A BMW Group avança na modernização de suas unidades de produção na Europa, implementando novas tecnologias e processos inovadores alinhados ao conceito iFACTORY. Duas das principais plantas da montadora, em Debrecen (Hungria) e Regensburg (Alemanha), estão passando por transformações significativas para atender à crescente demanda por veículos eletrificados e aprimorar a eficiência de produção.
A nova fábrica do BMW Group em Debrecen, Hungria, entra na fase final de sua implementação, com o início da linha de montagem e a produção de veículos de teste do BMW iX3, modelo que inaugura a nova plataforma Neue Klasse. A produção em série está prevista para começar no final de 2025.
O conceito iFACTORY, que orienta a modernização das fábricas da BMW, se reflete em Debrecen por meio de altos níveis de modularização, processos ergonômicos e digitalização avançada. Um dos destaques é a nova arquitetura elétrica do veículo, que reduz o comprimento do cabeamento em 600 metros e o peso do sistema em 30%.
A fábrica também adota inovações já testadas em outras unidades, como a estrutura “finger” de Leipzig, que permite a entrega just-in-sequence de até 80% das peças diretamente na linha de produção. Além disso, a unidade húngara será a primeira do BMW Group a operar completamente sem o uso de combustíveis fósseis.
Enquanto Debrecen se prepara para sua produção inicial, a fábrica do BMW Group em Regensburg, Alemanha, expande suas operações para atender à alta demanda global. Em 2024, a unidade foi a maior fábrica de veículos da BMW na Europa, produzindo 342.521 carros, dos quais mais de um terço eram eletrificados.
Para suportar esse crescimento, a planta inaugurou uma nova oficina de carrocerias em Neutraubling, que opera com 294 robôs e mais de 4.700 pontos de soldagem por veículo. A instalação foi implementada em menos de 12 meses e já produz mais de 120 carrocerias por dia, que são enviadas para montagem final na unidade principal de Regensburg.
A fábrica também se prepara para a próxima geração de veículos BMW, alinhada à plataforma Neue Klasse, que deve transformar a produção com foco em digitalização, eletrificação e circularidade. A unidade recebeu investimentos superiores a 550 milhões de euros nos últimos dois anos e continuará seu processo de modernização durante uma paralisação programada de cinco semanas no verão de 2025.
O desempenho da planta foi reconhecido com o prêmio “Factory of the Year 2024”, concedido na categoria "excelente montagem em série grande", destacando sua capacidade de adaptação e inovação dentro do setor automotivo.
A modernização das fábricas de Debrecen e Regensburg reforça a estratégia do BMW Group em tornar suas unidades mais eficientes, sustentáveis e preparadas para o futuro da mobilidade elétrica. Com processos inovadores e investimentos contínuos, a montadora avança na implementação da Neue Klasse e fortalece sua posição como referência em tecnologia e produção automotiva global.
Concorrente direto do novo Tera mpi, pra mim e pro Carlos.
ResponderExcluirSomos analistas automotivos.
E o kiko?
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