A ABVE avalia que alguns dos novos modelos lançados no mercado como híbridos, a rigor, não podem ser considerados eletrificados. Ele oferecem pouca ou nenhuma contribuição para a redução de emissões de CO² e outros gases do efeito estufa.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Modelos como o Fiat Pulse Hybrid e o Fiat Fastback Hybrid, recentemente lançados no mercado brasileiro, apresentam tecnologia híbrida, com motores que combinam um propulsor elétrico e um motor a combustão. No entanto, esses veículos não oferecem as mesmas vantagens de um modelo eletrificado.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
O Pulse Hybrid, por exemplo, é equipado com um motor 1.0 turbo de 130 cv e um sistema híbrido que utiliza baterias de 12V, incluindo chumbo-ácido e íon de lítio. Embora o sistema busque melhorar a eficiência energética, a ABVE considera que esses modelos não possuem a contribuição efetiva para a redução das emissões de CO², requisito essencial para uma verdadeira eletrificação.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Por tais motivos, a partir dos números de janeiro de 2025, que serão divulgados no início de fevereiro, a ABVE deverá incluir em suas estatísticas mensais de eletrificados apenas os veículos que atendam a requisitos técnicos mínimos. Entre os critérios considerados estão: voltagem da bateria, tração elétrica, potência mínima da bateria e contribuição efetiva à redução de emissões.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Ainda assim, as categorias de híbridos que não atendam aos requisitos mínimos continuarão a ser reportadas mensalmente pela ABVE Data, mas em tabelas separadas. Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, a medida visa aumentar a transparência e oferecer mais informações ao consumidor.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Crescimento e resultados de 2024
Em mais um ano de crescimento expressivo, a eletromobilidade no Brasil alcançou novo recorde com 177.358 veículos eletrificados leves emplacados de janeiro a dezembro de 2024, um aumento de 89% em relação aos 93.927 de 2023. Apenas em dezembro, as vendas totalizaram 21.634 unidades.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Desses números, 3.828 correspondem aos micro-híbridos lançados no último trimestre. Estes modelos, equipados com baterias de 12 volts e sem tração elétrica, estão no centro de uma polêmica técnica sobre sua classificação como veículos eletrificados. Mesmo sem considerar os micro-híbridos, o total anual foi de 173.530 emplacamentos, 85% acima de 2023, com dezembro registrando o maior volume mensal da série histórica: 18.942 unidades.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
A ABVE considera como eletrificados todas as tecnologias com algum grau significativo de eletrificação disponíveis no Brasil: veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos convencionais (HEV), HEV flex (movidos a gasolina/álcool) e híbridos leves (MHEV).
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Segundo Ricardo Bastos, 2024 foi um marco de crescimento sustentável para o setor, mas ele destacou a importância de distinguir tecnologias que promovam uma eletrificação real.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Os veículos plug-in, que incluem os 100% elétricos (BEV) e híbridos com recarga externa (PHEV), mantiveram a maior participação de mercado em 2024, com 125.624 unidades, ou 71% do total de eletrificados vendidos. Em comparação com 2023, houve crescimento de 140%, superando os 52.359 veículos vendidos naquele ano.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Em dezembro, as vendas de plug-ins chegaram a 14.889 unidades, representando 69% do mercado de eletrificados no mês. Destes, os PHEV responderam por 48,6% das vendas, enquanto os BEV ficaram com 20,2%.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex e MHEV) representaram 29% do mercado total, com 51.733 unidades vendidas em 2024, um aumento de 24% em relação às 41.568 de 2023.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
A expansão da infraestrutura de recarga também foi um fator relevante para o avanço dos elétricos. Segundo a Tupi Mobilidade, até dezembro de 2024, o Brasil contava com mais de 12 mil pontos de recarga públicos e semi-públicos.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
O estado de São Paulo permaneceu líder em vendas de veículos eletrificados em 2024, com 56.819 unidades (32% do total). O Distrito Federal ficou em segundo lugar, com 16.061 emplacamentos (9%), seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
As cidades que mais registraram emplacamentos no ano foram São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.



Série histórica de vendas eletrificados (incluem micro-híbridos)
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade
Série histórica de vendas eletrificados (não incluem micro-híbridos)
Hibridos-como-Pulse-e-Fastback-nao-sao-eletrificados-de-verdade

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Total relincho ...podem não ser considerados pela ABVE mas são carros com ALMA de eletrificados.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh8EnS1nHl9KFxc-dX5anQXtwSPVx7zln9FWNqnuIlZNS5lwZt7FzpCF82d6-AFsWHMtp7uPUtu8rDNj1yE_fBs2hlqWUjoToFe1GoWt7WyTUhoC2X4IRpRasoW7aUVZ-A0W6stVOJteaVxQPzSJEXcoHEDCZsOGzdxXfPFITukxnomWA3YQRRUtbyq_t3/s600-rw/Fiat-Pulse_Impetus_Hybrid_2025%20%289%29.jpg

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. q eu saiba a VW vai fazer igualzinho, até pq MQB nao comporta hibrido pleno

      Excluir
    2. A mqb comporta um 100% elétrico quanto mais um híbrido plug-in

      Excluir
    3. mentiroso fdp, (não sei pq ainda respondo), apenas a MQB Hybrid q a VW vai trazer entre 2027e2028

      Excluir
  4. Pura enganação da Fiat..
    Aliás, mais uma.

    ResponderExcluir
  5. Verdadeiros pega trouxas esses híbridos leves. Caem nessa pegadinha só quem quer mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem