A comparação entre Toyota Corolla e Volkswagen Virtus pode parecer incomum, mas merece ser discutida. Essa ideia foi inspirada por um vídeo do canal @Acelerados, no qual o Volkswagen Virtus enfrentou o BYD King em uma disputa de tempos em pista.
Logo no início do vídeo, o apresentador Gerson Campos brinca: “Bem-vindos a um comparativo que... acalmem-se, não é um comparativo”. A provocação surge porque o BYD King é um concorrente direto do Toyota Corolla, enquanto o Virtus pertence a uma categoria inferior.
No entanto, os números impressionaram. O Virtus registrou 1:10.879 no circuito, apenas dois décimos de segundo atrás do BYD King, que fez 1:10.621. Isso, mesmo com uma diferença significativa de potência: o BYD King oferece 235 cv, enquanto o Virtus tem 150 cv.
Essa performance levanta a questão: se o BYD King é um concorrente do Toyota Corolla, por que não confrontar diretamente o Virtus com o Corolla? Para isso, analisamos os dados técnicos do Toyota Corolla XEi 2.0 CVT e do Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 250 TSI AT.
Comparativo técnico
Ao observar a ficha técnica, encontram-se pontos de equilíbrio, além de vantagens e desvantagens para ambos os modelos.
Desempenho:
O Virtus, mesmo com menor potência (150 cv contra 177 cv do Corolla), entrega torque superior (25,5 kgfm contra 21,4 kgfm). Esse fator contribui para melhores acelerações: o Virtus faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, enquanto o Corolla cumpre a mesma prova em 9,2 segundos.
Dimensões:
O Corolla é mais longo (4.630 mm contra 4.560 mm) e mais largo (1.780 mm contra 1.751 mm), o que pode oferecer maior espaço interno. Por outro lado, o Virtus é mais alto (1.480 mm contra 1.455 mm), o que pode contribuir para um acesso mais fácil ao veículo.
Capacidade do porta-malas:
A Volkswagen leva vantagem nesse quesito, oferecendo 521 litros contra 470 litros do Toyota. Esse é um ponto crucial para quem busca um sedan com foco em usabilidade familiar.
Preço:
O Virtus também apresenta um custo mais acessível, com preço sugerido de R$ 154.790, enquanto o Corolla XEi parte de R$ 161.990, conforme os valores divulgados pelas montadoras.
Ficha técnica - Toyota Corolla XEI e VW Virtus Exclusive
Especificações
Toyota Corolla 2.0 XEI CVT 2025
VW Virtus Exclusive 1.4 250 TSI 2025
Motorização
2.0
1.4
Combustível
Álcool / Gasolina
Álcool / Gasolina
Potência (cv)
177 / 169
150 / 150
Torque (kgf.m)
21,4 / 21,4
25,5 / 25,5
Velocidade Máxima (km/h)
205
209 / 207
Tempo 0-100 km/h (s)
9,2
8,5 / N/D
Consumo cidade (km/l)
8 / 11,6
8 / 11,9
Consumo estrada (km/l)
9,7 / 13,9
10 / 14,7
Câmbio
CVT com modo manual
Automática com modo manual de 6 marchas
Tração
Dianteira
Dianteira
Direção
Elétrica
Elétrica
Suspensão Dianteira
McPherson com barra estabilizadora, roda independente
McPherson com barra estabilizadora, roda independente
Suspensão Traseira
Braços triangulares, barra estabilizadora, independente
Eixo de torção, roda semi-independente
Freios
Disco ventilado Disco sólido
Disco ventilado Disco sólido
Altura (mm)
1.455
1.480
Largura (mm)
1.780
1.751
Comprimento (mm)
4.630
4.560
Peso (kg)
1.405
1.258
Capacidade do Tanque (L)
50
52
Entre-eixos (mm)
2.700
2.651
Capacidade Porta-Malas (L)
470
521
Ocupantes
5
5
Conclusão
Embora pertençam a categorias diferentes, o desempenho do Volkswagen Virtus permite comparações com o Toyota Corolla em diversos aspectos. A relação entre torque, aceleração, capacidade do porta-malas e preço favorece o modelo da Volkswagen.
