O BMW Série 3 é frequentemente considerado o protótipo do sedã esportivo. Introduzido na Europa em 1975, o Série 3 tem sido reverenciado por entusiastas por 50 anos.
BMW Série 3 faz 50 anos em 2025 - veja a história do sedã premium
Ao longo de sete gerações, o Série 3 foi oferecido como um cupê, um sedã, um conversível, uma perua esportiva, como um carro esportivo M de alta rotação e um carro de corrida campeão.

1983 320i
BMW 320i 1983
Em 1975, a BMW apresentou o E21 320i – o primeiro BMW a ser chamado de Série 3. O 320i era equipado com uma versão atualizada do BMW M10, comando de válvulas no cabeçote, motor de 4 cilindros com injeção de combustível Bosch, desenvolvendo 101 cv.
BMW Série 3 1987 - E30
O novo Série 3 apresentava espaço interno líder na classe, ergonomia focada no motorista – tudo em uma carroceria com design muito elegante. A suspensão dianteira MacPherson, suspensão traseira com braço semi-arrastado e freios a disco dianteiros fizeram dele a essência da Máquina de Condução Definitiva.

1991 M3 DTM
BMW Série E 1991 M3 DTM E30
Em 1984, a BMW apresentou o E30 aos EUA, a segunda iteração de uma longa linha de sedãs esportivos conhecidos como Série 3. O carro aprimorou os melhores recursos de seu antecessor, o 320i, e adicionou novas tecnologias; tornando este novo modelo da Série 3 o carro quente dos anos 80. O E30 gerou o primeiro BMW M3. Projetado para correr, o E30 M3 se tornou o sedã esportivo de corrida mais bem-sucedido de todos os tempos. Este exemplo é uma versão 2.5L M3 DTM de 1991 desenvolvendo 370 cv e dirigido por Steve Soper na temporada de 1992 da Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM).

1995 M3 Lightweight
BMW m3 1995 e36
Para sua terceira geração da Série 3, a BMW fez uma mudança drástica de design em relação às gerações anteriores. O muito bem-sucedido E36 foi vendido como um cupê de 4 portas, um cupê de 2 portas, um conversível, uma perua esportiva e um hatchback de 2 portas. O E36 Série 3 foi apresentado como um dos 10 melhores da Car and Driver em todos os anos em que esteve em produção. O auge do desenvolvimento do E36 nos EUA foi a edição limitada M3 Lightweight exibida. Este modelo focado em pista apresentou uma economia de peso de 200 lb com portas de alumínio leves, além de um divisor dianteiro ajustável, uma asa traseira e uma bomba de coleta de óleo.

2001 M3 GTR
BNW M3 2001 E46
O E46 3 Series continua a evolução do The Ultimate Driving Machine com uma carroceria um pouco maior, mas significativamente mais rígida do que o E36 que ele substituiu. O uso extensivo de alumínio para componentes de suspensão reduziu o peso não suspenso e contribuiu para manter a distribuição de peso 50/50. A aerodinâmica estava desempenhando um papel cada vez mais importante no design.
BMW M3 2006 E46
O M3 GTR em exibição, movido por um V-8 de 4 litros, foi o competidor de corrida dominante durante a temporada de 2001 da American Le Mans Series (ALMS). Bill Auberlen, Boris Said e Hans J-Stuck encerraram a temporada para a BMW North America vencendo a final da Petit Le Mans de 2001.

2011 M3 GT ALMS
BMW M3 2011 E92
A linha E9x da Série 3 foi a primeira produzida com um motor turboalimentado. Foi também a primeira Série 3 a incluir o sistema operacional iDrive, que consistia em navegação, infoentretenimento e funções essenciais do veículo. O E9x M3 foi a única geração do M3 a ser equipada com um motor V8. O V8 de 4 litros, naturalmente aspirado, de 8.300 rpm, era uma obra-prima da engenharia e podia ser combinado com uma transmissão manual ou de dupla embreagem M-DCT de troca rápida.
BMW M3 2013 E92
O M3 também foi um carro de corrida de muito sucesso. O exemplar exibido varreu o Campeonato ALMS em 2011 e venceu as 12 horas de Sebring em 2011 e 2012.

2019 330i xDrive Sports Wagon
BMW Série 3 2019
Revelado em outubro de 2011, a 6ª geração viu grandes mudanças para a Série 3 em nome da Efficient Dynamics. A geração F3x foi movida exclusivamente por motores TwinPower Turbo, com o N20 turboalimentado de 2 litros e 4 cilindros substituindo o N52 de 3 litros em linha-6 no 328i. Um híbrido plug-in foi adicionado à linha em 2016 - o 330e. Apesar de ser mais longo e mais largo que seu antecessor, o novo Série 3 pesava 88 libras a menos e facilmente mantinha o equilíbrio e a precisão pelos quais o Série 3 era elogiado há muito tempo. O 330i xDrive Sports Wagon (F31) de 2019 em exposição é um dos últimos vagões da Série 3 a chegar aos Estados Unidos e tem acabamento em pintura metálica BMW Individual Smoked Topaz.

2025 M340i xDrive
BMW Série 3 2024 M340i G20
O G20 Série 3 é o resultado da evolução contínua do sedã esportivo definitivo nas últimas cinco décadas. O Série 3 de hoje se beneficiou de avanços extraordinários em tecnologia e engenharia, melhorando o desempenho, a segurança, a eficiência, o conforto e a conveniência, tudo isso sem diluir a experiência emocional de pilotar a Ultimate Driving Machine. O TwinPower Turbo inline-6 ​​de 386 cv com tecnologia híbrida leve de 48 volts no M340i xDrive 2025 em exposição permite um emocionante tempo de 0 a 60 de apenas 4,1 segundos, mas é eficiente o suficiente para fornecer 33 mpg na rodovia e emissões impressionantemente baixas. No interior, o BMW Curved Display é alimentado pelo BMW Operating System 8.5, e os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista reduzem a fadiga e aumentam a segurança e o conforto.

