A Comissão Europeia apresentará, em 5 de março, um plano de ação para estimular a demanda por veículos elétricos na Europa e fortalecer a produção local de baterias. A proposta busca garantir a competitividade das montadoras europeias diante de concorrentes chineses e americanos, além de preservar empregos no setor automotivo.
Entre as medidas em discussão, está a aceleração da eletrificação das frotas corporativas, que representam cerca de 60% das vendas anuais de carros novos no bloco. A comissão também pretende colaborar com os países membros para avaliar formas de incentivar a compra de veículos elétricos e analisar opções de financiamento. Outra proposta inclui a isenção de taxas rodoviárias para veículos pesados com emissão zero.
O rascunho do documento destaca que a indústria automotiva europeia enfrenta riscos de perda de participação no mercado de veículos elétricos devido aos altos custos, especialmente relacionados à produção de baterias, que representam entre 30% e 40% do valor de um carro. Para mitigar esses desafios, a proposta prevê a criação de requisitos crescentes de conteúdo local para células de bateria e componentes de veículos elétricos vendidos na UE. Empresas estrangeiras que formarem parcerias com companhias europeias também poderão se beneficiar de apoio financeiro, especialmente em projetos de reciclagem de baterias.
A comissão ainda planeja estabelecer condições para investimentos estrangeiros no setor automotivo e avaliar formas de apoiar financeiramente a produção local de baterias.
As montadoras europeias, que enfrentam o fechamento de fábricas e possíveis tarifas dos Estados Unidos, alertaram sobre as penalidades previstas caso não atinjam os limites de emissão de CO₂ em 2025, com multas que podem chegar a € 15 bilhões. O rascunho do plano não detalha se haverá alívio financeiro em relação a essas sanções.
Especialistas destacam a importância de manter metas claras para a eletrificação de frotas e a localização da produção de baterias como formas de garantir a competitividade da indústria automotiva europeia diante do avanço chinês no setor.
Fonte: [Auto News]
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ResponderExcluirOs 30 comerciais leves mais vendidos na Argentina em fevereiro de 2025:
ResponderExcluir1 Toyota Hilux 2.418
2 Volkswagen Amarok 2.047
3 Ford Ranger 1.608
4 Renault Kangoo 707
5 Nissan Frontier 647
6 Fiat Toro 584
7 Fiat Strada 529
8 Fiat Fiorino 518
9 Mercedes Benz Sprinter 378
10 Ram Rampage 354
11 Volkswagen Saveiro 285
12 Chevrolet S10 271
13 Chevrolet Montana 240
14 Peugeot Partner 205
15 Renault Oroch 176
16 Citroen Berlingo 166
17 Toyota Hiace 127
18 Ford Transit 112
19 Renault Alaskan 68
20 Citroen Jumper 55
21 Iveco Daily 54
22 Peugeot Boxer 49
23 Peugeot Expert 32
24 Kyc Mamut 31
25 Ford F-150 30
26 Chevrolet Silverado 25
27 Kia K2500 20
28 Foton Tm1 19
29 Zanella Z Truck 17
30 Ram 2500 15
Fonte: Motor1 Argentina
Os 50 carros mais vendidos na Argentina em fevereiro de 2025:
ResponderExcluir1 Fiat Cronos 2637
2 Peugeot 208 2518
3 Toyota Yaris 1557
4 Volkswagen Taos 1476
5 Chevrolet Tracker 1191
6 Toyota Corolla Cross 1111
7 Peugeot 2008 1061
8 Volkswagen Polo 1018
9 Volkswagen T-Cross 885
10 Chevrolet Onix 781
11 Volkswagen Nivus 686
12 Toyota Corolla 670
13 Citroen C3 Aircross 614
14 Renault Kardian 577
15 Jeep Renegade 555
16 Toyota Sw4 547
17 Jeep Compass 528
18 Renault Logan 519
19 Fiat Pulse 476
20 Citroen Basalt 387
21 Ford Territory 377
22 Citroen C3 375
23 Renault Kwid 351
24 Renault Sandero 347
25 Fiat Fastback 330
26 Volkswagen Nuevo Virtus 313
27 Fiat Mobi 308
28 Renault Duster 280
29 Renault Kangoo II 256
30 Hyundai Hb 20 248
31 Nissan Kicks 236
32 Renault Stepway 234
33 Chevrolet Spin 168
34 Honda Hr-V 162
35 Citroen C4 Cactus 118
36 Volkswagen Vento 101
37 Hyundai Creta 82
38 Baic X55 74
39 Honda Zr-V 66
40 Nissan X-Trail 59
41 Jeep Commander 58
42 Chery Tiggo 4 52
43 Haval Jolion 48
44 Honda Crv 47
45 Ford Bronco Sport 46
46 Audi Q3 45
47 Audi A3 45
48 Volkswagen Tiguan 43
49 Audi Q5 40
50 Suzuki Jimny 34
Fonte: Motor1 Argentina
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