A Volkswagen do Brasil lançou oficialmente a Nova Amarok 2025 em agosto (veja aqui), e neste artigo relatamos nossas impressões iniciais ao dirigir com uma versão topo de gama, Extreme V6, com preço sugerido de R$ 354.900 mil, mas que pode ser comprada por R$ 301.990 para quem tem CNPJ de produtor rural.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
O modelo das imagens é a Volkswagen Amarok 2025, na versão Extreme Dark, com detalhes escurecidos, motor V6 e uma cor exclusiva (Cinza Oliver).
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - Cinza Oliver
A Amarok V6 é a picape média mais potente do Brasil, alcançando até 272 cavalos. A ficha técnica diz que tem 258 cv, mas ela chega a 272 cv em situações específicas, que detalharemos ao longo do artigo.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - dianteira
A Amarok é uma picape apreciada no segmento agro desde 2010, mas a história da Volkswagen com picapes começa muito antes, em 1986, quando a marca lançou a Volkswagen Taro, na Europa.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - interior
A VW Taro era uma versão VW da Toyota Hilux de 5ª geração, com capacidade de até uma tonelada, e voltada para o segmento agro europeu.
Volkswagen Taro - antecessora da VW Amarok
A VW Taro era ofertada em opções de cabine simples ou estentida (não havia opção de cabine dulpa).
Volkswagen Taro - antecessora da VW Amarok - interior
A VW Taro ficou no mercado até 1999 - sem uma nova geração - o que fez a VW ficar fora transitoriamente do segmento de picapes médias.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Em 2009, porém, a chegou a Volkswagen Amarok, inicialmente com o motor 2.0 TFSI, e em 2018 ganhou o motor V6 de 225 cavalos.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - traseira
Em 2020, a VW fez mais algumas alterações nesse motor V6, com uma segunda bomba d'água e uma atualização na potência, chegando aos 258 cavalos, com overboost de até 272 cavalos.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Esse motor V6 da Amarok é o motor EA897 V6 diesel, que equipa o Audi Q7 TDI vendido no mercado europeu.

Nova Amarok 2025

E agora chegamos à nova Amarok 2025, o segundo facelift desde o projeto original de 2010.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Essa Nova Amarok 2025 ganhou uma dianteira modernizada, mantendo o capô e os para-lamas originais do modelo anterior.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
O design está semelhante aos SUVs que a Volkswagen vende nos Estados Unidos e na China, principalmente.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - Brasília
A nova grade e o para-choque conferem 9,6 cm a mais de comprimento. Além disso, ela ganhou faróis de LED e recursos como cornering light assist, e também uma ligação visual em LEDs que une os dois faróis.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Outro detalhe é o logo da Volkswagen no novo formato, além de uma grade com aparência mais robusta, incluindo um skid plate na cor mais clara na parte inferior, com sensores de estacionamento e faróis de neblina em LED.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Em termos estruturais, não há alterações: mantém o chassi com carroceria sobreposta, suspensão dianteira com duplos braços sobrepostos e eixo rígido na traseira com feixes de mola semi-elípticas.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - interior - painel
Os freios são a disco tanto na frente quanto na traseira.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - espaço traseiro
Em termos dimensionais, exceto o comprimento, as demais medidas seguem: 3,10 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,85 m de altura.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Na lateral, a Nova Amarok 2025 é facilmente reconhecida pelas novas rodas aro 20, que, nessa versão Dark Pack (opcional), estão pintadas em preto (na versão Highline, as partes cinzas são diamantadas, e as rodas vêm em uma tonalidade mais clara).
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
A versão Extreme ainda traz estribo de série e um Santo Antônio esportivo, entre outros detalhes exclusivos.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Na traseira, as mudanças são sutis. A lanterna foi escurecida, e o para-choque permanece cromado. O logotipo V6 agora tem uma grafia diferente, com letras mais finas e em preto brilhante.
Nova Amarok 2025 - caçamba
O modelo das imagens está pintado na Oliver Grey - novidade, e ela agora traz preparação para o engate, mas faz falta o amortecedor de abertura da porta da caçamba.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
O pacote Dark Pack traz a volumosa caçamba pintada na cor preta brilhante, incluindo o Santo Antônio.

Motor V6 de 272 cv

O motor V6 Turbo Diesel da Amarok 2025 gera 258 cavalos e 59,1 kgfm de torque a 1.700 rpm, e está acoplado a um câmbio automático ZF de oito marchas.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - Motor
Esse conjunto impulsiona os 2.191 kg da picape por meio de um sistema de tração nas quatro rodas 4Motion.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - interior - painel
Segundo dados oficiais, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8 segundos, mas testes ela é até mais rápida, chegando a 7,5 segundos.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
A Amarok também conta com o overboost, que atinge os 272 cavalos em condições específicas, por exemplo, quando a picape está entre 50 e 120 km/h, com o acelerador entre 75% e 95%, cessando quando atinge 140 km/h.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
A duração do overboost é de 10 segundos, para tornar ultrapassagens mais seguras, principalmente.

Comportamento

A Amarok V6 é uma picape que entrega desempenho próximo ao de um carro esportivo, mas nem por isso bebe muito.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Em nosso teste obtivemos 9,3 km/L de diesel em cidade, e em rodovia conseguimos 12,8 km/L.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Tendo em vista o tanque de 80 litros, a autonomia é superior a 1.000 km.

Interior

O interior da Nova Amarok 2025 Extreme traz acabamentos escurecidos e detalhes em couro, e os bancos ergonômicos com ajustes elétricos são extremamente confortáveis, inclusive para longas distâncias.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme - painel
Nesta linha 2025 a Amarok ganha airbags de cortina, totalizando seis airbags.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Preços

Além dessa versão topo de gama, a Amarok V6 2026 conta com a versão Comfortline V6, com preço sugerido de R$ 309.990, mas que cai a R$ 266.591 para quem tem CNPJ ou é produtor rural.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
A Highline V6 sobe para R$ 334.990 sugeridos, mas pode ser compara por R$ 288.000 na condições retromencionadas.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Já a versão Extreme V6, que custa R$ 354.000 no site, pode ser comprada por R$ 301.990 também por produtores rurais com CNPJ.

Conclusão

A Amarok V6 2025 é uma picape média com motor V6 de alto desempenho e uma dirigibilidade semelhante a um SUV, e toda a robustez de uma picape.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
É uma picape muito potente, estável, confortável para uma picape e agora com preço competitivo - sobretudo para quem tem CNPJ.
Nova Amarok 2025 V6 Extreme
Ficha Técnica - VW Amarok 2025 Extreme

Nova Amarok Extreme 258 cv 3.0 V6 TDI Turbo Diesel
PreçoR$354.900
TransmissãoAutomática de 8 velocidades
CombustívelDiesel
Dados Técnicos
Aceleração de 0 a 100 km/h8,0 s
Velocidade máxima190 km/h
Cilindrada2967 cm³
Potência líquida máxima258 cv / 3250-4000 rpm
Torque líquido máximo59,1 kgfm - 1400/3000 rpm
Consumo (segundo INMETRO)
Consumo de diesel na cidade8,7 km/l
Consumo de diesel na estrada9,3 km/l
Freios
DianteirosDiscos ventilados
TraseirosDiscos ventilados
Dimensões e Peso
Comprimento5350 mm
Distância entre eixos3097 mm
Largura1954 mm
Largura com espelho2228 mm
Altura1851 mm
Peso em ordem de marcha2191 kg
Carga útil máxima1104 kg
Capacidade do compartimento de carga1280 l (SAE J1100)
Pneus255/60 R20
Reservatório de combustível80 litros
Número máximo de passageiros5


Vídeo - Amarok V6 2025 Extreme

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Hummm...então a Toyota pediu ajuda para a VW para desenvolver a Hilux..muito bem! E depois a VW criou a própria picape dela, só dela, em 2009, e até agora não foi superada por nenhuma. Amarok é a rainha técnica das picapes!

    ResponderExcluir
  2. A Amarok está em outro patamar. Nada chega perto dela, só o motor V6 de 272 cv, já a torna inatingível. Ai tem ainda a tração 4 Motion, e a melhor dinâmica da categoria. Que espetáculo!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu gostei! Amarok 2025 V6 Turbo Diesel de até 272 cavalos e overboost, ela combina potência e desempenho que impressionam, seja no asfalto ou em terrenos desafiadores. Novo design ficou bom e casou bem com o restante da carroceria, os faróis em LED dá à Amarok uma presença marcante e robusta. Interior bem legal com bancos ergonômicos e acabamento premium!! Vendas estão melhorando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem