O mercado de automóveis usados deve receber uma enxurrada de modelos híbridos nos próximos anos, com a adoção, cada vez maior, de veículos com sistemas híbridos, impulsionada pela promessa de economia de combustível e menor emissão de gases poluentes.
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
No Brasil, os veículos ainda são considerados patrimônio, ao contrário de outros mercados, onde são vistos como bens de consumo. Com a chegada de modelos híbridos mais acessíveis, algumas perguntas começam a surgir: como será o mercado de usados desses modelos?
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
Outras perguntas que surgem nos comentários são: o consumo de combustível é eficiente o suficiente para compensar os custos mais elevados de manutenção no futuro? Como será a desvalorização? São questões que, por enquanto, permanecem sem resposta."
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
O que já se sabe é que os veículos híbridos, por serem mais pesados, exigem mais da suspensão e demandam manutenção especializada, incluindo o uso de lubrificantes específicos para garantir o bom funcionamento de seus componentes
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
Qual será o custo de manutenção desses modelos no futuro?

Um ponto de preocupação para o consumidor é o custo de manutenção. A substituição da bateria de um híbrido leve, embora menos onerosa que a de híbridos convencionais, ainda representa um gasto significativo. Além disso, os componentes elétricos, como o motor de arranque e o sistema de recuperação de energia, demandam cuidados específicos e mão de obra especializada, o que eleva os custos de revisão e reparo.
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
Um dos principais atrativos do sistema híbrido leve é a promessa de menor consumo de combustível, especialmente em trajetos urbanos. A tabela abaixo compara o consumo do Fiat Pulse Híbrido com o modelo à combustão:

Dados Fiat Pulse
CombustívelCenárioHíbrido (km/l)Combustão (km/l)
Etanol / GasolinaCidade9,3 / 13,48,4 / 12,1
Etanol / GasolinaEstrada10,2 / 14,410,2 / 14,4


Embora o híbrido leve ofereça uma pequena vantagem no consumo urbano, essa diferença não se reflete em trajetos rodoviários, o que pode limitar os benefícios para quem utiliza o veículo majoritariamente em estradas.
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
O consumidor tem pouco ou quase nenhum incentivo para a compra de um carro híbrido.
Minas Gerais e São Paulo têm se destacado com incentivos fiscais para veículos híbridos, como a redução ou isenção do IPVA. Em Minas Gerais, a legislação concede isenção total para veículos novos fabricados no estado que utilizem motores movidos a gás natural, energia elétrica ou sistemas híbridos, desde que possuam mais de um motor de propulsão. Contudo, muitos modelos classificados como micro híbridos ficam excluídos desse benefício, já que seus sistemas elétricos apenas auxiliam o motor a combustão, sem capacidade de movimentar o veículo de forma independente.



Mais detalhes podem ser encontrados neste artigos:
- Isenção de IPVA para híbridos em Minas Gerais
- Falta de incentivos em outros estados
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
São Paulo concedeu isenção de IPVA para veículos híbridos flex por dois anos (2025 e 2026), conforme a Lei Estadual nº 18.065. No entanto, somente alguns modelos de híbridos são contemplados com a isenção. Veja os modelos contemplados clicando aqui.
Em outros estados, a situação é ainda pior, pois ainda não implementaram medidas semelhantes, dificultando uma padronização nacional e limitando o alívio financeiro para futuros compradores.
Sustentabilidade
A transição para tecnologias híbridas no Brasil muitas vezes segue modelos adotados na Europa, que possui uma matriz energética diferente e um histórico de emissões mais elevado. No entanto, o Brasil se destaca por sua matriz energética limpa e pela preservação de sua cobertura florestal. Cerca de 66% da vegetação nativa brasileira permanece intacta, segundo índices recentes, enquanto a Europa enfrenta desafios para mitigar os impactos de séculos de desmatamento.
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
Essa realidade levanta mais questionamentos: o mercado automotivo brasileiro deve seguir estratégias globais ou desenvolver soluções adaptadas às suas particularidades locais, como o etanol, por exemplo?
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado
A escolha por um veículo híbrido leve depende de variáveis como o perfil de uso, condições tributárias estaduais e custo de manutenção a longo prazo. Embora esses veículos tragam benefícios em consumo urbano e possam usufruir de incentivos fiscais, seu impacto geral em sustentabilidade e economia ainda gera dúvidas. O consumidor deve avaliar se o investimento se alinha às suas necessidades reais, considerando também o contexto energético e ambiental brasileiro.
Carro-hibrido-futuro-mico-ou-tendencia-de-mercado

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Olha, o Pulse hybrido não vale a pena, pq é muito mais caro sem bom reflexo no consumo. Então o Nivus a combustão é melhor.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdvwH5pTWkub9OwAovwiXJ5ZuG-LrNADJMBzAun9Q6F-6eRvq_qEMeGzgl94sVvajkcqVd3R0hqyOaGUi5EJBgoyW3ahbwq1qvMn-H16PD0inqPW0jYkiqtT_RiM9kvsH6EkCEMX2aGlV2D0qSt0103jTdyDQazJ3GBfadM17pIUondODhnVHHz270ESNE/s2513/Novo-VW-Golf-GTE-2025%20%286%29.jpg

    mas a VW vem ai com os híbridos MQB, e ai valerá a pena sim. o Golf GTE agora tem mais de 130 km de autonomia.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que o Pulse e Fastback tem ALMA de híbridos sendo assim são as melhores opções de entrada para esse segmento.

      Excluir
  2. O Golf GTE no Brasil teve um bom sucesso.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-r6CEx_mBhGCv0k3Jc99Kz0I1Jsi1zCrN5nk0X9EW548-ozRIcYSq7355GR2H9TVkJoqAGDHq_vPTpp-JSOdluRGWHspAxq8FyxmFVpU00dp3kxnaHAs06Dr_B3Jnh7X2SNWTKh9FN_as/s720/unnamed.jpg

    O que a VW trouxe, vendeu TUDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://i.postimg.cc/zBx2WZP2/image.png

      https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/vw-golf-gte-tem-estoque-vendido-para-locadora-e-hatch-morre-no-brasil

      SUCESSO ESTRONDOSO

      Excluir
    2. Se as locadoras ficaram voluptosas pelo Golf GTE sabedoras que os consumidores iriam querer alugar para fazer a experiência do carro híbrido com alto desempenho como o GOlf GTE, qual o problema? O fato: vendeu tudo!

      Excluir
    3. Não sabe ler??? "ENCALHADO DESDE O LANÇAMENTO".
      ACÉFALO.

      Excluir
    4. Locadoras voluptuosas para comprar com 90% de desconto isso sim !!!

      Essa bomba deve ter sido vendida a preço de biscoito.

      Excluir
    5. sério?
      só pode ser piada?

      CARLOTA tá gozando com a VW

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem