Em 3 de janeiro de 2025 publicamos a notícia (veja aqui) de que a isenção de IPVA para veículos híbridos no Estado de Minas Gerais se aplicaria apenas aos Fiat Pulse e Fastback Híbridos.
Entretanto, o Carro Esporte Clube informou que a isenção do IPVA não se aplica também aos Fiat Pulse e Fastback Híbridos. A exclusão da regra de isenção se dá por conta que o motor elétrico desses modelos híbridos da Fiat não é capaz de impulsionar o carro.
De fato, a Lei nº 14.937, de 2023, do Estado de Minas Gerais, e o Decreto nº 48.973, de 2024, estabelecem as características técnicas para que um veículo se enquadre na definição de veículo híbrido. O art. 7º, inciso XX do Decreto diz o seguinte:
"Art. 7º – (...)
XX – veículo novo, fabricado no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural, a energia elétrica, e veículo novo híbrido, fabricado no Estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica relativamente à data de aquisição e ao último dia do exercício financeiro em que tenha ocorrido essa aquisição, observado o § 14 deste artigo;" (grifou-se)
Esse dispositivo legal que cria a isenção para híbridos estabelece que o veículo híbrido deve ser novo, fabricado no Estado [de Minas Gerais] e possuir mais de um motor de propulsão. Os modelos com tecnologia MHEV, denominados híbridos leves, como é o caso dos Fiat Fastback e Pulse Híbridos não contam com motor elétrico capaz de impulsionar o carro - o que os excluí da norma de isenção de IPVA de MG. Nesses casos, o sistema elétrico é apenas uma ajuda ao motor a combustão, e em nenhum momento o carro é impulsionado por um motor elétrico.
Essas características mais simples de sistemas MHEV fez com que a ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - se posicionasse no sentido de que os modelos MHEV não são eletrificados de verdade (veja aqui).
O caso do Toyota Corolla Hybrid (Sedã e Cross) é diferente, visto que ele conta com um sistema híbrido HEV, no qual há um motor elétrico capaz de impulsionar o carro sozinho, sem a ajuda de um motor a combustão.
Nesse contexto, fica a questão: a qual modelo híbrido se aplicaria a isenção do IPVA em Minas Gerais? Se essa isenção não se aplica aos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, pois não contam com motor de propulsão elétricos, e também não se aplica aos modelos fabricados em outros Estados e importados - excluindo os Toyota Corolla Hybrid e os modelos híbridos da GMW e BYD, a rigor essa isenção, atualmente, não se aplicaria a nenhum veículo disponível no mercado brasileiro.
Encaminhamos uma dúvida à Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais sobre a questão, e quando obtivemos a informação atualizaremos este post.
Atualização (16h20). A Secretaria de Fazenda de MG respondeu nosso questionamento informando o seguinte: "Informamos que esta hipótese de isenção ainda não foi regulamentada no Estado de Minas Gerais. Está em estudo na SEF/MG a regulamentação da isenção para os veículos elétricos e híbridos".
Dessa forma, como não está regulamentada, então nenhum carro híbrido ou elétrico pode usufruir da isenção em MG, enquanto não for regulamentada.
Fastback Hybrido 160k.
ResponderExcluirÉ híbrido mas bebe mais que o Nivus.
Comprou achando que iria economizar IPVA???? BUMMMMMMMMMMMMMM!!!! lEVOU bombaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/bomba-atomica-fat-man.jpg
Vai pagar 5k porque é híbrido fake.
Agora, me expliquem, por favor: qual é o benefício de comprar um Pulse híbrido?
ResponderExcluirO consumo é praticamente o mesmo, e o IPVA é pago da mesma forma.
Esse sistema híbrido leve parece ser apenas mais uma bugiganga para gerar problemas no futuro.
Não tem. melhor pegar um Nivus.
ExcluirTremenda mancada do governo de MG uma vez que tanto o Fastback e o Pulse tem ALMA de eletrificados.
ResponderExcluirNão tem alma de eletrificados nada. É alma de combustão mesmo. Eletrificado só no nome, e só.
ExcluirSe o Pole tem alma, os FIATs também têm alma. Fatos e apenas fatos.
Excluir#IssoOCarblogNaoMostra
ResponderExcluirhttps://www.noticiasautomotivas.com.br/vendas-da-audi-despencam-em-2024-tanto-no-brasil-quanto-nos-estados-unidos-alguns-modelos-chegaram-a-cair-mais-de-40/
A situação da JacAudi globalmente é crítica. Lucro de apenas 281 dólares por carro, queda de mais de 40% nas vendas, CEO chegando para trabalhar e sendo PRESO. E ainda tem otarios e burros que falam que isso tudo é devido a entrada dessa tranqueira na F1 Kkkkkkkkkkkkk.
A falência tá chegando...
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