Ainda que o Corolla mantenha sua posição consolidada no mercado, o Virtus se destaca como uma alternativa interessante, especialmente para quem prioriza custo-benefício e desempenho.
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Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
belo comparativo , um médio veterano sentido a concorrência do médio mais jovem ... esse virtus exclusive é coisa linda ..... haaaa eu vou ter que soltar ..... PQP !!! PQP !! eu viii eu viii
o desempenho do Volkswagen Virtus permite comparações com o Toyota Corolla em diversos aspectos. A relação entre torque, aceleração, capacidade do porta-malas e preço favorece o modelo da Volkswagen.
Prezados.... Trata-se de posicionamento de mercado... O cliente do Corolla não é o mesmo cliente do Virtus. Ou alguém aqui acha que os testes de pista farão o cliente Toyota, normalmente fiel à marca, entrar numa concessionária VW para levar um Virtus? Observem que a matéria não colocou em pauta o acabamento dos veículos, nem a parte de segurança.
Cara, gosto demais desse motor 1.4 TSI da VW, o Virtus tem uma conectividade muito boa, tecnologia do painel então nem se fala, MASSSSS quando o assunto é conforto e acabamento, além da robustez, tenho que dar corda para o Toyota - nem se compara!!!
Eu não acho, eu tenho certeza que se o cliente Toyota fizer um teste drive em um exclusive e sair dele e entrar em um corolla, 50% desses clientes vão no exclusive. O carro só perde em qualidade de acabamento, mas o resto o Virtus é superior, até em conforto, pois apesar de ter menor espaço interno ele tem bancos mais confortáveis. Já tive corolla e hilux, tinha raiva daqueles bancos. Pelo menos os bancos da frente posso afirmar com conhecimento de causa. Nunca ando atrás, não sei dizer sobre os bancos traseiros.
bem iguais ... até o freio de mao , so que a MM do vw é maior e melhor , porta malas maior ...corolla tem um entre eixo um pouco maior , porém é menor na altura e assim vai
A matéria começa derrapando seriamente ao falar sobre "pseudos testes" comparativos em pista do canal Acelerados; chega a ser vergonhoso o marketing bancado pela VW. Quando vemos um VW Polo com sua plataforma original e entre eixos de 2,566 e peso total de (1.112 kg), esticada e equipando um T-Cross (250 TSI) com EE de 2,651 (1.292 Kg) o mesmo do Virtus Exclusive (1.258 Kg); VW Nivus (1.238 Kg)EE de 2,566, poderíamos "supor" , que a marca que só "ostenta em marketing" as famosas "estrelas" da LatinNcap, por produzir veículos "altamente seguros", teria uma preocupação imensa ao produzir outros modelos derivados do VW Hatch Polo, sendo maiores, mais pesados (até + 180 Kg) e com maior capacidade de carga, de pelo menos redimensionar o sistema de frenagem de cada novo modelo, ao invés de manter até os "simples" discos de freios dianteiros com 276 mm e traseiro 230 mm, e todo o sistema, inclusive para as versões "GTS". Qualquer leigo, por mais fanático que seja por marcas, acreditará que um VW Virtus com 5 ocupantes, pesando + 146 Kg em relação ao Polo, resultando em uma carga equivalente a 7 ocupantes, além do seu grande porta malas lotado, vai executar uma frenagem repentina a 120 kg de forma segura? Com relação ao Corolla Gli, o mesmo possui 1.420 Kg, discos de freios dianteiros com 282 mm e traseiros com 257 mm, além de pastilhas cerâmicas, maiores do que os modelos citados., além de motor com corrente de comando para rodar 250 mil km, acabamento melhor, nada de ficar abrindo motor para descarbonizar, problemas de bicos, bombas de alta, etc.
