áreas em preto piano) com acabamentos bem executados. O estilo de design do interior do Honda ZR-V é sóbrio e horizontalizado. Para o Brasil há versões com decoração em preto, e em couro cinza claro - como o do modelo testado. Do volante, encontramos boa visibilidade e, além disso, ele tem a vantagem de oferecer sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e um sistema de monitoramento de ponto cego. Além disso, todos os controles foram posicionados intuitivamente para que o motorista não precise se esforçar ou se distrair. A central multimídia é do estilo tablet fica posicionada imediatamente acima da grande saída de ar condicionado com uma malha especial. Abaixo temos os comandos do sistema de ar-condicionado, digital de duaz zonas de climatização, seguidos por uma porta USB ao lado do carregador de celular sem fio. Eles são acompanhados por dois práticos porta-copos, bem próximos à alavanca do câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas. Entre o motorista e o passageiro, há um console flutuante - que acrescenta um ar de sofisticação ao interior, mas não tem função prática. Ele abriga os botões do modo ECO, do Hill Descent Control e do freio de estacionamento elétrico. Um pouco abaixo mais duas conexões USB-C para carregamento de smartphones. A distância entre eixos de 2.655 mm proporciona muito espaço no compartimento traseiro, permitindo que quatro adultos viajem confortavelmente. O banco central traseiro é amplo e confortável, e oferece ótimo espaço para as pernas. O piso plano torna mais fácil a vida do passageiro central, apesar da presença do console central - que não conta com saídas de ar-condicionado, mas traz mais duas portas USB-C. Tomando como referência uma pessoa de 1,72 metro de altura, o motorista tem uma distância do teto de 14 cm na posição mais baixa do assento e de 4 cm na mais alta. Nos bancos traseiros, há bastante espaço para as pernas e joelhos (16 centímetros até o encosto dos bancos dianteiros e 6 centímetros entre a cabeça e o teto). A posição de dirigir é típica de um SUV, oferecendo alta visibilidade da estrada. Encontrar o nível perfeito de conforto não é complicado, pois o assento tem vários ajustes elétricos e o volante pode ser ajustado em profundidade e altura. Quanto à capacidade do porta-malas (389 litros), ele não está entre os melhores do segmento. A limitação decorre de que, embaixo do assoalho do porta-malas há um organizador onde ficam as ferramentas para troca de rodas, medindo 1 m de largura por 0,90 m de comprimento e 0,17 m de altura. Se isso fosse removido, seriam ganhos 150 litros a mais, chegando a 539 litros - mais alinhado aos concorrentes. Por outro lado, possui uma capa de tecido para evitar que o que estamos transportando seja visto de fora.
Painel
O painel é claramente legível e oferece muitas informações. O velocímetro está localizado à direita e o conta-giros está localizado à esquerda. No centro estão o indicador de nível de combustível e a quilometragem total. O computador de bordo exibe dados como consumo médio de combustível, bússola, sistemas de assistência ao motorista e outras funções no mostrador de rpm. O design é sóbrio, com fundo preto, números grandes e ponteiro branco. Não é a mais recente tecnologia, mas cumpre sua função para o motorista.
Equipamentos
O Honda ZR-V Touring traz sistema de climatização automática bi-zona, que passou no duro teste deste de verão do Centro-Oeste brasileiro, oferecendo rapidamente um ambiente agradável e refrigerado cabine. Além disso, o modelo conta com um sistema inteligente de entrada sem chave com partida do motor por meio de botão de start. A tela sensível ao toque de 9" é prática e fácil de usar. Ela permite que você configure várias opções e funções do veículo, incluindo o sistema ADAS / Honda Sensing de auxílio a condução. Ela também inclui Android Auto com ou sem fio e Apple CarPlay, permitindo que você espelhe funções de smartphone lá. Ela também vem com um carregador de celular sem fio. O sistema de áudio produz som de alta fidelidade em toda a cabine por meio de um sistema composto por quatro alto-falantes e quatro tweeters. Além disso, ele tem conectividade Bluetooth para que você possa reproduzir músicas da sua biblioteca, do YouTube ou do Spotify no seu telefone. Um detalhe mais estético do que prático é o teto solar elétrico, que não é panorâmico e poderia ser maior, mas é o suficiente para trazer alguma iluminação externa para dentro da cabine. Possui função de um toque e antibeliscão. A câmera de ré possui três ângulos com orientação dinâmica da direção para auxiliar nas manobras em espaços apertados. Além disso, é complementado por sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Uma ajuda muito interessante para o motorista, embora as dimensões do ZR-V não compliquem muito as coisas. Os espelhos laterais são ajustáveis eletricamente e dobráveis, e o retrovisor interior escurece automaticamente para evitar ofuscamento ao dirigir à noite, especialmente em rodovias. Além disso, possui comutação automática de luz com sensor crepuscular. O que está faltando ou o que poderia ser mudado? Fechamento elétrico do porta-malas, bancos refrigerados e o motor 2.0 de 161 cv poderia dar lugar ao excelente 1.5 V-Tec Turbo Flex de 177 cv e 24,5 Kgfm de torque do Honda HR-V Touring.
