A BMW do Brasil anunciou que, na sexta-feira, 29 de novembro, a planta Araquari, em Santa Catarina, iniciou oficialmente a produção do novo BMW X5, o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul. Por isso, o BMW Group Brasil acaba de ser reconhecido com o título de “Inovação do Ano”, na 58ª edição do Prêmio Carro do Ano 2025, promovido pela revista Autoesporte, uma das premiações mais tradicionais da indústria automotiva no Brasil.
O BMW X5 2025 tem faróis afilados e a grade em forma de duplo rim marcando a aparência dianteira. Além disso, o modelo é equipado com o BMW Iconic Glow, uma iluminação ao redor da grade que confere ao modelo um visual ainda mais moderno.
Na traseira, as lanternas têm contornos e formatos de iluminação que dão ao modelo um visual imponente em ambientes noturnos.
Por dentro, o modelo é equipado com o BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema se tornou marca registrada nos modelos da BMW e torna a condução muito mais agradável e reduzem significativamente o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções.
Debaixo do capô, o BMW X5 híbrido plug-in usa um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197cv, que juntos desenvolvem 489 cv de potência e 700 Nm de torque combinados.
Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo para o modelo. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão é de 25,7 kWh, o que confere ao X5 um alcance em modo 100% elétrico até 79 km, de acordo com o ciclo PBEV. Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.
Ciclo de vida de baterias de veículos eletrificados
O BMW Group Brasil foi pioneiro ao comercializar o primeiro carro 100% elétrico no Brasil, o BMW i3 lançado em 2014. O pioneirismo continuou em 2022, ao firmar uma parceria com Tupy e Senai Paraná em um projeto de reciclagem de baterias por hidrometalurgia, processo mais sustentável que a tradicional pirometalurgia, mais utilizada atualmente. A tecnologia envolve menos emissões de gases de efeito estufa e menor necessidade de extração de minerais pelos meios tradicionais de mineração. o projeto abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas, o que contribui para a redução da dependência da matéria-prima mineral primária.
Já a parceria com WEG e Energy Source resultou, também em 2022, no desenvolvimento de uma estação de recarga de carros eletrificados utilizando baterias usadas do BMW i3 e painéis solares. O algoritmo da Energy Source seleciona os módulos de baterias usadas aptos para o processo de reuso "Second Life", prolongando sua vida útil em até dez anos. O gerenciador de energias WEG conectou os painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando a disponibilidade de abastecimento contínuo e o retorno do excedente energético à rede.
Excelente notícia! Apesar de ser um veículo Premium com "P maiúsculo", ou seja, bem caro, isso demonstra que a BMW investe pesado no país (e pensar que eu vendi mais de 40 empilhadeiras pra eles quando a fábrica foi inaugurada) e fico muito feliz com esse posicionamento!
ResponderExcluirMerece a liderança no mercado premium do Brasil e Latam...
Q5 PHEV?
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikyLr4LS87fOECTJ07Vp9TwQCN5UBOTDCElNAVECYLcuERb54_HhOAvXJ6qpv52LYYzFXEdyLTsOuLstz5E2Ud4-EmSQ3-FlHUNc7hYhh0Uf-jJUWFB5eKJMcr_kMXiaB-8OLr2outqJmXpnusIugU9szG51SicSzlkgNTtti119v_12pNkZV5Amj2jQ/s2560/Audi-Q5-2023-PHEV%20%286%29.jpg
Hibrido = Gambi = Fake
ExcluirQue relincho, Carlos
Excluiro verdadeiro concorrente desse BMW x5 é o Taos.
Favor não relinchar.
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