A GAC Motor, quinta maior fabricante de automóveis da China, é a mais nova associada da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A empresa, que dá início às suas operações no Brasil em 2025, reforça seu compromisso com o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país e se torna um grupo estratégico de empresas engajadas na eletrificação do setor automotivo.
GAC Motor passa a operar oficialmente no Brasil associada à ABVE
O Brasil é uma prioridade para o GAC, e trazer benefícios concretos ao consumidor brasileiro, especialmente no desenvolvimento de tecnologia, pesquisa e inovação”, afirma Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, que tem mais de 10 anos de experiência na indústria automotiva, com passagens por cargas de liderança na América do Norte e na América do Sul. “A ABVE tem um papel importante no avanço da eletrificação no Brasil, e liberados estamos de contribuir para essa transição rumo a uma mobilidade mais sustentável.
GAC Motor passa a operar oficialmente no Brasil associada à ABVE
Ricardo Bastos, presidente da ABVE, também destacou a relevância da nova parceria: "A entrada da GAC Motor na ABVE fortalece o ecossistema de mobilidade elétrica no Brasil. Ter uma empresa com a expertise e o alcance global da GAC contribui para o avanço tecnológico e para as construções do mercado de veículos elétricos no país."

A GAC Motor inicia sua operação no Brasil com a importação de três modelos elétricos da submarca GAC Aion: Y Plus, Hyptec HT e ES. O primeiro lote, com cerca de 300 unidades, já foi embarcado na China e deve chegar ao país em abril. O início das vendas está previsto para o segundo trimestre de 2025.

O Aion Y Plus é um SUV elétrico compacto com 4,54 metros de comprimento, motor de 136 cv e autonomia de 318 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiqueta Veicular (PBEV). Já o Hyptec HT, com portas traseiras em estilo gaivota, é oferecido em dois pacotes, ambos com autonomia de 362 quilômetros. O modelo conta com versões de 245 cv e 340 cv, além de baterias que variam de 70 kWh a 99,5 kWh. O Aion ES, por sua vez, é um sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e alcance de 314 quilômetros, segundo o PBEV.

A rede de lojas da GAC no Brasil já conta com 20 grupos nomeados para a abertura de lojas nas principais capitais e grandes centros urbanos. Algumas lojas deverão ser inauguradas já no início das operações, com expansão prevista até o fim do ano. A empresa também anunciou que, além dos modelos elétricos, comercializará veículos híbridos e híbridos flex desenvolvidos para o mercado brasileiro.
GAC Motor passa a operar oficialmente no Brasil associada à ABVE
A GAC Motor já assinou um acordo com três universidades federais para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, onde pretende adaptar e desenvolver tecnologias de propulsão híbrida flex. A empresa prevê a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos e a produção de até 15 modelos nacionais até 2030.

Em 2023, a GAC produziu 2,5 milhões de veículos no mundo (incluindo eletrificados e a combustão) e registrou uma receita de US$ 85 bilhões, empregando mais de 110 mil trabalhadores globalmente. O centro de pesquisa e desenvolvimento da GAC, localizado na China, conta com um investimento acumulado de US$ 4,13 bilhões e uma equipe de mais de 5 mil especialistas de 15 países e regiões. Atualmente, a GAC Motor está presente em 39 países e regiões. A empresa tem metas de sustentabilidade ambiciosas, incluindo a neutralidade de carbono até 2050, e já opera uma fábrica com emissão zero de carbono na província de Guangdong, dedicada à produção de veículos elétricos.

Sobre a ABVE

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivos o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

3 Comentários

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  1. BMW em total terror neste exato momento. Já vinha sendo acossada pela BYD, agora mais uma xing...concorrente da BM...putz...

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  2. BMW e MERCEDES as unicas super premiuns!!

    jacaudi com seu lucro irrisorio em TOTAL TERROR com a chegada da GAIC e OMODA/JAECOO.
    Já vinha sendo acossada pela BYD...

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  3. Audi em total terror neste exato momento. Já vinha sendo acossada pela BYD, agora mais uma xing...concorrente da Audi...putz...

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