A subsidiária de motores da Renault e Geely, a HORSE, anunciou a o início de produção do seu motor HR13, de 1.3 litro e 4 cilindros, em São José dos Pinhais, no Paraná.
A versão flex fuel do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, pode operar com gasolina e etanol e está em conformidade com os padrões de emissões L8. A unidade de propulsão entrega uma potência máxima de 163 CV (120 kW) e torque máximo de 250 Nm a apenas 1.600 rpm.
Esse motor deve equipar o novo SUV intermediário da Renault, que terá design inspirado no Rafale - SUV Cupê francês.
Voltando ao motor HR13 - conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, projetados para uma atomização excepcional do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível.
Com o recente investimento de R$100 milhões na planta brasileira, a produção do HR13 será um dos principais produtos da unidade, que tem capacidade para produzir até 600.000 unidades anualmente em seu portfólio de motores.
O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção da HORSE no Brasil, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024. Esse motor equipa o Kardian.
Em 2024, a HORSE também investiu em um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, além de expandir suas instalações de testes de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados na região.
"O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros. A HORSE está especialmente comprometida em localizar processos chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores", destaca Wesley Palma, Diretor da Fábrica da HORSE Brasil.
“Esta ação reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a América do Sul. Nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim soluções sob medida que atendam às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, movido por combustíveis flex de baixo carbono e otimizado para as necessidades do mercado brasileiro,” completa Patrice Haettel, CEO da HORSE.
Sobre a Horse Powertrain
A Horse Powertrain consiste em duas divisões, Aurobay e HORSE. É líder mundial em soluções de sistemas de propulsão híbridos e a combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas em 17 fábricas e cinco centros de P&D. A Horse Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com a propriedade dividida igualmente entre o Grupo Renault e a Geely.
francês com xing dá lobisomen...
ResponderExcluirE alemão com xing dá o que?
Excluirhttps://autopapo.com.br/blog-do-boris/nova-amarok-brasileira-vira-da-china/
https://autoesporte.globo.com/carros/segredos-e-flagras/noticia/2024/09/proxima-volkswagen-amarok-tera-dna-chines-conheca-o-projeto-patagonia.ghtml
https://www.mobiauto.com.br/revista/volkswagen-amarok-tera-substituta-da-china-com-producao-na-argentina/7157
bah VW virando xing ling
Excluiralemão com xing dá lobisomen...
ResponderExcluirfrancês com xing dá MCS (MeuCuSujo)
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