A cortina se fechou na única sessão oficial de testes antes do início da temporada de 2025 da Fórmula 1. Em três dias movimentados, todos os 20 pilotos estiveram na pista, podendo trabalhar no desenvolvimento de seus novos carros praticamente sem interrupções. No total, foram 25 horas de pista, com 3.896 voltas completadas, o equivalente a 21.090,564 quilômetros.
Mercedes-AMG F-1 2025 - George Russell
O mais rápido hoje foi o inglês George Russell, que marcou 1min29s545. Em seguida, Max Verstappen, com o mesmo composto C3 que o piloto da Mercedes, foi apenas 21 milésimos mais lento. Alex Albon foi o terceiro com um conjunto de C4, com o qual deu uma volta em 1min29s650. Vale observar que os oito melhores pilotos de hoje representavam oito equipes diferentes.
Mercedes-AMG F1 2025
Atrás dos três primeiros vieram a McLaren de Oscar Piastri (1min29s940), Pierre Gasly na Alpine (1min30s040), a Ferrari de Lewis Hamilton (1min30s345), Yuki Tsunoda na Racing Bulls (1min30s497) e Esteban Ocon na Haas (1min30s728).



O tempo de Russell hoje não foi suficiente para lhe dar a pole position nominal para o teste, com essa honra indo para Carlos Sainz com seu tempo de 1min29s348 estabelecido ontem na Williams. Assim, ele repete sua performance do ano passado, quando estava ao volante de uma Ferrari. Confirmando ainda mais a proximidade entre as equipes de ponta neste teste, três pilotos diferentes de três equipes diferentes ficaram no topo da folha de tempos todos os dias, sendo que o único que não foi mencionado até agora foi Lando Norris no primeiro dia.
Williams F1 2025 - Carlos Sainz
“Tivemos três dias de testes bastante incomuns aqui no Bahrein”, comentou o diretor de motorsport da Pirelli, Mario Isola. “Há anos, a Fórmula 1 escolhe este circuito para o único teste de pré-temporada porque o clima é geralmente muito favorável, mas não foi o caso nesta semana, especialmente nos dois primeiros dias. As baixas temperaturas, consideravelmente menores do que nesta época em anos anteriores, e o vento forte afetaram o trabalho das equipes e tornaram ainda mais difícil do que o normal interpretar os resultados, sem pontos de referência anteriores nesta pista com temperaturas tão baixas.
Red Bull Racing 2025
“Do nosso lado, a maior parte dos dados veio do C3 e do C2 e, um pouco menos, do C1: isso era de se esperar, já que esses são os compostos normalmente escolhidos para o GP do Bahrein. Apenas algumas voltas foram completadas com o C4, enquanto o C5 e o C6 nunca apareceram na pista, o que era de se esperar, já que apenas a Ferrari e a Williams optaram por incluí-los em suas alocações. Pelo que pudemos ver, o C2 se comportou como esperado, confirmando que estava mais distante do C1 do que no ano passado e, portanto, mais próximo do C3.
Red Bull 2025
O composto mais duro teve um pouco de dificuldade nessas temperaturas, enquanto o C3 provou ser o mais versátil da gama.
Sauber F1 2025
Não vimos nenhum stint de performance real, o que teria nos permitido avaliar completamente a diferença de performance entre os compostos. Quanto à degradação dos três compostos mais duros, está claro que, devido às baixas temperaturas, ela foi mínima, mesmo que tenha aumentado um pouco hoje, quando estava um pouco mais quente, mas não de forma significativa.
Williams F1 2025 - Carlos Sainz
Agora voltamos para casa com muitos dados para estudar enquanto nos preparamos para a rodada de abertura da temporada, o GP da Austrália. Em Melbourne, levaremos os mesmos compostos, em termos de nomenclatura, do ano passado, ou seja, o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, para que possamos dar uma primeira olhada significativa nos compostos mais macios.”
Ferrari F1 2025 - Lewis Hamilton
Com os testes dos carros de 2025 concluídos, a Pirelli permanece na pista de Sakhir para mais dois dias de testes no domingo, 2, e na segunda-feira, 3 de março. Na agenda, o desenvolvimento dos pneus 2026, trabalhando com a Alpine e a Williams. A equipe francesa terá seus dois pilotos de teste, Paul Aron e Ryo Hirakawa, enquanto a equipe inglesa está dando aos seus pilotos de corrida Alexander Albon e Carlos Sainz mais tempo na pista.

Sakhir - Fevereiro - dia 28

#PilotoEquipeMelhor TempoTempo de testeVoltasPneu
1RussellMercedes1:29.54518:53:1491C3
2VerstappenRed Bull1:29.56618:19:5581C3
3AlbonWilliams1:29.65018:05:31137C4
4PiastriMcLaren1:29.94018:29:4185C3
5GaslyAlpine1:30.04016:13:4484C3
6HamiltonFerrari1:30.34517:01:1247C4
7TsunodaRacing Bulls1:30.49718:50:1887C3
8OconHaas1:30.72818:52:23103C4
9LeclercFerrari1:30.81111:02:4466C3
10AntonelliMercedes1:30.88810:30:3061C3
11NorrisMcLaren1:30.94311:48:2057C3
12DoohanAlpine1:31.23911:55:3661C3
13StrollAston Martin1:31.69916:53:1434C3
14HulkenbergSauber1:31.72616:08:4269C3
15HadjarRacing Bulls1:31.76111:03:5273C3
16AlonsoAston Martin1:32.08412:55:1082C3
17BortoletoSauber1:32.14713:50:0835C3
18BearmanHaas1:32.36112:09:0359C3

Sakhir - Fevereiro - dias 26 - 28

#PilotoEquipeMelhor TempoTempo de testeVoltasPneu
1SainzWilliams1:29.34815:58:052C3
2HamiltonFerrari1:29.37913:17:142C3
3LeclercFerrari1:29.43115:58:132C3
4RussellMercedes1:29.54518:53:143C3
5VerstappenRed Bull1:29.56618:19:553C3
6AlbonWilliams1:29.65018:05:313C4
7AntonelliMercedes1:29.78415:47:092C3
8PiastriMcLaren1:29.94018:29:413C3
9GaslyAlpine1:30.04016:13:443C3
10StrollAston Martin1:30.22917:30:072C3
11LawsonRed Bull1:30.25217:51:452C3
12DoohanAlpine1:30.36815:43:052C3
13NorrisMcLaren1:30.43018:35:501C3
14TsunodaRacing Bulls1:30.49718:50:183C3
15HadjarRacing Bulls1:30.67518:26:202C4
16AlonsoAston Martin1:30.70013:32:562C3
17OconHaas1:30.72818:52:233C4
18BortoletoSauber1:31.05715:59:222C3
19HulkenbergSauber1:31.45712:50:062C3
20BearmanHaas1:32.36112:09:033C3

Fonte: Pirelli

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