O Governo do Estado de São Paulo concedeu isenção de IPVA para veículos híbridos flex, por dois anos (2025 e 2026), conforme a Lei Estadual nº 18.065, de 18/12/2024, a qual foi regulamentada pela Portaria SRE 94 de 26 de dezembro de 2024.
Toyota Corolla Cross 2025 Hybrid Flex - isenção IPVA
Entretanto, os requisitos técnicos estabelecidos na Portaria SRE 94/2024 restringem o benefício fiscal, no momento, apenas ao Toyota Corolla Hybrid e ao Toyota Corolla Cross Hybrid.



Conforme a referida legislação, para que possa usufruir da isenção do IPVA em 2025 e 2026, o veículo deve ter as seguintes características técnicas, cumulativamente:
  • híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilize, alternativa ou exclusivamente, etanol; 
  • valor não superior a R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais); 
  • possuir um ou mais motores elétricos com potência elétrica total mínima de 40 kW (quarenta quilowatts), equivalente a 54 cv;
  • alimentados por sistema elétrico de tensão com no mínimo 150 V (cento e cinquenta volts), capazes de recuperar energia para as baterias.
Toyota Corolla 2025 Hybrid Flex - isenção IPVA
Atualmente, os únicos carros disponíveis no mercado brasileiro que se enquadram nessa isenção são os Toyota Corolla Hybrid e o Toyota Corolla Cross Hybrid, ambos fabricados no Estado de São Paulo.

Modelos da Caoa Chery, BYD, Fiat, GWM (Haval) e Kia excluídos da isenção

A regulamentação do governo de São Paulo exclui a isenção do IPVA dos modelos da Caoa Chery (Tiggo 5X e Tiggo 7 Hybrid), Fiat Pulse e Fastback Hybridos, Kia Stonic, entre outros, porque esses modelos adotam o sistema híbrido leve (mild hybrid), que são sistemas híbridos menos sofisticados, com motor elétrico com potência inferior a 5 cv (menor que 54 cv) e sistema elétrico de 12V ou 48V (inferior a 150 cv).

Os GWM Haval H6, o BYD Song e o BYD King, por sua vez, também estão excluídos da isenção do IPVA em São Paulo pois, apesar de contarem com motores elétricos com potência superior a 54 cv, e baterias com tensão de operação acima de 150 V, o motor a combustão adotado por tais veículos é movido exclusivamente a gasolina.

O governo do Estado de São Paulo estabeleceu ainda um rito procedimental para o caso de modelos que se enquadrem na isenção, mas não estão contemplados na tabela de IPVA divulgada pelo governo (veja aqui).

Nessas situações, o contribuinte deve efetuar pedido de concessão de isenção do IPVA por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico - SIPET, disponível no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento: https://portal.fazenda.sp.gov.br.

Com informações: Fábio Mendes Advocacia

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Os carros híbridos da VW terão tal isenção, pq serão flex!!! BYD e demais xings se deram mal.!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é GAMBI-FLEX terá isenção

      Excluir
    2. Gambi flex é o da Fiat nao terá insenção. Apenas o da Vw que será hibrido flex verdadeiro, nao gambi.

      Excluir
    3. Vamos todos aguardar ansiosos por esse lançamento ...assim como esperamos até hoje o ID.3 para o varejo e o eUP! por 120k.

      Excluir
  2. VW nem vai ter, plataforma MaisQueBosta nao comporta

    ResponderExcluir
  3. só em 2028 chegam os VW, muito antes deve vir os GM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem