A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou, durante a Fenatran 2024, o caminhão conceito VW Meteor Hybrid, que combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, desenvolvido em parceria com a Suspensys. O objetivo é oferecer uma solução inteligente para o transporte rodoviário, adaptada à infraestrutura brasileira.
O modelo conta com um sistema de tração inteligente que gerencia automaticamente o uso dos motores, adaptando-se à rota e à disponibilidade de bateria. Quando necessário, o terceiro eixo se torna trativo, transformando o caminhão em um 6x4 para melhorar a tração, especialmente em aclives ou durante partidas com reboque carregado. Isso resulta em um ganho de até 20% na velocidade em subidas de serra, graças a um aumento de 35% na capacidade de tração.
Além disso, o sistema eleva o eixo auxiliar quando não está em uso, minimizando o desgaste dos pneus e reduzindo a demanda sobre o conjunto diesel e o sistema de freios. A recuperação de energia nas desacelerações contribui para uma maior eficiência e autonomia, que varia conforme a operação e a rota.
O VW Meteor Hybrid reflete a estratégia de descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já é pioneira na produção de caminhões 100% elétricos na América Latina. O modelo também é flexível, permitindo o uso exclusivo do motor a diesel em viagens longas, caso não haja infraestrutura de recarga, ou a recarga por sistemas de baixa voltagem (220V), além de recarga rápida com o sistema CCS2.
Para aumentar a eficiência, o Meteor Hybrid possui um pacote aerodinâmico avançado, com defletores no teto, laterais da cabine e chassi, além de extensores para o pack de baterias e proteção de borracha na parte inferior. As calotas de design especial ajudam a reduzir o arrasto.
A cabine conta com câmeras e monitores para eliminar pontos cegos, proporcionando maior campo de visão e melhor visibilidade noturna, com sensores infravermelhos. Isso contribui para um menor coeficiente de arrasto e maior segurança nas manobras.
Os testes iniciais indicam que o Meteor Hybrid pode reduzir o consumo de diesel em até 10%, dependendo da topografia da operação, resultando em uma redução de mais de 25 toneladas de CO2e por ano. Quando abastecido com HVO (diesel verde), a redução pode ultrapassar 90%, evitando até 230 toneladas de emissões anuais.
bruto...é com vw
ResponderExcluirte amo vw
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.