Há uma tara enorme das pessoas querendo comparar esses carros ao Corolla, mas a robustez, conforto e mecânica do Corolla deixam todos para trás, não adianta. Existe Corolla e Civic de um lado e os outros abaixo.
o sentra se equipara tranquilo , assim como o exclusive. fale com argumentos e nao argumentos vagos . "chega perto do Corolla " me fala aí , pq nao chega
A VW continua falhando ao empurrar o Virtus no lugar do Jetta que foi um fracasso de vendas e não justifica a produção nacional. Sobrou o GLI com preço de série M320i.
Quem compra sedan médio (de verdade, não o onix, virtus, hb20s etc) querem conforto, qualidade e tranquilidade.
O acabamento é bem superior, seja nos bancos, volante, painel e portas nem se fala, além da opção de couro, o Virtus continua com o mesmo interior (barulhento) de 2018.
Enquanto isso, os donos de VW já comparam +500 desses, só em um anuncio, porque o nem o bendito apoio de braço, não fica no lugar.
Tem o conforto da suspensão e silencio ao rodar diferenciado do Corolla e Sentra, suspensão independente de novo nos japas e eixo no Virtus.
E o Corolla continua na frente do Sentra porque: - Motor Dinamic Force, com injeção direta + indireta (Sentra é só direta) - Cambio CVT + marcha convencional (Sentra CVT normal) - Garantia de 5 anos, em 2025 passou para absurdos 10 anos (claro, não quebra) - Corolla é o mais consolidado no mercado de usados que o Sentra.
A Nissan poderia vender bem mais o Sentra, era só baixar o preço suficiente para esquecer essas diferenças x Corolla GLI, que é o mais vendido, porque tem tudo o que uma pessoa busca nessa categoria.
HUM ...vc só vai pegar um carro moderno, seguro, mecânica robusta e moderna , tecnológico...mas nao sei qt a toyota te Paga pra vc ficar chuPANDO ELA GOSTOSO
Gosto de carros e leio frequentemente as matérias de uma meia dúzia de sites do gênero, como este.
Me divirto com os comentários de apaixonados por esta ou aquela marca e vejo matérias claramente tendenciosas, nada jornalísticas.
Já tivemos carros em casa, sempre comprados zero quilômetro, da FIAT, FORD, VW, GM, Citroen, Renault, Nissan, Honda e Toyota.
Como nenhuma nos deu o veículo de graça, posso afirmar que TODAS as marcas tem prós e contras, algumas mais contras (por exemplo, compre um francês e sofra com peças e na revenda, apesar de serem mais completos e confortáveis que a média).
Nunca tinha me interessado em comentar nada, até esta matéria, pois é uma comparação totalmente forçada, sem sentido.
Estou no meu segundo Corolla, antes tive um Civic. Minha esposa, minha sogra e meu cunhado tem um HRV.
Depois de ter de várias marcas, quando você pega um Honda ou Toyota, dificilmente vai querer sair delas, a não ser trocar uma pela outra. Simples assim.
Por que ? Porque são escolhas racionais. Podem não se destacar em algo específico mas são acima da média em tudo, odiadas pelos mecânicos pois não quebram (se minimamente mantidas).
Só vou falar um item que o comparativo acima não cita: vejam no seu perfil mesmo, na sua seguradora, o valor do seguro de um VW e de um Toyota.
Se for olhar vários outros itens objetivos e subjetivos então ..... conforto, acabamento, confiabilidade, preços de peças e revisões, valor de revenda ....
Fica fácil entender porque depois que você consegue comprar um (porque é difícil, já que eles também custam acima da média), você não larga mais.
Apenas mais uma colocação para alguns fanáticos que se consideram "experts"; os motores VW 200 TSI EA 211 e 1.4 TSI são tão "ROBUSTOS" que já foram descontinuados na Europa e EUA, substituídos pela geração EVO, devido a diversos "problemas crônicos", e desde 2017 por não atenderem sequer a antiga norma de emissões Euro6, mesmo com catalisadores especiais (por aqui vale tudo), e por lá já estão na Euro7. No link adiante, constam as principais modificações efetuadas nos "ROBUSTOS" motores oferecidos em nosso mercado: https://www.motorreviewer.com/engine.php?engine_id=117
O problema na pratica, fiquei entre pegar um xei ou exclusive, a diferença sobe para mais de 20k, digo por experiencia propria, pensei no corolla, mas era 20k a mais que o virtus, saiu para mim a 145k e corolla sairia a 155k, mas ainda teve a questão de colocar o usado no rolo, ai a diferença de uma para outro deu 20k, o virtus tem os bonus mais o desconto, mas como carro no geral, nao da pra comparar corolla com virtus, sao categorias diferentes
belo comparativo , um médio veterano sentido a concorrência do médio mais jovem ...
