A Chevrolet Chevy 500, produzida entre 1983 e 1995, representa a estreia da montadora norte-americana no segmento de picapes compactas, segmento que, na época, começava a ganhar destaque no mercado automobilístico brasileiro. Derivada do Chevette, a Chevy 500 surge como a quarta variação deste modelo, mas com um propósito específico: atender a um nicho de consumidores que necessitavam de uma picape versátil, com capacidade de carga eficiente e boa dinâmica de direção.
Chevrolet Chevy 500 - fotos, história e consumo
Diferentemente das picapes compactas de sua época, que costumavam adotar tração dianteira, a Chevy 500 se destaca por sua tração traseira. Essa característica confere à picape vantagens dinâmicas, especialmente quando está carregada, permitindo melhor distribuição de peso e, consequentemente, maior estabilidade e desempenho em situações de carga intensa.
Chevrolet Chevy 500 - fotos, história e consumo
O numeral “500” presente no nome da picape faz alusão à sua capacidade de carga, sendo capaz de transportar até 500 kg, uma marca importante para o mercado de picapes compactas da época. A Chevy 500, com suas dimensões de 4183 mm de comprimento, 1,466 metros de largura e 2,395 metros de entre-eixos, apresentava uma boa proporção entre o espaço útil e a capacidade de carga, especialmente quando comparada a modelos de outras montadoras.
Chevrolet Chevy 500 - fotos, história e consumo
Sob o capô, a picape era equipada com um motor 1.6, capaz de gerar uma potência de 73 cv e torque de 12,6 kgfm a 3200 rpm. Esses números eram suficientes para proporcionar um bom desempenho tanto no uso urbano quanto em viagens mais longas. Em termos de performance, a Chevy 500 alcançava uma velocidade máxima de 140 km/h e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 18,5 segundos, o que a tornava competitiva em seu segmento, considerando as exigências da época.
Chevrolet Chevy 500 - fotos, história e consumo
A eficiência de combustível também era um ponto positivo para a Chevy 500. Com um consumo médio de 10,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, a picape se mostrava uma opção econômica para aqueles que buscavam uma alternativa acessível para o transporte de cargas e também para o uso diário.

A capacidade da caçamba, com 765 litros, completava o pacote, tornando a Chevy 500 uma solução prática para os consumidores que precisavam de um veículo de carga, sem abrir mão de características como economia de combustível e desempenho satisfatório. Com um peso de 910 kg, a picape se destacava ainda por sua agilidade e estabilidade, mesmo quando carregada, devido à sua tração traseira.

Em resumo, a Chevy 500 foi uma picape compacta que atendeu bem ao público brasileiro durante sua produção, oferecendo boa capacidade de carga, desempenho razoável e economia de combustível, características que a tornaram uma opção válida para quem precisava de um veículo para o trabalho, mas também para uso pessoal.



2 Comentários

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  1. A GM lança o carro em 1983, copiando a ideia da VW, e ainda pior. Tração traseira, totalmente ineficiente.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfAbilu6FwwdaEdMjkqiLhtrnK1rVgYAoFqyDj8n9xJHksiE5R4yVloLhf2Frh9KeIt4q4F31N4OfJbO-bQHEPXGbYdEMmR6XQMHKEYHmnNM278phM826uprW4QxPLunmiwyFQ4WNPvKzv/s1600/VW-Saveiro-1981.jpg

    Saveiro lançada 1 ano antes, mais moderna, com tração dianteira.

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    1. A Saveiro era claramente ultrapassada. Projeto mais antigo que a Chevy. Era a cara dos anos 70, quadradona e feia.

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