Segurança
O nível de segurança que o Honda ZR-V oferece o coloca em posição de liderança dentro do seu segmento. Ele supera até mesmo o que veículos de categoria superior oferecem. A estrutura da carroceria é desenvolvida usando o conceito Advanced Compatibility Engineering (ACE), que oferece proteção superior à cabine em caso de impacto ou capotamento. A versão vendida no Brasil vem equipada com um conjunto completo de airbags (8): airbags frontais para o motorista e passageiro dianteiro, airbags laterais dianteiros, airbags de cortina para ambos os assentos e airbags de joelho para o motorista e passageiro dianteiro. Inclui também cinco cintos de segurança de três pontos, ancoragens Isofix e Top Tether para assentos de segurança infantil. Ele também vem de fábrica com o Lane Departure Mitigation, com alerta no painel e vibração no volante, Honda Lanewatch (que exibe a estrada do lado direito do veículo na tela, graças a uma câmera localizada abaixo do espelho retrovisor, proporcionando uma visão quatro vezes mais ampla do que o normal), e ainda inclui Controle de Estabilidade e Tração, Hill Start Assist e Descent Control. O modelo traz ainda pacote de assistência ao motorista Honda Sensing, composto por uma série de sistemas preventivos, entre eles o Controle de Cruzeiro Adaptativo com limitador de velocidade personalizável, função de acompanhamento em baixa velocidade, sistema de mitigação de colisões com frenagem, sistema de alerta de frenagem em colisão frontal e sistema de farol alto automático (Auto High Beam). Para que tudo isso funcione, ele conta com uma nova câmera de longo alcance com visão angular (100°) que substitui o radar e permite monitorar o que acontece à frente, nas faixas adjacentes e a uma distância maior. Como você pode ver, o sistema Honda Sensing do ZR-V é um verdadeiro copiloto tecnológico a serviço do motorista, alertando-nos sobre uma potencial colisão ou perda de faixa, corrigindo manobras, auxiliando em situações complexas, compensando limitações visuais e até mesmo freando o veículo para nós.
Motor, transmissão e comportamento dinâmico
Sob o capô, ele é equipado com um motor naturalmente aspirado de 2 litros e 4 cilindros em linha que atinge uma potência de 161 cv e um torque máximo de 19,1 kgfm de torque a 4.200 rpm. Ele é associado a uma transmissão CVT com borboletas que simulam sete marchas e um modo Sport que melhora a resposta. Por sua vez, a tração é dianteira. Os dados de aceleração, segundo fabricante, são: 0 a 100 km/h em 11 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h - valores adequados considerando o motor aspirado, mas poderiam ser bem melhores com o motor V-TEC Turbo do Honda HR-V Touring e Advance. Em termos de consumo de combustível, em medição conforme a norma do INMETRO, 12,1 km/l de gasolina em rodovia, e 10,2 km/l em ambiente urbano. Em nosso teste em Brasília (DF) obtivemos um consumo médio de 11,5 km/l - 13,8% melhor que o INMETRO. O Honda ZR-V oferece um passeio bastante sólido e seguro, que fornece respostas progressivas. Esperávamos, porém, mais agilidade, sobretudo em ambiente urbano em manobras de aceleração para acesso em vias de mais alta velocidade. A transmissão CVT mostra-se suave e ágil em respostas. O modo Sport mantém a rotação em níveis mais elevados e confere uma agilidade adicional. O conforto ao dirigir é alcançado graças a uma série de fatores como o perfil dos pneus (215/60 R17), a boa distância do solo (17,8 cm) e o equilíbrio das suspensões. Tudo isso lhe permite superar facilmente qualquer obstáculo que nossas ruas apresentem, até mesmo vias mais deterioradas como são frequentes no Brasil. Seu manuseio dinâmico também está entre suas virtudes, pois é firme e equilibrado, com excelente aderência nas curvas graças à suspensão traseira multibraço. A direção é precisa em todas as situações de direção, e queremos dizer precisa porque ela se adapta ao que precisamos em cada momento: firmeza ou aderência. Outro ponto que vale destacar é o nível de isolamento acústico: não se ouve nada, nem o motor, nem a estrada, nem o vento. É notável que os engenheiros trabalharam com elementos de isolamento acústico tanto no compartimento do motor quanto em diferentes pontos da carroceria. Em relação aos freios, você não precisa pressionar com muita veemência o pedal para que eles respondam; os quatro freios a disco respondem imediatamente e com eficiência. Além disso, o arsenal de sistemas eletrônicos que ele incorpora auxilia você em todos os momentos.
