O ranking de carros e marcas mais vendidos na Itália mostra que as vendas em 2024 permaneceram praticamente estáveis, com uma leve queda de 0,5%, totalizando 1.558.704 unidades. O mercado ainda está 19,1% abaixo do nível pré-pandemia de 2019, quando foram registradas 1.925.535 vendas.
Entre os destaques, as vendas para clientes privados superaram o mercado, crescendo 3,7% e alcançando 915.216 unidades, representando 58% do total, contra 55,5% em 2023. Já os aluguéis (leasing) de curto prazo aumentaram 23,2%, refletindo mudanças nas preferências de consumo.
No que diz respeito às motorizações, os híbridos (HEVs) continuam liderando o mercado, com alta de 10,2%, atingindo 40,2% de participação. Enquanto isso, os veículos elétricos (BEVs) registraram uma queda modesta de 0,9%, mantendo uma participação de mercado de 4,2%.
O desempenho da Fiat em 2024 foi marcado por desafios significativos. A marca registrou queda de 17,6% nas vendas e, pela primeira vez na história, terminou o ano com menos de 10% de participação no mercado italiano (9,2%). Essa queda foi agravada pela descontinuação dos modelos 500 ICE e 500X.
A Fiat manteve a liderança anual, mas enfrentou crescente concorrência. Em dezembro, a marca ficou em 5º lugar, sua pior posição histórica no mercado doméstico. Durante o ano, a Toyota (+24,5%) e a Volkswagen (-1,2%) assumiram a 2ª e 3ª posições, respectivamente.
Entre as marcas que se destacaram em 2024 estão a Dacia (+13,7%), que consolidou sua posição em 4º lugar, e a BMW (+17,4%), que subiu da 10ª para a 7ª posição. A MG (+32%) alcançou um recorde histórico de 16ª posição, enquanto marcas chinesas como Omoda+Jaecoo (+49.800%) e BYD (+1.189,3%) começaram a ganhar espaço, embora ainda representem apenas 0,2% do mercado.
O Fiat Panda manteve a liderança pelo 13º ano consecutivo, representando 69% das vendas totais da Fiat em 2024. O Dacia Sandero (+24,8%) consolidou o 2º lugar, enquanto o Jeep Avenger (+85%) surpreendeu ao alcançar o 3º lugar em seu primeiro ano completo de vendas.
Outros destaques incluem o Citroën C3 (+24,3%) em 4º lugar e o Toyota Yaris Cross (+5,6%) em 5º. Modelos como Renault Clio (+42%) e Peugeot 208 (+34,5%) mostraram crescimento expressivo, enquanto o Lancia Ypsilon (-28,3%) enfrentou queda acentuada devido ao alto custo da nova geração.
Fiat entrando em estado de putrefação mercadológica na Itália..putz.
ResponderExcluirVw lixo teve queda se 1,2%.
ExcluirEle tá falando de casa,na Alemanha a VW pinta e morda ao contrário da fossa de Turim que até os Italianos se cansaram dela.
Excluirgrupo vw já domina toda Itália
ResponderExcluirdoente, NÃO TEM nenhum entre os mais vendidos
ExcluirTomou chifre da esposa?kkkkkk,o Golf chegou a ser o hatch médio mais vendido da Itália,é vergonhoso sim a Fiat perder vendas em casa
ExcluirQuem sustenta a Fiat é o mercado brasileiro. Se houvesse honra no capitalismo, a Fiat deveria melhorar seus motores e o acabamento interno dos seus carros no Brasil...
ResponderExcluirQuem sustenta a VW é as Locadoras. Se houvesse honra no capitalismo, a VW deveria melhorar seus motores e o acabamento interno dos seus carros no Brasil...
ExcluirE deveria tb parar de reciclar plataformas antigas, criando essas gambiarras.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaGBbakDBlsdPYu3C_9VkwSEnUgRW3Ukxs32to44hRhhhu7oQxOpIcioksIhdR-HkPAM7bZ38BfwjRHt2GqzVZ7FoHZV7FOT3nX9LY6c9G7XlRcLeIXsksk1OVGM9NGyADKokR95P-3yw/s1600/Fiat-Punto-2016+(7).jpg
É Punto piorado que se transforma em Argo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU-5q7ON6iGkb-w9FCYO7sbC0x0ylvPNPwrS_2eoS2pS6pFhGtvcqa-Alz33_YtkjANLZSXKmeIfD2l2jPcbLHA-xHzrqaw-7fZisz6JKe4leDdl0onukked0bH8k9bQCwmHayWAMC8TWP/s1600/Fiat-Argo-HGT-Opening-Edition+%25284%2529.jpg
Ai o Argo não vende tanto, faz mais uma gambiarra em cima do Argo, e sai um Fastback e um Punto!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwrm36OR-ZMXXVLIG1mQC_gNT71M14evgex7RklpEXl0HUMNGp7-N8NLQrHtW0RkCpMoSkKyeHu4ODVSzQP1Qf3Tq3L_NcfRcPfmBldaPeIzURzGVDOjX0-NoeEwUJWzc3mFFlpTAW5UrOxeSR3XZ2MAjLmlzMuw408cdtcbTqPVzW7JTycsBVFpx4xYyZ/s2560/Fiat-Fastback_Impetus-2025_Hybrid%20%285%29.jpg
É Uno gambiarrado que vira Mobi, e dai Strada. Só gambi no Brasil...
Estranho que o Punto tinha opção de airbags de cortina nas versões mais caras,já um Fastbosta Abarth que é caro pra porra não tem esses airbags sequer como opcionais
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.