Atualmente, a fábrica de Leipzig produz quatro modelos de duas marcas distintas em uma mesma linha de montagem: BMW Série 1, BMW Série 2 Active Tourer (incluindo a versão híbrida plug-in), BMW Série 2 Gran Coupé e MINI Countryman (em versões elétrica e convencional). Originalmente projetada para fabricar 650 unidades diárias, a planta agora tem capacidade para até 1.300 unidades por dia. Arquitetura inovadora e flexibilidade estrutural
Projetada pela renomada arquiteta Zaha Hadid, a estrutura central da planta recebeu o Prêmio Alemão de Arquitetura em 2005. O layout inovador, que inclui um arranjo de "dedos" nos pavilhões de produção, permite um fluxo logístico otimizado e a possibilidade de expansão sem alterações significativas na linha de montagem. Pioneirismo na eletromobilidade
A fábrica desempenhou um papel essencial na transição da BMW para a eletromobilidade. Entre 2013 e 2022, produziu mais de 250.000 unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico da empresa. Em 2021, iniciou a fabricação de componentes para baterias de alta tensão, expandindo sua participação na produção de veículos elétricos. Desde março de 2024, o MINI Countryman Electric também é produzido na unidade. Mudança na arquitetura de tração
Em 2014, a introdução do BMW Série 2 Active Tourer marcou a transição da fábrica para a produção de modelos com tração dianteira. Essa mudança demandou apenas ajustes na oficina de pintura e na montagem final, demonstrando a flexibilidade da unidade. Importante geradora de empregos
Com aproximadamente 6.800 empregados diretos e um total de mais de 11.000 trabalhadores atuando localmente, a fábrica de Leipzig é um importante motor econômico da região. Desde sua inauguração, treinou mais de 1.100 aprendizes e, em 2023, inaugurou o Talent Campus, espaço voltado ao desenvolvimento profissional dos colaboradores. Gestão energética e sustentabilidade
Desde 2013, quatro turbinas eólicas fornecem energia renovável para a planta, garantindo cerca de 15% da demanda total de eletricidade. Em 2017, um parque de armazenamento de baterias, utilizando até 700 unidades de alta voltagem reutilizadas do BMW i3, entrou em operação, ajudando a estabilizar a rede elétrica. Expansão para o futuro
Com novos investimentos e ampliações em andamento, a fábrica de Leipzig se prepara para os próximos desafios da mobilidade. A unidade continuará a desempenhar um papel central na estratégia de produção da BMW, impulsionando inovação, flexibilidade e sustentabilidade para os próximos 20 anos.
E o Kiko????
ResponderExcluirvw LOVERS chorando na cama pelo sucesso da BMW
ResponderExcluirEnquanto a BMW comemora aniversário na sua fábrica, a JacAudi fecha as suas na Bélgica e Alemanha.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.