Um ponto de preocupação para o consumidor é o custo de manutenção. A substituição da bateria de um híbrido leve, embora menos onerosa que a de híbridos convencionais, ainda representa um gasto significativo. Além disso, os componentes elétricos, como o motor de arranque e o sistema de recuperação de energia, demandam cuidados específicos e mão de obra especializada, o que eleva os custos de revisão e reparo. Um dos principais atrativos do sistema híbrido leve é a promessa de menor consumo de combustível, especialmente em trajetos urbanos. A tabela abaixo compara o consumo do Fiat Pulse Híbrido com o modelo à combustão:
Embora o híbrido leve ofereça uma pequena vantagem no consumo urbano, essa diferença não se reflete em trajetos rodoviários, o que pode limitar os benefícios para quem utiliza o veículo majoritariamente em estradas.
O consumidor tem pouco ou quase nenhum incentivo para a compra de um carro híbrido.
Minas Gerais e São Paulo têm se destacado com incentivos fiscais para veículos híbridos, como a redução ou isenção do IPVA. Em Minas Gerais, a legislação concede isenção total para veículos novos fabricados no estado que utilizem motores movidos a gás natural, energia elétrica ou sistemas híbridos, desde que possuam mais de um motor de propulsão. Contudo, muitos modelos classificados como micro híbridos ficam excluídos desse benefício, já que seus sistemas elétricos apenas auxiliam o motor a combustão, sem capacidade de movimentar o veículo de forma independente.
Mais detalhes podem ser encontrados neste artigos:
- Isenção de IPVA para híbridos em Minas Gerais
- Falta de incentivos em outros estados
São Paulo concedeu isenção de IPVA para veículos híbridos flex por dois anos (2025 e 2026), conforme a Lei Estadual nº 18.065. No entanto, somente alguns modelos de híbridos são contemplados com a isenção. Veja os modelos contemplados clicando aqui.
Em outros estados, a situação é ainda pior, pois ainda não implementaram medidas semelhantes, dificultando uma padronização nacional e limitando o alívio financeiro para futuros compradores. Sustentabilidade
A transição para tecnologias híbridas no Brasil muitas vezes segue modelos adotados na Europa, que possui uma matriz energética diferente e um histórico de emissões mais elevado. No entanto, o Brasil se destaca por sua matriz energética limpa e pela preservação de sua cobertura florestal. Cerca de 66% da vegetação nativa brasileira permanece intacta, segundo índices recentes, enquanto a Europa enfrenta desafios para mitigar os impactos de séculos de desmatamento. Essa realidade levanta mais questionamentos: o mercado automotivo brasileiro deve seguir estratégias globais ou desenvolver soluções adaptadas às suas particularidades locais, como o etanol, por exemplo? A escolha por um veículo híbrido leve depende de variáveis como o perfil de uso, condições tributárias estaduais e custo de manutenção a longo prazo. Embora esses veículos tragam benefícios em consumo urbano e possam usufruir de incentivos fiscais, seu impacto geral em sustentabilidade e economia ainda gera dúvidas. O consumidor deve avaliar se o investimento se alinha às suas necessidades reais, considerando também o contexto energético e ambiental brasileiro.
Minas Gerais e São Paulo têm se destacado com incentivos fiscais para veículos híbridos, como a redução ou isenção do IPVA. Em Minas Gerais, a legislação concede isenção total para veículos novos fabricados no estado que utilizem motores movidos a gás natural, energia elétrica ou sistemas híbridos, desde que possuam mais de um motor de propulsão. Contudo, muitos modelos classificados como micro híbridos ficam excluídos desse benefício, já que seus sistemas elétricos apenas auxiliam o motor a combustão, sem capacidade de movimentar o veículo de forma independente.
