O Latin NCAP anunciou (veja aqui) hoje o resultado dos testes de segurança do Novo C3 Aircross, o qual obteve zero estrela.
O Citroën C3 Aircross / Novo Aircross, produzido no Brasil, ganhou zero estrela. O C3 Aircross / Novo Aircross, que oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 33,01% em Ocupante Adulto, 11,37% em Ocupante Infantil, 49,57% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional.
O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto.
A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP, e o Latin NCAP não foi informado pelo fabricante sobre os planos para atualizá-la. A maioria dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) testados na instalação falharam e não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás nessa posição.
A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção. O lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais.
Essa classificação de estrelas seria a mesma para a versão com airbags laterais, pois o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça ou airbags de cortina. Com os airbags laterais de corpo, o teste de impacto lateral teria melhorado em pontos, mas a proteção do ocupante adulto permaneceria no nível de zero estrela. A classificação do ocupante infantil também teria permanecido no mesmo nível atual de zero estrela.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“A Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente. Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar uma segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, a PSA e a Citroën a mudar seu enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos carros e a oferecer voluntariamente os carros ao Latin NCAP para mostrar aos consumidores seu desempenho."
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“É muito alarmante que o grupo Stellantis continue a oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe modelos de veículos populares com padrões de segurança tão baixos. No atual protocolo do Latin NCAP, seus modelos testados alcançaram apenas zero, uma e duas estrelas. Instamos o grupo a reconsiderar sua política de segurança e seguir o exemplo de vários de seus concorrentes que oferecem modelos populares com altos níveis de segurança. Esperamos que a Toyota, anteriormente líder em segurança na região, especialmente com o Corolla, implemente as mudanças necessárias o mais rápido possível para melhorar o modelo e para que todos os seus clientes voltem a ter acesso ao nível de cinco estrelas do Latin NCAP que historicamente tinham conquistado."
"É graças ao trabalho abrangente do Latin NCAP que esse nível de monitoramento dos veículos produzidos para a região pode ser alcançado. É fundamental que os governos promovam a segurança veicular, não apenas por meio de seus padrões, mas também por meio da rotulagem de segurança veicular que inclua as avaliações do Latin NCAP sob o princípio da máxima transparência e proteção do consumidor na América Latina e do Caribe”.
A Citroen do Brasil se pronunciou oficialmente em relação aos testes:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”
GCM de SP tem um monte desses moedores de carne🥩
ResponderExcluirNa hora da compra ninguém leva isso em conta. As pessoas querem tecnologia, comodidade, conforto, design e principalmente preço. Ninguém compra carro para sair batendo por aí então é irrelevante qualquer teste e nota.
ResponderExcluirComprar um Citroen C3: 135k.
ResponderExcluirInterior todo emperiquotado e cheio de luzinhas: tecnologia!
frente de led para impressionar os vizinhos: status.
Fazer teste no Latin NCAP e BUMMMMMMMMMMMMM!!!!!! Levou BOMBAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/bomba-atomica-fat-man.jpg
Não tem preço!
Parabens Carlucha. Pela primeira vez, concordamos em algo!
ExcluirBOMBA GAMBI
ResponderExcluirPorcaria, Andrès Citröen deve estar se revirando no túmulo dele! Coitado!
ResponderExcluirlembrando q GOL e XAVEIRO são piores ainda
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