ResponderExcluiresse virtus exclusive é coisa linda ..... haaaa eu vou ter que soltar ..... PQP !!! PQP !!
eu viii eu viii
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluiresse não sabe nem o p posta
ExcluirNÃO SÃO CONCORRENTES, CATEGORIAS DIFERENTES
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCorolla passa a imagem de um sedã mais premium, enquanto o Virtus lembra um Voyajão emperiquitado. Por isso o Toyota ganhou.
ResponderExcluirCorolla passa a imagem de um YARISZAO
Excluiro desempenho do Volkswagen Virtus permite comparações com o Toyota Corolla em diversos aspectos. A relação entre torque, aceleração, capacidade do porta-malas e preço favorece o modelo da Volkswagen.
ExcluirPrezados.... Trata-se de posicionamento de mercado...
ResponderExcluirO cliente do Corolla não é o mesmo cliente do Virtus.
Ou alguém aqui acha que os testes de pista farão o cliente Toyota, normalmente fiel à marca, entrar numa concessionária VW para levar um Virtus? Observem que a matéria não colocou em pauta o acabamento dos veículos, nem a parte de segurança.
Prezado...conheço muitos que saíram do corola e foram pro exclusive ou highline.
ExcluirCara, gosto demais desse motor 1.4 TSI da VW, o Virtus tem uma conectividade muito boa, tecnologia do painel então nem se fala, MASSSSS quando o assunto é conforto e acabamento, além da robustez, tenho que dar corda para o Toyota - nem se compara!!!
Excluireduardo , acabamento ? normal para a categoria.... robustez?
Excluira vw tb tem...já mais que provado , diferentemente dos gm , fiats , teslas , jeeps
fui!
Eu não acho, eu tenho certeza que se o cliente Toyota fizer um teste drive em um exclusive e sair dele e entrar em um corolla, 50% desses clientes vão no exclusive. O carro só perde em qualidade de acabamento, mas o resto o Virtus é superior, até em conforto, pois apesar de ter menor espaço interno ele tem bancos mais confortáveis. Já tive corolla e hilux, tinha raiva daqueles bancos. Pelo menos os bancos da frente posso afirmar com conhecimento de causa. Nunca ando atrás, não sei dizer sobre os bancos traseiros.
ExcluirVirtus superior em tudo!!
ResponderExcluirbem iguais ... até o freio de mao , so que a MM do vw
Excluiré maior e melhor , porta malas maior ...corolla tem um entre eixo um pouco maior , porém é menor na altura e assim vai
Comparação desleal ...Virtus Exclusive no máximo compete com Onix Premier.
Excluirhttps://midias.agazeta.com.br/2023/01/17/-chevrolet-onix-plus-10-turbo-premier-951460.jpg
Comparar com o Corolla de entrada já seria como chutar cachorro morto.
rival desse onixzinho é o cronos .
Excluirvirtus exclusive, é corolla !
A matéria começa derrapando seriamente ao falar sobre "pseudos testes" comparativos em pista do canal Acelerados; chega a ser vergonhoso o marketing bancado pela VW. Quando vemos um VW Polo com sua plataforma original e entre eixos de 2,566 e peso total de (1.112 kg), esticada e equipando um T-Cross (250 TSI) com EE de 2,651 (1.292 Kg) o mesmo do Virtus Exclusive (1.258 Kg); VW Nivus (1.238 Kg)EE de 2,566, poderíamos "supor" , que a marca que só "ostenta em marketing" as famosas "estrelas" da LatinNcap, por produzir veículos "altamente seguros", teria uma preocupação imensa ao produzir outros modelos derivados do VW Hatch Polo, sendo maiores, mais pesados (até + 180 Kg) e com maior capacidade de carga, de pelo menos redimensionar o sistema de frenagem de cada novo modelo, ao invés de manter até os "simples" discos de freios dianteiros com 276 mm e traseiro 230 mm, e todo o sistema, inclusive para as versões "GTS".
