O mercado de veículos elétricos (EVs) na Europa está prestes a entrar em uma nova fase, com montadoras como Volkswagen e BYD se preparando para lançar modelos que custarão menos de 20.000 euros. Essa movimentação estratégica visa ampliar a oferta de EVs para além dos segmentos premium.
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Até o momento, poucos modelos elétricos estão disponíveis abaixo desse limite de preço, com destaque para o Dacia Spring (a partir de € 16.900) e o Leapmotor T03 da Stellantis (€ 18.900), ambos fabricados na China. Agora, com o lançamento de modelos da VW, Renault e Citroën, além da chegada da versão europeia do BYD Seagull, o segmento de minicarros elétricos ganha um novo fôlego.
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O Seagull, conhecido aqui no Brasil como BYD Dolphin MINI, custa cerca de € 9.000 na China, chegará à Europa em abril com um novo nome e preço "bem abaixo" dos € 20.000. O modelo promete um alcance de até 405 km (pelo ciclo de testes chinês) e já vendeu aproximadamente 450.000 unidades no mercado chinês em 2024.
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A VW prepara o lançamento do ID1, que substituirá o e-Up e o Skoda Citigo iV. O modelo fará sua estreia oficial em março, com foco em manter o preço competitivo sem abrir mão da eficiência.
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Após o sucesso da versão de € 23.300, o e-C3 ganhará uma nova variante mais acessível, com autonomia de 200 km e preço de € 19.990. A Citroën deve reduzir custos ao utilizar baterias LFP e simplificar o pacote de equipamentos.
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Previsto para 2026, o novo Twingo será desenvolvido com foco em eficiência e baixo custo, utilizando uma plataforma encurtada da AmpR Small e baterias LFP. Dacia Spring de nova geração: A Renault avalia construir a próxima geração do Dacia Spring na Eslovênia, junto com o novo Twingo, o que ajudaria a reduzir custos e contornar as tarifas da UE sobre
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O segmento de minicarros elétricos perdeu quase 155.000 unidades em 2024, uma queda de 22% em relação a 2023, segundo a Dataforce. Modelos como o Fiat 500e enfrentaram dificuldades devido ao preço elevado e à resistência do mercado italiano aos EVs.
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No entanto, o cenário pode mudar com a chegada desses novos modelos mais acessíveis. O desafio será equilibrar o custo de produção, a rentabilidade e o atendimento às exigências regulatórias, especialmente em relação à segurança cibernética e à eficiência energética.
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Com essa nova leva de lançamentos, o mercado europeu se prepara para uma verdadeira batalha pelo EV acessível, onde a inovação e a competitividade serão os principais motores da transformação.



12 Comentários

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  1. BYD superior a jacWagen

    olha q horror esse e-up, por isso saiu de linha em 2021

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    1. A verdade que depois do Fusca a VW desaprendeu a fazer carros bons e baratos.

      Repare que em quase todo o mundo os carros de entrada da VW são sempre as opções mais caras entre os concorrentes e não necessariamente entregam alguma vantagem em troca.

      https://i.imgflip.com/9junvy.jpg

      Veja o exemplo do preço de um Sandero na Europa ...em contrapartida não se acha um Polo de entrada por menos de 17k EUR.

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    2. Tecnologia tem preço né fera

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    3. olha q horror esse e-up, por isso saiu de linha em 2021

      Ele saiu de linha em 2022 ou 2023,vendia bem na Europa já o Spark EV esse sim fracassou e a GM teve que tirar de linha

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  2. A verdade é que a BYD fez uma hecatombe no mercado europeu, com seus elétricos seguros e competitivos. Ela é a única que peita a Tesla. A JacAudi só tem gambi e nn vende nada. Nn tem poderio pra chegar na BYD e mto menos na americana.

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    1. Só tem gambiarra?kkkkkkkkkkkkkkkk

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    2. Fonte:Vozes da minha cabeça,só fala coisas da boca pra fora,a mqb já previa eletrificação e tirando o q8 e-tron quase todos os elétricos dela são de plataforma elétrica.
      Tesla com um acc que já causou um monte de acidentes e várias mortes,e a Cybertruck que levou anos pra chegar no mercado e em menos de um ano passou por vários recalls

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    3. Filho, essa questão de prever eletrificação não existe. A partir do momento que um carro elétrico é fabricado em cima de uma plataforma a combustão, ele é sim gambi. Ou é um ou é outro. A MQB é de 2009, época em que os carros a diesel ainda dominavam na Europa. Ou seja, ela não previa eletrificação.

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    4. Essa é a MLB,a mqb é de 2012 já prevendo eletrificação,na época já tinha carros híbridos na Europa
      Gambiarra é adaptação mal feita,o ix1,o EQA e o EX40 todos usam plataforma a combustão.

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