Sábado destacado pelo Cars & Community Car Show

Mais de 350 veículos de todo o país devem estar presentes no encontro Cars & Community de sábado, espalhados por dois campos de exposição. Em um campo de exposição, a RADwood celebrará o estilo de vida automotivo dos anos 80 e 90, enquanto a Cars & Caffeine no campo principal de exposição exibirá carros de todas as épocas. A BMW estará bem representada na Cars & Caffeine com um grupo de 50 BMW Série 3 selecionados de todas as gerações, inscritos pelos membros do BMW Car Club of America.



Incluído nesse grupo, a BMW da América do Norte mostrará alguns veículos especiais de sua coleção clássica dos EUA, incluindo um E30 325is 1987, um E46 M3 2006, o E92 M3 Lime Rock Park Edition 2013 'prova de conceito' e um G80 M3 2025 em BMW Individual Laguna Seca Blue, aprimorado com acessórios M Performance.

10 Comentários

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  1. A3 Sedan desde que chegou ao mercado impôs forte concorrência ao Série 3.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgySd1i5QkZY5lJqU9uuXdrvYQjE0NklXZqKjno7GQ9AuBET3jYgNATNAt3L8-40dNAHP1eNzVe6L-GLiZ6c8Yc0xa520r6vWoshloqsUlMeS8IkzHEZnQQl27L93SXYCRRg1ZPaBR_ZOY/s1600/Audi-A3-Sedan+Michelin+Pilot+Sport+4+%252873%2529.jpg

    Com isso suas vendas caíram, enquanto o A3 só subindo.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW-YDZkykxd4oE-o_YuONSdvErVFUnAHSKWdcktZOQHA6zJOjL2NEXjfhRY6dShnrqoBcRhTC06kltS1Awu9fbv9Gkf_0Fe5HhAOM_IWuejhqfPd8v5QVexAjiF7jm5XYGJol9tow-jVs/s1600/Audi-A3-Sedan+Michelin+Pilot+Sport+4+%252864%2529.jpg

    O Audi A3 Sedan sempre se mostrou um produto mais adequado, com melhor acabamento que o Série 3.

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  2. Para concorrer com o 330i, nada como um A3 2.0 Ambition

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    Com design elegante.

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    E interior altamente tech,

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwvdYWkPPgnDrnHhiUEDRtZp9DUK3TYvPMb3OC9TIotPTJlM_GK7dzhpQQH2H5Dibj2HpfO1m-LN1w71eGXumhFxEaqkHKnUBzn3_x-1DrSylOS1N6IxV5tMDxty09fEcgBqm_usEIet8/s1600/Audi-A3-Sedan-2016-Ambition+%25283%2529.jpg

    A3 Sedan, sem dúvida.

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  3. E o Audi S3 que currava a BMW M340i?

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuAjw8zpzQBLQlA859jicFdDv6jUNJjDPhMKSumVR1SBRzN8tmRg3OWpPr94obQgKUJinQpe30G9otcRQLokOx49wYTC_tW_t5yjWsSn0-nybuNABJEYm_HXIKvIoHsWwQR4FhMwP0Mgk/s1600/Novo-Audi-A3-Sedan-2017+%252819%2529.jpg

    Shame on You BMW!

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  4. E o RS3 para currar o M3.

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  5. Depois o A3 Sedan 2019 para enfrentar o Série 3 G20.

    https://www.youtube.com/watch?v=qevjrb9CS_U

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    1. Sempre o A3 Sedan mais bem resolvido.
      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRmGNMzR76nPGGhKs_SyJHrsT7zTjyXsD2xKPyLVEh3EafTHTZaT1kakXfLmsuVtlrVl1oO3I5AkQUMpIR3mqB_VRAW0nr5Cnctz0GaFzTo7Rwqr0NOwlIHP5S1lG95pNKxdeBP0hOcNcMYWfxfgCPoS6VOENTmFnqumhvJQD7jFeMS4r-SpXmVHNdag/s800/Audi-A3-Sedan-2022%20%281%29.jpg

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  6. E agora com facelift, melhor que nunca.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc-6ZSAenJJKjuxaUb9Fd7onBL0wF2hrGAqn4647Yx095Aq50Smj7xSRRTBOu4_cx1PIEsDwy5hm5POCwVHnoppW-OsKF53YlsZQB9TAghRrVEG8XZTc1Ea1vKB02BGIDN0pY-8KOWTjVv5TGZZZI9F4HZbLiK83WOmaw7Gv-6oAGfDEObAI1Nfpi6xQF_/s2560/Audi_A3_Sedan_2025%20%281%29.jpg

    Série 3? Não. Obrigado. A3.

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  7. ESSE NAO SABE NEM O Q FALA (ALÉM DE NAO SABER DIRIGIR)

    -nanico do A3 de 448cm ele quer comparar com BMW de 470cm
    -esse painel horrivel de GOL quer comparar com marca premium

    APRENDEEE
    jacAUDI apenas concorre com Cadilac,Kia,BYD,Lexus,Volvo

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  8. pode somar os boquetas A3+A4 q BMW vende 10x mais no mundo todo
    XOLA NAO

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