ResponderExcluirQualquer leigo, por mais fanático que seja por marcas, acreditará que um VW Virtus com 5 ocupantes, pesando + 146 Kg em relação ao Polo, resultando em uma carga equivalente a 7 ocupantes, além do seu grande porta malas lotado, vai executar uma frenagem repentina a 120 kg de forma segura? Com relação ao Corolla Gli, o mesmo possui 1.420 Kg, discos de freios dianteiros com 282 mm e traseiros com 257 mm, além de pastilhas cerâmicas, maiores do que os modelos citados., além de motor com corrente de comando para rodar 250 mil km, acabamento melhor, nada de ficar abrindo motor para descarbonizar, problemas de bicos, bombas de alta, etc.
Pseudo teste?
ExcluirUm piloto de Formula 1, um pista padrão FIA, telemetria....
Os argumentos usados acima também se aplicam ao Corolla GR?
Achei a comparação justa, mesmo porque não pegou a versão topo do Corolla, que também é mais pensada devido ao conjunto elétricos.
Simples comparativo de carros com o mesmo público alvo. 160k
Corolla GR / digo: GR-S
Excluirperfeita matéria
ResponderExcluirCATEGORIAS DIFERENTES
resto é choro
qualidade de construçao, luxo, conforto, confiabilidade
ResponderExcluirNEM SE COMPARA = COROLLA VENCE
meio mundo de hilux dando b.o e mesmo assim , animais ficam falando como um mantra
Excluirconfiabilidade rsrskkkkkkkkkkk
mas o 1.4 TSI chegou no nível do Ap
ROBUSTO É ELE
Há uma tara enorme das pessoas querendo comparar esses carros ao Corolla, mas a robustez, conforto e mecânica do Corolla deixam todos para trás, não adianta.
ResponderExcluirExiste Corolla e Civic de um lado e os outros abaixo.
1.4 tsi é praticamente um AP (robustez)
Excluirmecânica moderna ( mecânica )
maravilhosa dirigibilidade ( conforto)
O único que chega perto do Corolla é o Sentra.
ResponderExcluirO Civic importado ficou caro demais.
o sentra se equipara tranquilo , assim como o exclusive.
Excluirfale com argumentos e nao argumentos vagos .
"chega perto do Corolla "
me fala aí , pq nao chega
Sentra? Com motor 2.0 antiquado?
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9nmv2e3hN5B3RLxDbPc25lvIhgBtcn4D8w4inHoYe70dvmtwg4mNjb4tq7LOdHq-x2jrJ4yfHddU7zdHXd9YFySt8xqWiHRP4wfcauI95BSs__WqvqbDTubdXoGM9KNB9vI1UULm-TNciII9l3J8Qlo1Ya3-LThK0L3pm8eCrv9bnDpl1tqzWlaN2dBus/s2560/Novo%20Nissan%20Sentra%20Exclusive%202025%2012.jpg
Motor de 151 cv? Aspirado, sem injeção direta? Virtus Exclusive superior.
thieng. Não sei está falando sério, mas vamos lá.
ExcluirA VW continua falhando ao empurrar o Virtus no lugar do Jetta que foi um fracasso de vendas e não justifica a produção nacional. Sobrou o GLI com preço de série M320i.
Quem compra sedan médio (de verdade, não o onix, virtus, hb20s etc) querem conforto, qualidade e tranquilidade.
O acabamento é bem superior, seja nos bancos, volante, painel e portas nem se fala, além da opção de couro, o Virtus continua com o mesmo interior (barulhento) de 2018.
Enquanto isso, os donos de VW já comparam +500 desses, só em um anuncio, porque o nem o bendito apoio de braço, não fica no lugar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3325871241-suporte-largo-apoio-encosto-de-braco-vw-polo-virtus-nivus-_JM?
