À medida que o caminho para a eletrificação se torna mais incerto, as montadoras estão mudando suas prioridades. Em vez de focar exclusivamente em veículos de emissão zero, elas estão diversificando suas ofertas para incluir motores a gasolina, híbridos e elétricos, em resposta à demanda mais fraca do que o esperado por veículos elétricos (EVs) e possíveis mudanças de política no governo dos EUA.
Segundo Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions, "ter essa flexibilidade será muito importante" na próxima década. Embora a transição para EVs continue, as montadoras reconhecem a importância de atender consumidores que ainda preferem veículos com motor a combustão interna.
Bob Nelson, vice-presidente executivo da American Honda Motor Co., destacou que a mudança para a eletrificação é transformadora para o setor. "Ainda acreditamos na tecnologia. … É uma maratona, não uma corrida de velocidade, e ainda estamos otimistas em nosso caminho para o futuro", afirmou durante a inauguração da rede de carregamento Ionna, uma joint venture de oito grandes montadoras.
A flexibilidade de fabricação é um pilar da estratégia da Honda, permitindo a produção de EVs e veículos a gasolina na mesma linha de montagem de forma eficiente. Nelson reforça: "Acreditamos que é importante nos adaptarmos ao mercado à medida que avançamos".
Essa abordagem é compartilhada por diversas montadoras. A Kia, por exemplo, comercializa veículos movidos a gasolina, híbridos convencionais, híbridos plug-in e elétricos, oferecendo soluções adaptadas às necessidades dos clientes. "Não é a maneira menos dispendiosa de abordar o mercado", admite Orth Hedrick, diretor executivo de gerenciamento de produtos automotivos da Kia.
O número de fábricas capazes de produzir veículos com três tipos de propulsão — combustão interna, híbridos e elétricos — deve quase dobrar, passando de 11 em 2023 para 21 em 2029, segundo a S&P Global Mobility. Embora a eficiência seja maior com um único tipo de veículo por linha de montagem, a demanda do consumidor dita a necessidade dessa flexibilidade.
“Manter a flexibilidade hoje é fundamental para a lucratividade dessas empresas”, destaca Fiorani. A maioria das montadoras concorda que a demanda do consumidor influencia mais seus planos para EVs do que mudanças regulatórias ou incentivos federais.
Shawn Domeracki, vice-presidente de vendas da Lexus, afirma: "A melhor tecnologia sempre vence. Nosso objetivo sempre é reduzir o máximo de carbono o mais rápido possível". Isso inclui o uso de híbridos, EVs e, futuramente, células de combustível de hidrogênio.
Apesar das incertezas, as montadoras continuam investindo no ecossistema de EVs. Estão desenvolvendo cadeias de suprimentos domésticas para baterias e expandindo a infraestrutura de carregamento público. A rede Ionna, formada por BMW, GM, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz, Stellantis e Toyota, pretende instalar 30.000 carregadores até 2030.
“Todos nós temos um grande portfólio de linhas de carros [elétricos] pela frente”, diz Nico Dettmer, COO da Mercedes-Benz Charging Solutions. “Precisamos de carregadores — muitos deles”.
Essa flexibilidade estratégica reflete a necessidade de equilibrar inovação tecnológica, demanda do consumidor e adaptação a um mercado em constante evolução.
Fonte:[Auto News]
Caramba, VW se mostrou à frente de seu tempo mais uma vez, com o Golf GTE.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUP8qj5LH1OBmXQTo1GYG4gMdwTYmQMJHGvYkQ98asfp5lF8Fn_OJfu_UH11_wxtA1EMUdgs_0nT0-HMv28yRnPuZOfiFz9Zafw8IQjszXzNWa225OKnEZEMujea7rubQeRspoqfpx2hBbEQlT20lB1flHvcuLi2Ku_2w3uZhiWInS2EYnPVh-rN43quVs/s2155/Novo-VW-Golf-GTE-2025%20%2817%29.jpg
E agora com autonomia de 130 km.
GENTEM GENTEM, foi impressão minha MAS ninguem mencionou ou falou nada nadinha do MORIBUNDO grupo JABIRACAWAGEN??
ExcluirJABIRACAWAGEN o famoso Testiculo faz parte mas no momento melhor nao participa!!!
JABIRACAWAGEN o patinho feio, ou melhor HORRIVEL entre as montadoras!!
E o Audi A3 PHEV?
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipaXwpZb7QpAqqGL_W9PfleKAlvY7Fz1Cm4yzBl29Ys7tEZ3n4ZK9YyyItJ2vA2CEd6xfAmdxBHwVNzKFLhMWeeaQi28p_1LJQyQgMyaqcHImlVGKXd3O8R5SGHn85DoDeVNGQCpauUWHAU_mc-QuUQOCiIqYix4mjueq6Giq68O_fRKfCt8dAxo64OB2L/s600-rw/Novo-Audi-A3-hibrido-2025%20%288%29.jpg
Tb mostrando flexibilidade. Cadê BMW? Cadê Mercedes?
Até a Porsche com carros híbridos.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_ZXRjPHOFdhsbL2RHQb1OP4meBswjzKtBjDduGi6vzTG0BWX6khAbLm9J8Pl9PE91LovwvhJy4yGiqLveP8-92fYhL6LmbQBYEStaw7MGrGOaAsK0RpnK9hepzzTxEWjuxI5xz8TXaFz0kiPzrUG_5KPuhbHBvomxnDze75AANVvbfckL17hPM76VVwNf/s2560/Porsche-911-Carrera-GTS-T-Hybrid%20%283%29.jpg
Grupo VW sempre a frente, por isso Audi é supra-premium. É a marca que aponta os caminhos para onde caminha a indústria.
não mente, Audi tá falindo
Excluire já foi ultrapassada pela KIA
a vw está a frente mesmo.
ResponderExcluirsou fã desse grupo
JÁ ESTÁ COM VW NA BOCA?? CALMA
ExcluirBBZETE que dá o TOBA na frente, à frente de qual grupo?
ExcluirDa rede Ionna nao faz parte, ninguem mencionou ou pediu a opinião de ninguem do grupo JABIRACAWAGEN, mostrando sua irreverência!!
Unico grupo que JABIRACAWAGEN domina como ninguem, é o grupobdas locadoras!!!
A VW caiu bem, sem novidades nos produtos, incógnita em eletrificação. Nuvens carregadas na VW:
ResponderExcluirhttps://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nao-somos-mais-competitivos-afirma-ceo-da-vw-em-meio-a-crise-na-empresa/
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.