Uma das grandes novidades para a temporada de 2025 foi apresentada neste sábado (14/12), em Interlagos. Durante a etapa final da Stock Car Pro Series, o Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car foi revelado ao público e à imprensa, marcando o retorno da marca japonesa à principal categoria do automobilismo brasileiro.
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
Com o início da era dos SUVs na Stock Car, o Eclipse Cross completa o grid ao lado das versões específicas dos modelos Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross, ambos já divulgados anteriormente.
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
O CEO da Mitsubishi Motors, Mauro Luis Correia, destacou a importância do momento: “É uma sensação incrível levar nossa marca de volta ao grid da Stock Car, especialmente neste momento de revolução tecnológica na categoria. A Stock Car é uma plataforma essencial para as fabricantes no Brasil e nos proporcionará o palco ideal para destacar a esportividade que faz parte do DNA da nossa marca.” Correia também afirmou que a Mitsubishi chega com altas expectativas: “Esperamos competir em alto nível desde a nossa estreia e inspirar os fãs com este novo capítulo.”
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
O controlador da Vicar e promotor da Stock Car, Lincoln Oliveira, também celebrou a chegada da Mitsubishi: “Receber uma terceira fabricante de renome internacional é um marco histórico para a categoria.
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
A estreia do Eclipse Cross em 2025 promete transformar cada corrida em um espetáculo memorável.” Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, reforçou a relevância do momento: “Desenvolver os três projetos – Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross – foi um desafio extraordinário. Os novos modelos inauguram uma nova era no automobilismo, unindo design, desempenho e inovação.”
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
Os modelos de 2025, incluindo o Mitsubishi Eclipse Cross, têm como base o Audace SNG01 (Stock New Generation 01), desenvolvido pela Audacetech. Este projeto é reconhecido pela leveza, estabilidade e velocidade aprimoradas, além de integrar tecnologias de ponta, como conectividade avançada e um sistema inédito de telemetria em tempo real.

Especificações do Audace SNG01

O Audace SNG01 é um modelo inteiramente projetado para competições de alto nível. Com estrutura em material compósito de fibra de carbono, kevlar e fibra de vidro, o carro é impulsionado por um motor turbo de 2,1 litros com 500 cv de potência, alimentado por gasolina Petrobras Podium.
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
A transmissão é sequencial de seis velocidades, fornecida pela britânica XTrac. A suspensão independente de duplo triângulo e o sistema pushrod garantem um desempenho dinâmico superior.
Mitsubishi Eclipse Cross 2025 retorna ao grid da Stock Car - fotos
No quesito conectividade, o modelo apresenta o sistema Qualcomm Snapdragon 5G, que possibilita uma telemetria de competição sem precedentes, integrada a um aplicativo oficial da categoria. O cockpit também é equipado com monitoramento avançado e câmera interna de 360º para uso nas transmissões das corridas.

A Mitsubishi tem um legado significativo no automobilismo brasileiro. Durante sua primeira passagem pela Stock Car, entre 2005 e 2008, a marca conquistou dois títulos com Cacá Bueno, 16 vitórias e 38 pódios. Além disso, promove a Mitsubishi Cup, maior rally cross-country da América Latina, e apoia diversas modalidades esportivas no país.

Agora, após 17 anos, a marca dos três diamantes retorna ao grid para a etapa inaugural da temporada de 2025, entre os dias 2 e 4 de maio. A Mitsubishi busca reviver sua trajetória de sucesso, trazendo inovação e competitividade para as pistas brasileiras, marcando um novo capítulo na história da Stock Car.

Ficha Técnica - Mitsubishi Eclipse Cross - Stock Car

ItemEspecificação
MotorAudacetech: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas, injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque: 580 Nm (4.000–6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
EletrônicaFueltech (Brasil)
PainelFueltech FT700 Plus
Peso1.100 kg (2 kg por cv)
CâmbioXTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial semiautomático de seis marchas. Trocas por borboletas no volante. Tração traseira
SuspensãoIndependente nas quatro rodas, triângulos sobrepostos ("duplo A"), sistema pushrod, amortecedores reguláveis
AmortecedoresPenske Racing (EUA)
ConectividadeQualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções
VisibilidadeCâmeras integradas ao chassi (dianteira, traseira e 360° interna). Usadas em display do piloto e transmissão
AerodinâmicaSUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
ProjetoAudacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
CarroceriaMitsubishi Eclipse Cross Stock Car, compósitos (fibra de carbono, vidro, aramida, kevlar). Fabricação: Magna Compósitos (Brasil)
ChassiAço DP980R ArcelorMittal, homologação CBA
Entre-eixos2.750 mm
FreiosHipper Freios (discos ventilados), pastilhas Cobreq de competição, pinças AP Racing (Inglaterra). Seis pistões dianteiros, quatro traseiros
DireçãoSistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacionalIPT e Siemens
Fabricação e prototipagemESPAS (Brasil) e Audacetech
Elementos de competiçãoMotor e suspensão: MTR (Brasil)
VolanteGrid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
RodasMangels, liga leve, 11,5 x 18 polegadas
PneusHankook (Coreia do Sul), medidas 300-680x18
CombustívelGasolina Podium
TanqueContêiner de borracha deformável, fibra de carbono, classificação FT3 FIA
SegurançaEstrutura tubular em aço DP980R, proteção antichama, crash box de alumínio, absorção de impacto com carbono, kevlar e aramida. Banco certificado FIA



4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Deveria ser um T-cross, Nivus ou um Tera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção seria a POLE ROBUST!!
      Melhor em tudo, sem contar o maravilhoso custo benefício!!
      Pq aquelas multi calotas da Pole, que sao otimas para pratos de bolo em festa,.
      Somente Das Auto JABIRACAWAGEN faz issonpor vc!!

      Excluir
    2. deixa de falar bosta mane ... c3, hb2o, onix , yaris ...todos de entrada , vem com calotas , plásticos pretos etc

      Excluir
    3. Zoeiras à parte, seria muito legal ver o T-Cross e o 2008, por exemplo, devidamente representados na categoria máxima do automobilismo nacional!

      Quem já assistiu, sabe que é maravilhosa, carismática e um evento esportivo muito família!

      Vale cada centavo ver, principalmente em Interlagos!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem