A Grupo Volkswagen inaugurou, em 10/12/2024, escritório de relações governamentais em Brasília. O novo endereço na Capital Federal será a base das marcas Volkswagen do Brasil, Volkswagen Financial Services, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Audi, Porsche e Ducati para relações institucionais, governamentais, de vendas e demais temas que impactam o setor automotivo.
“O ano de 2024 começou de forma especial para a Volkswagen do Brasil, com o anúncio de investimentos de R$ 16 bilhões e uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028, sendo uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor automotivo no País. Agora, fechamos o ano com a inauguração do primeiro escritório de relações institucionais e governamentais do Grupo Volkswagen em Brasília, dando início a uma nova fase em nosso relacionamento com as autoridades federais". afirma Ciro Possobom, Presidente & CEO da Volkswagen do Brasil.
"A Volkswagen está há 71 anos no Brasil, contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e termos uma base sólida na Capital Federal fortalece ainda mais a nossa presença no centro das decisões estratégicas do País, sempre com um olhar para o futuro”, completa o executivo.
“A inauguração do escritório de relações institucionais e governamentais do Grupo Volkswagen é um marco na história sólida de relacionamento da empresa com Brasília. A nossa nova casa está aberta para fomentar o diálogo próximo e transparente com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Agências Reguladoras e demais autoridades. Vamos discutir de forma estratégica os desafios, oportunidades e soluções que impulsionam o setor automotivo, como a construção de políticas públicas com foco em descarbonização, diversidade, inclusão, geração de empregos, tecnologia e inovação. Também vamos colaborar com a agenda regulatória automotiva, com o fortalecimento do comércio exterior, a busca por isonomia e a rota da sustentabilidade, reforçando a conexão entre o público e o privado”, afirma Luiz Ricardo de Medeiros Santiago, diretor de Relações Governamentais da Volkswagen do Brasil e Membro do Comitê Executivo da empresa.
"O Grupo Volkswagen é forte e relevante no Brasil e seus posicionamentos reverberam na sociedade. Nós, da Volkswagen Financial Services, como parte do grupo e como a maior plataforma de mobilidade do País, devemos participar ativamente das discussões sobre políticas públicas e legislação. Estar fisicamente presente em Brasília é um passo importante e simbólico deste nosso papel”, comenta Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services para o Brasil e América do Sul.
Investimentos de R$ 16 bilhões incluem projetos para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil
Os investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen até 2028 contemplam projetos com foco em descarbonização para as quatro fábricas da empresa no Brasil.
A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos a serem anunciados em breve. Além deles, a unidade já iniciou a produção do Novo Nivus, em outubro, e fabricará a versão esportiva inédita Novo Nivus GTS, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.
A unidade de Taubaté (SP) fabricará o SUVW Tera, um produto 100% desenvolvido no Brasil e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no País. O modelo chegará ao mercado em 2025.
Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita que será anunciada em breve. A picape Amarok continuará sendo produzida em Pacheco, na Argentina. A partir de 2025, a fábrica do Paraná também produzirá volumes adicionais do Novo Virtus, sedã que continuará sendo fabricado na Anchieta.
A fábrica de motores de São Carlos (SP) vai produzir um novo motor para veículos híbridos.
Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid, que comporta uma combinação dos sistemas de combustão e eletrificação, utilizando baterias de alta voltagem.
O projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System).
Ofensiva de 16 novos produtos
Juntamente com os investimentos, a Volkswagen do Brasil anunciou em 2024 uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Neste ano, já foram lançados o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus.
O Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED.
O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semiflutuante.
Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga.
A Nova Amarok, segundo modelo da ofensiva, é produzida em Pacheco, na Argentina, é pioneira no uso do motor V6, com 258 cv e overboost de 272 cv. A Nova Amarok recebeu atualização visual sendo a iluminação que conta com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal.
A Nova Amarok V6 traz nova central multimídia com tela de 9 polegadas, airbag de cabeça e assistente de condução com sistema de aviso de saída de faixa, de colisão frontal, entre outros. Além disso, o modelo teve a garantia de fábrica ampliada para cinco anos.
Terceiro lançamento da ofensiva, o Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0.
O primeiro SUV cupê da marca no Brasil chega com novo design exclusivo e será o primeiro modelo equipado com iluminação 'light strip' para os faróis e lanternas.
Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se junta à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline.
Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita Nivus GTS, com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.
Para 2025 também estão confirmadas a chegada do SUVW Tera, do Golf
GTI e do Novo Jetta GLI, que é único no mercado e o sedã mais versátil do Brasil.
O trio Golf GTI, Nivus GTS e Novo Jetta GLI marcará o resgate da esportividade da Volkswagen em 2025.
A marca ainda confirmou que muitas outras novidades estão por vir.
Crescimento de mercado
Assim como foi em 2023, a Volkswagen segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas em 2024. Foram 371.639 veículos emplacados neste ano, que representam 56.588 unidades a mais do que o mesmo período de 2023 (315.051). A Volkswagen cresceu 18% em vendas em 2024, em relação ao mesmo período do ano passado, e conta com a participação de 16,1%.
Preferência dos brasileiros, a Volkswagen tem 4 modelos entre os 13 mais vendidos do País neste ano, considerando todos os segmentos: Novo Polo (130.540 unidades vendidas), Novo T-Cross (77.018 unidades), Saveiro (52.710) e Nivus (52.387).
Entre os segmentos, a Volkswagen é líder no mercado de SUVs e hatches
No segmento de SUVs, a Volkswagen é líder no Brasil com a sua família SUV, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 148.515 unidades emplacadas em 2024.
O Novo T-Cross segue como o SUV mais vendido do País, com 77.018 unidades emplacadas neste ano.
A marca também domina o segmento de hatches com o Novo Polo, que fechou outubro e novembro como o veículo líder de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos.
No acumulado de 2024, o Novo Polo já teve 130.540 unidades emplacadas no Brasil, sendo o carro de passeio mais vendido do País.
Profetizo VW líder absoluta de mercado no Brasil ao final de 2025. Lançamentos incríveis!!!!
ResponderExcluirVW aqui pedindo arrego pro governo Luli... pq na Europa já tá quebrada.
ExcluirEsse investimento aí sei não ein, já tá fechando tudo na Europa, já aumentou o preço do Nivus pra continuar vendendo essas tranqueira a preço de ouro aqui no Brasil pra lucrar mais e cobrir o prejuízo na operação européia, tenho dúvidas.
ResponderExcluirA VW é líder em vendas na Europa, cabeça de bagre!
ExcluirTotal relincho sorbre fábricas na Europa. A VW não está "fechando tudo". Está apenas otimizando sua produção. Todas grandes empresas passam por fases que precisam reduzir custos, para sairem mais fortes do processo e avançarem mais ainda.
ExcluirClaro! Fechar 5 fábricas na Alemanha e 3 na China é otimizar a produção...
Excluirahauahauakkk fechando tudo
Excluirmarca uma das lideres na china, europa toda, brasil,argentina , mexico
Pelo jeito a parceria Luli & VW, que vem desde os tempos em que ele fazia piquete na porta da fábrica e liderava as greves nos idos dos anos 80 até se eleger presidente, continua firme e forte, né???
ResponderExcluirSó não esquecer que é justamente o sindicato que está fazendo a VW quebrar na Alemanha!!!
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