Tem o conforto da suspensão e silencio ao rodar diferenciado do Corolla e Sentra, suspensão independente de novo nos japas e eixo no Virtus.
E o Corolla continua na frente do Sentra porque:
- Motor Dinamic Force, com injeção direta + indireta (Sentra é só direta)
- Cambio CVT + marcha convencional (Sentra CVT normal)
- Garantia de 5 anos, em 2025 passou para absurdos 10 anos (claro, não quebra)
- Corolla é o mais consolidado no mercado de usados que o Sentra.
A Nissan poderia vender bem mais o Sentra, era só baixar o preço suficiente para esquecer essas diferenças x Corolla GLI, que é o mais vendido, porque tem tudo o que uma pessoa busca nessa categoria.
O dia que eu sair do Corolla pra pegar um Virtus, me internem, estou louco.
ResponderExcluirEXATO, só os debiloides que amam a VWbosta
ExcluirHUM ...vc só vai pegar um carro moderno, seguro, mecânica robusta e moderna , tecnológico...mas nao sei qt a toyota te Paga pra vc ficar chuPANDO ELA GOSTOSO
ExcluirGosto de carros e leio frequentemente as matérias de uma meia dúzia de sites do gênero, como este.
ResponderExcluirMe divirto com os comentários de apaixonados por esta ou aquela marca e vejo matérias claramente tendenciosas, nada jornalísticas.
Já tivemos carros em casa, sempre comprados zero quilômetro, da FIAT, FORD, VW, GM, Citroen, Renault, Nissan, Honda e Toyota.
Como nenhuma nos deu o veículo de graça, posso afirmar que TODAS as marcas tem prós e contras, algumas mais contras (por exemplo, compre um francês e sofra com peças e na revenda, apesar de serem mais completos e confortáveis que a média).
Nunca tinha me interessado em comentar nada, até esta matéria, pois é uma comparação totalmente forçada, sem sentido.
Estou no meu segundo Corolla, antes tive um Civic. Minha esposa, minha sogra e meu cunhado tem um HRV.
Depois de ter de várias marcas, quando você pega um Honda ou Toyota, dificilmente vai querer sair delas, a não ser trocar uma pela outra. Simples assim.
Por que ? Porque são escolhas racionais. Podem não se destacar em algo específico mas são acima da média em tudo, odiadas pelos mecânicos pois não quebram (se minimamente mantidas).
Só vou falar um item que o comparativo acima não cita: vejam no seu perfil mesmo, na sua seguradora, o valor do seguro de um VW e de um Toyota.
Se for olhar vários outros itens objetivos e subjetivos então ..... conforto, acabamento, confiabilidade, preços de peças e revisões, valor de revenda ....
Fica fácil entender porque depois que você consegue comprar um (porque é difícil, já que eles também custam acima da média), você não larga mais.
NÃO ADIANTA, PROS CHUPADORES DA VW, VIRTUS VAI CONTINUAR SENDO MELHOR KKKKKKKKK
ExcluirApenas mais uma colocação para alguns fanáticos que se consideram "experts"; os motores VW 200 TSI EA 211 e 1.4 TSI são tão "ROBUSTOS" que já foram descontinuados na Europa e EUA, substituídos pela geração EVO, devido a diversos "problemas crônicos", e desde 2017 por não atenderem sequer a antiga norma de emissões Euro6, mesmo com catalisadores especiais (por aqui vale tudo), e por lá já estão na Euro7. No link adiante, constam as principais modificações efetuadas nos "ROBUSTOS" motores oferecidos em nosso mercado: https://www.motorreviewer.com/engine.php?engine_id=117
ResponderExcluirO problema na pratica, fiquei entre pegar um xei ou exclusive, a diferença sobe para mais de 20k, digo por experiencia propria, pensei no corolla, mas era 20k a mais que o virtus, saiu para mim a 145k e corolla sairia a 155k, mas ainda teve a questão de colocar o usado no rolo, ai a diferença de uma para outro deu 20k, o virtus tem os bonus mais o desconto, mas como carro no geral, nao da pra comparar corolla com virtus, sao categorias diferentes
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.