Há poucos dias, a equipe Porsche Experience na Lapônia conquistou um título do GUINNESS WORLD RECORDS para a maior derrapagem contínua de um veículo elétrico no gelo. Ao volante de um Taycan GTS, o instrutor Jens Richter conseguiu completar um total de 132 voltas em sobresterço controlado. Em 46 minutos, ele percorreu exatamente 17,503 quilômetros. Com este novo recorde, o esportivo elétrico da Porsche soma seu quarto título do GUINNESS WORLD RECORDS.
A busca pelo recorde, com o instrutor Jens Richter da Porsche Experience ao volante, começou na tarde de 14 de janeiro de 2025 sob condições externas desafiadoras. “A pista de gelo se deteriorou mais rápido do que esperávamos sob a carga extrema do Taycan derrapando,” descreve Jens Richter. “Por isso, tivemos que abortar a primeira tentativa após cerca de 11 km.”
Na segunda tentativa, a equipe optou por spikes mais curtos e aproveitou a queda da temperatura do gelo com o anoitecer. Desta vez, a tentativa (vídeo abaixo) foi bem-sucedida: Jens Richter manteve o Taycan GTS, um modelo normal de produção, em uma derrapagem controlada por um total de 17,503 km, ou 132 voltas, utilizando apenas aceleração e manobras na direção. Com essa distância, ele garantiu o recorde mundial para o maior drifting ininterrupto de um carro elétrico no gelo, superando significativamente o recorde anterior de 14,809 km.
“Com nosso novo título do GUINNESS WORLD RECORDS no gelo, o Taycan provou mais uma vez suas qualidades de condução”, afirma Jens Richter. “E, desta vez, até mesmo com tração nas quatro rodas. O fato de o Taycan GTS ser tão controlável até em condições extremas é um testemunho de seu excelente chassi e desempenho equilibrado.”
Sob a supervisão de um árbitro oficial do GUINNESS WORLD RECORDS, a tentativa foi realizada em uma pista de gelo no Porsche Arctic Center em Levi, na Finlândia, cerca de 150 km ao norte do Círculo Polar Ártico. Para a tentativa, a equipe Porsche Experience criou um círculo com diâmetro de 59 metros. Pneus Michelin comerciais com spikes de um milímetro foram montados nos dois eixos do Taycan GTS para o recorde bem-sucedido.
O veículo foi equipado com um dispositivo profissional de medição por GPS para registrar precisamente o percurso. O equipamento não apenas documentou a distância percorrida, mas também registrou as ações do motorista, como movimentos do volante, aceleração, frenagem e forças G atuando no veículo.
Carl Saville esteve presente como árbitro oficial do GUINNESS WORLD RECORDS. Imediatamente após o feito, ele entregou o certificado de recorde ao piloto Jens Richter e a Christian Lehwald, Diretor-Geral do Porsche Arctic Center e Chefe de Porsche Experience e Novas Plataformas na Porsche AG. “Nossa abordagem de marketing experiencial envolve sempre testar coisas inusitadas. No Porsche Arctic Center, encontramos condições excepcionalmente boas para derrapagens no gelo. Com o novo Taycan GTS, temos um dos veículos elétricos mais potentes do mercado. Por isso, estávamos bastante confiantes de que poderíamos bater o recorde mundial com essa combinação e aceitamos o desafio,” diz Christian Lehwald.
Outros títulos do GUINNESS WORLD RECORDS do Taycan
Com este novo feito, o esportivo elétrico da Porsche detém quatro certificados de recorde: em 2023, a Porsche estabeleceu outro título do GUINNESS WORLD RECORDS com o Taycan Cross Turismo ao longo da rota Xinjiang-Tibet. A 5.573 metros de altitude, o modelo enfrentou a maior variação de altitude já registrada por um carro elétrico.
Em 2021, o piloto Leh Keen acelerou um Porsche Taycan a 165,1 km/h dentro de um pavilhão em Nova Orleans, Louisiana, estabelecendo o recorde de maior velocidade alcançada por um veículo em um espaço fechado. E em 2020, o instrutor Dennis Retera, da Porsche Experience, completou exatamente 210 voltas em um Taycan no Porsche Experience Center (PEC) Hockenheimring, cobrindo 42,171 km em 55 minutos.
Sobre o Porsche Experience
O Porsche Experience é um programa global que oferece experiências de condução únicas nas áreas de Travel (viagens inspiradoras), Track (experiências em pistas de corrida) e Ice (dinâmica de condução em gelo e neve) – sempre caracterizadas por desempenho, precisão e puro prazer ao dirigir.
O Porsche Ice Experience está na Lapônia finlandesa desde 1996 e, em Levi, desde 2014. Os esportes de inverno no estilo Porsche conquistaram muitos fãs desde então: mais de 1.500 participantes treinam o controle de seus veículos em pistas de neve e gelo todos os anos e desfrutam de um programa de apoio variado. A área do Porsche Arctic Center cobre 300.000 metros quadrados e oferece condições ideais de prática nos quatro níveis de treinamento: Discover, Learn, Boost e Race. Para a temporada de 2025, Hermann Tilke, designer de muitos circuitos modernos de Fórmula 1, renovou e ampliou completamente a pista. Mais informações podem ser encontrafas no site https://www.porschetrackexperience.com.br/
E o kiko?
ResponderExcluirE o Papai Noel, encontrou na Lapônia???
ExcluirDos mesmos produtores do Porsche Taycan.
ResponderExcluirhttps://s2-autoesporte.glbimg.com/q52FfcSoS5vPpe5JWtsXxpiRF_U=/0x0:620x400/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2020/L/8/WCAcFuRxA1mm2EofFmkw/2015-01-15-1989-lada-samara.jpg
LADA SAMARA! Saibam todos quantos comprem um desses automóveis, que tais são produzidos por engenheiros que trabalham no mesmo grupo automotivo do Porsche, ou seja, mesma filosofia, mesma alma!
https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2015/01/que-tal-ter-um-carro-projetado-pela-porsche-por-menos-de-r-5-mil.ghtml
Total relincho. Lada não faz parte do Grupo VW. O fato de a Lada não saber nada, e pedir e pagar pela ajuda de alguns engenheiros da Porsche para projetar, não faz da Lada uma marca com alma Porsche, nem essa trapizonga ai como Porsche. O Polo GTS e o Golf GTI sim tem alma de Porsche.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3XDF0-s4eP8MsSJSh-YktlBhCV9xc4Fp96NP38OBSBUaFcTi7jFgKKu7E1UVHNmDQFAFbGXFqKvOm-EEM-LVloX6iRHIo2PRVX_db11Vs5BNg-OYDO2Cso7ij8A4SQgk9F5VKY80mjb0Hh-4vuNRjOKNpRhmXVKNalCMHQMeMU9EKYlBwnuBoM5JQefy7/s2048/Novo-Golf-GTI-2025-Brasil%20%2817%29.jpg
Tanto que o Porsche Macan de entrada usa o mesmo motor 2.0 (EA 888) do Polo GTI e do Golf GTI.
OXEN, QUAL O PROBLEMA DE UMA MARCA QUERER SER PROJETADA POR OUTRA MARCA FODA ?
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