Preços e garantia
O Honda ZR-V é vendido a R$ 214.500 na versão única Touring. Entretanto, esse valor refere-se apenas ao modelo pintado na cor vermelha. Pinturas metálicas custam R$ 2.000 adicionais, e perolizadas (como o das imagens), R$ 2.300 extras. A garantia é de 5 anos ou 100.000 quilômetros. Conclusão O Honda ZR-V é um dos melhores SUV intermediário a venda no mercado brasileiro. Ele traz um design diferenciado, contemporâneo e tecnológico. O interior adota materiais de qualidade e um conjunto completo de sistemas de assistência à condução. O passeio é silencioso e confortável tanto na estrada quanto na cidade.
Ficha Técnica - Honda ZR-V 2025
Taos?
ResponderExcluirahammm carlos , certo esta vc
Excluirbuaaaaaa buaaaaaaaaaaaaaaaa uhhuuuuuuuuuuuuuuuuuu ainnnnn
na sua cabecinha kkkkkkkkkkkkkk
taos que está queimado
É um Honda, tem qualidade, acabamento e segurança (e economia também), mas na boa? Por esse preço eu iria de Compass 2.0TDI Limited (colocaria um pouco a amis de $$$ e iria de diesel).
ResponderExcluirOu mesmo um Compass 1.3 T270 Limited!
Taos não é um produto ruim, mas é o menos potente, de design mais insosso e acabamento mais pobre...
q surra q esse carro dá no boqueTAOS
ResponderExcluirEsse carro não é melhor que o Taos em nada
ExcluirÉ melhor em status, conforto, acabamento, dirigibilidade, manutenção...
ExcluirQuer q eu continue?
Pode continuar,e eu refuto,motor velho,qualquer motor aspirado tem manutenção mais simples que um Turbo,espaço do Taos é o mesmo inclusive o porta malas é maior,status o quê?,os 2 carros são generalistas
ExcluirFeiosidade elevada ao extremo
ResponderExcluirTaos é superior . Motor 1.4 Turbo Flex, mais desempenho, contra essa antiguidade de 2.0 aspirado. Design mais atualizado do Taos.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7ew-pDli3-Op5y3-lXbSh510_DDCE5NDEFIA727IoNBvnG0-KZiOthfzYP3q9GQWI-siLnpU1RsCUgpO5Xgn_8MNCRrp__Qb2O20nwJjyPVVHvILmV8110W7UNdnvf812__KUwd9jnkRCdsiC55gqYoPJqToq6tfxeGmoXL23otlk9YYmm4VuWN1cmtcv/s1543/VW-Taos-2024%20%283%29.jpg
O Taos tem porta-malas com mais de 500 litros, contra ridículos 380 do ZR-V.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaOrTCajv-Fo3KrjW0RqkstJx4yQEf4fPhxJHVOtDG6pFUBD_1NRjLjg-F-0KwyOYMX9hBSErvuG0rBoHVBECJPkt0vUzfM0IZLYdAD7RLe6z-hXFGbiYANkZXarvOQwfJE7DBQa8cWEM67J8caMm5WfX4caPfze6SEMVoCGBSCPB6GPG6OKLQpIc1Pt0V/s2000/VW-Taos-2024%20%289%29.jpg
Interior do Taos mais tecnlogia, espaço, ADAS completo, sem comparação.
aconselho todo m^^es ler a caranddrive europa e canal auto telling...será o começo pra vc ter argumentos automotivos e aprender algo sobre e parar de ser um vazio .
ExcluirSurrador de JacAudi Q3. O Atual HR-V já surra o Caos. O Novo WR-V ta vindo pra matar a T-Plastic desovadora de locadoras
ResponderExcluirSurrador aonde?o rival dele é o Taos e toma pau dele em tudo,principalmente design e mecânica,tudo,é o pior "suv "médio que tem.
ExcluirNem Hondeiro gosta desse carro.
Como sempre fazendo comparação sem sentido o hrv concorre com T-Cross e o filhote de cruz credo com o Taos
A Honda vendeu um monte de carros pra localiza
Honda pior q a Jacswagen??
ExcluirKKKKKKKKKKKKKK
Me mostra onde a Honda DESOVOUUUU igual a Jacswagen faz todos os dias cm o Caos e T-Plastic
A GM também faz grandes vendas prs locadora junto com a Stellantis,vê no site da localiza, faz meses que o ZR-V é oferecido lá,esse carro vendeu muito menos que o que a Honda esperava,aí tem que vender pra locadora a Honda não vendia pra locadora e teve que vender de monte.
ExcluirCarro desse com 9 airbags e não levou nous máxima no Euroncap
ResponderExcluirNota*
ExcluirO carro é interessante no design, acabamento interno. Mas é estranho que o SUV da Honda acima do HR-V tenha um motor mais fraco que o do HR-V.
ResponderExcluirApenas em fevereiro, o Honda HR-V ficou em oitavo lugar no ranking com 4.792 unidades vendidas, enquanto isso o VW Taos ficou em 33o. com apenas 1.747; suspenderam até a fabricação na Argentina devido ao baixo volume de vendas.
ResponderExcluirAs vendas dele aumentaram aqui
ExcluirA suspensão de produção não tem nada a ver com baixo volume de vendas, mas com o modelo 2025.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.