Mais detalhes podem ser encontrados neste artigos:
- Isenção de IPVA para híbridos em Minas Gerais
- Falta de incentivos em outros estados
São Paulo concedeu isenção de IPVA para veículos híbridos flex por dois anos (2025 e 2026), conforme a Lei Estadual nº 18.065. No entanto, somente alguns modelos de híbridos são contemplados com a isenção. Veja os modelos contemplados clicando aqui.
Em outros estados, a situação é ainda pior, pois ainda não implementaram medidas semelhantes, dificultando uma padronização nacional e limitando o alívio financeiro para futuros compradores. Sustentabilidade
A transição para tecnologias híbridas no Brasil muitas vezes segue modelos adotados na Europa, que possui uma matriz energética diferente e um histórico de emissões mais elevado. No entanto, o Brasil se destaca por sua matriz energética limpa e pela preservação de sua cobertura florestal. Cerca de 66% da vegetação nativa brasileira permanece intacta, segundo índices recentes, enquanto a Europa enfrenta desafios para mitigar os impactos de séculos de desmatamento. Essa realidade levanta mais questionamentos: o mercado automotivo brasileiro deve seguir estratégias globais ou desenvolver soluções adaptadas às suas particularidades locais, como o etanol, por exemplo? A escolha por um veículo híbrido leve depende de variáveis como o perfil de uso, condições tributárias estaduais e custo de manutenção a longo prazo. Embora esses veículos tragam benefícios em consumo urbano e possam usufruir de incentivos fiscais, seu impacto geral em sustentabilidade e economia ainda gera dúvidas. O consumidor deve avaliar se o investimento se alinha às suas necessidades reais, considerando também o contexto energético e ambiental brasileiro.
Olha, o Pulse hybrido não vale a pena, pq é muito mais caro sem bom reflexo no consumo. Então o Nivus a combustão é melhor.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdvwH5pTWkub9OwAovwiXJ5ZuG-LrNADJMBzAun9Q6F-6eRvq_qEMeGzgl94sVvajkcqVd3R0hqyOaGUi5EJBgoyW3ahbwq1qvMn-H16PD0inqPW0jYkiqtT_RiM9kvsH6EkCEMX2aGlV2D0qSt0103jTdyDQazJ3GBfadM17pIUondODhnVHHz270ESNE/s2513/Novo-VW-Golf-GTE-2025%20%286%29.jpg
mas a VW vem ai com os híbridos MQB, e ai valerá a pena sim. o Golf GTE agora tem mais de 130 km de autonomia.,
Lembrando que o Pulse e Fastback tem ALMA de híbridos sendo assim são as melhores opções de entrada para esse segmento.
ExcluirO Golf GTE no Brasil teve um bom sucesso.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-r6CEx_mBhGCv0k3Jc99Kz0I1Jsi1zCrN5nk0X9EW548-ozRIcYSq7355GR2H9TVkJoqAGDHq_vPTpp-JSOdluRGWHspAxq8FyxmFVpU00dp3kxnaHAs06Dr_B3Jnh7X2SNWTKh9FN_as/s720/unnamed.jpg
O que a VW trouxe, vendeu TUDO.
https://i.postimg.cc/zBx2WZP2/image.png
Excluirhttps://quatrorodas.abril.com.br/noticias/vw-golf-gte-tem-estoque-vendido-para-locadora-e-hatch-morre-no-brasil
SUCESSO ESTRONDOSO
Se as locadoras ficaram voluptosas pelo Golf GTE sabedoras que os consumidores iriam querer alugar para fazer a experiência do carro híbrido com alto desempenho como o GOlf GTE, qual o problema? O fato: vendeu tudo!
ExcluirNão sabe ler??? "ENCALHADO DESDE O LANÇAMENTO".
ExcluirACÉFALO.
Locadoras voluptuosas para comprar com 90% de desconto isso sim !!!
ExcluirEssa bomba deve ter sido vendida a preço de biscoito.
sério?
Excluirsó pode ser piada?
CARLOTA tá gozando com a VW
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