O ranking de carros e marcas mais vendidos na Itália mostra que as vendas em 2024 permaneceram praticamente estáveis, com uma leve queda de 0,5%, totalizando 1.558.704 unidades. O mercado ainda está 19,1% abaixo do nível pré-pandemia de 2019, quando foram registradas 1.925.535 vendas.
Entre os destaques, as vendas para clientes privados superaram o mercado, crescendo 3,7% e alcançando 915.216 unidades, representando 58% do total, contra 55,5% em 2023. Já os aluguéis (leasing) de curto prazo aumentaram 23,2%, refletindo mudanças nas preferências de consumo.
No que diz respeito às motorizações, os híbridos (HEVs) continuam liderando o mercado, com alta de 10,2%, atingindo 40,2% de participação. Enquanto isso, os veículos elétricos (BEVs) registraram uma queda modesta de 0,9%, mantendo uma participação de mercado de 4,2%.
O desempenho da Fiat em 2024 foi marcado por desafios significativos. A marca registrou queda de 17,6% nas vendas e, pela primeira vez na história, terminou o ano com menos de 10% de participação no mercado italiano (9,2%). Essa queda foi agravada pela descontinuação dos modelos 500 ICE e 500X.
A Fiat manteve a liderança anual, mas enfrentou crescente concorrência. Em dezembro, a marca ficou em 5º lugar, sua pior posição histórica no mercado doméstico. Durante o ano, a Toyota (+24,5%) e a Volkswagen (-1,2%) assumiram a 2ª e 3ª posições, respectivamente.
Entre as marcas que se destacaram em 2024 estão a Dacia (+13,7%), que consolidou sua posição em 4º lugar, e a BMW (+17,4%), que subiu da 10ª para a 7ª posição. A MG (+32%) alcançou um recorde histórico de 16ª posição, enquanto marcas chinesas como Omoda+Jaecoo (+49.800%) e BYD (+1.189,3%) começaram a ganhar espaço, embora ainda representem apenas 0,2% do mercado.
O Fiat Panda manteve a liderança pelo 13º ano consecutivo, representando 69% das vendas totais da Fiat em 2024. O Dacia Sandero (+24,8%) consolidou o 2º lugar, enquanto o Jeep Avenger (+85%) surpreendeu ao alcançar o 3º lugar em seu primeiro ano completo de vendas.
Outros destaques incluem o Citroën C3 (+24,3%) em 4º lugar e o Toyota Yaris Cross (+5,6%) em 5º. Modelos como Renault Clio (+42%) e Peugeot 208 (+34,5%) mostraram crescimento expressivo, enquanto o Lancia Ypsilon (-28,3%) enfrentou queda acentuada devido ao alto custo da nova geração.
Fiat entrando em estado de putrefação mercadológica na Itália..putz.
ResponderExcluirVw lixo teve queda se 1,2%.
Excluirgrupo vw já domina toda Itália
ResponderExcluirdoente, NÃO TEM nenhum entre os mais vendidos
ExcluirQuem sustenta a Fiat é o mercado brasileiro. Se houvesse honra no capitalismo, a Fiat deveria melhorar seus motores e o acabamento interno dos seus carros no Brasil...
ResponderExcluirQuem sustenta a VW é as Locadoras. Se houvesse honra no capitalismo, a VW deveria melhorar seus motores e o acabamento interno dos seus carros no Brasil...
ExcluirE deveria tb parar de reciclar plataformas antigas, criando essas gambiarras.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaGBbakDBlsdPYu3C_9VkwSEnUgRW3Ukxs32to44hRhhhu7oQxOpIcioksIhdR-HkPAM7bZ38BfwjRHt2GqzVZ7FoHZV7FOT3nX9LY6c9G7XlRcLeIXsksk1OVGM9NGyADKokR95P-3yw/s1600/Fiat-Punto-2016+(7).jpg
É Punto piorado que se transforma em Argo.
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Ai o Argo não vende tanto, faz mais uma gambiarra em cima do Argo, e sai um Fastback e um Punto!
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É Uno gambiarrado que vira Mobi, e dai Strada. Só gambi no Brasil...
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