A Volkswagen do Brasil consolidou sua liderança como maior exportadora do setor automotivo brasileiro em 2024, com 90.142 unidades exportadas, um crescimento de 43% em relação a 2023 (62.834 unidades). Este desempenho contrasta com o mercado de veículos leves no Brasil, que registrou queda de 1,6% no mesmo período, segundo a Anfavea.
Os principais mercados da montadora foram Argentina (39.631 unidades), México (25.431) e Colômbia (7.073), além de outros 16 países da América Latina e Caribe. O Polo destacou-se como o modelo mais exportado, com 29.751 unidades, seguido pela Saveiro (23.720), T‑Cross (17.246) e Nivus (15.492).
O Polo foi o veículo mais vendido da América do Sul em 2024, com 161.503 unidades emplacadas, além de liderar o segmento de hatches no Brasil, onde registrou 140.184 vendas, um aumento de 26% em relação a 2023. Produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, o modelo consolidou sua posição como o carro de passeio mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo.
Em 2024, a Volkswagen lançou o Novo T‑Cross e o Novo Nivus, ambos fabricados no Brasil, além da Nova Amarok, produzida na Argentina. O Novo T‑Cross foi o SUV mais vendido na América do Sul, com 98.200 unidades, sendo 83.995 no Brasil.
A eficiência logística foi um diferencial, com exportações alinhadas ao cronograma portuário e operações robustas nos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP). No total, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos em Paranaguá em 2024, representando 43,79% das operações de veículos no local.
O desempenho reflete a estratégia de investimento de R$ 16 bilhões até 2028, que prevê 16 lançamentos e reforça a presença da Volkswagen como protagonista no mercado automotivo da América Latina.
E o Kiko?
ResponderExcluirE o Rock???
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