O presidente da Caresoft Global Technologies, Terry Woychowski, apresentou, na sede da empresa em Livonia, Michigan, como as montadoras chinesas reduziram custos e aumentaram a competitividade de seus carros.
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A Caresoft funciona como um centro de análise automotiva, onde engenheiros desmontam peças de carroceria, sistemas elétricos e outros componentes para inspeções detalhadas. A companhia auxilia montadoras, fornecedores e gestores de engenharia a identificar deficiências em relação à concorrência.
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Segundo os executivos da Caresoft Global Technologies, que desmontam, analisam e avaliam os custos de produção de veículos chineses, a General Motors, Ford Motor Co. e Stellantis enfrentam uma competição desafiadora.
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A velocidade com que a indústria chinesa adota novas tecnologias, melhora a qualidade, reduz custos e lança veículos elétricos tem deixado montadoras tradicionais para trás. O CEO da Ford, Jim Farley, destacou em uma conferência financeira em 11 de fevereiro que a principal diferença dos fabricantes chineses é a rapidez com que operam.
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Os engenheiros da Caresoft apontam que, embora as montadoras de Detroit tenham reduzido custos em alguns aspectos, ainda operam com processos menos eficientes que os chineses. Um exemplo prático é o uso de ímãs para fixar o forro do teto em um veículo de uma montadora americana, ao custo de US$ 1 por unidade. Em contrapartida, uma fabricante chinesa utiliza elementos adesivas, a um custo de apenas um centavo.
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Outra diferença é encontrada na estrutura do painel de instrumentos. Enquanto veículos elétricos chineses ou modelos da Tesla utilizam plástico ou metais finos, montadoras tradicionais mantêm suportes de alumínio espesso, herança dos veículos a combustão, o que encarece a produção.
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O ritmo de negociação também é distinto. Enquanto fabricantes alemães demoram meses para agendar reuniões e aprovar pedidos de compra, na China esses processos são resolvidos em questão de semanas.
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Woychowski acredita que a indústria automotiva dos EUA pode enfrentar esse desafio, desde que adote estratégias mais eficientes, como maior padronização de componentes entre montadoras. Ele compara a situação ao esforço industrial americano durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo e as indústrias colaboraram para impulsionar a produção.
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Para competir com os chineses, ele defende que as montadoras tradicionais aprendam com novas abordagens, como as da Tesla e startups do setor, abandonando processos ultrapassados e adotando mudanças necessárias para acompanhar a evolução do mercado.



Fonte: [Auto News]

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