A Renault Oroch 1.6 manual é uma nova versão com foco em custo x benefício da picape da Renault, precificada, em setembro de 2024, em R$ 132.450. Neste texto, avaliamos a picape em todos aspectos, e o consumo real de gasolina da nova versão Iconic.
Renualt Oroch Iconic 2025
A Renault Oroch Iconic 1.6 vem equipada com um motor 1.6 aspirado, que entrega 120 cavalos de potência e 16,2 kgfm de torque, acoplado a um câmbio é manual, com seis marchas, e tração dianteira.
Renualt Oroch Iconic 2025
Ao dirigir, a Renault Oroch Iconic se mostra uma picape agradável, com desempenho razoável no dia a dia. Veja o vídeo-avaliação abaixo.



O motor 1.6, combinado ao câmbio manual de seis marchas, entrega um desempenho adequado, especialmente para quem precisa de uma picape de trabalho.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Conforme dados oficiais, ela acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, e atinge 169 km/h, mas esses números são ao nível do mar. No Planalto Central, a mais de 1000 metros de altitude, o desempenho é certamente inferior, como constatamos no nosso teste.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
A direção eletro-hidráulica é um pouco mais pesada do que a de concorrentes como a Fiat Strada e a Chevrolet Montana, especialmente em manobras de estacionamento, mas oferece um comportamento satisfatório em curvas, mesmo em condições de pista molhada.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Com 1.339 kg, o consumo é apenas razoável: 12,5 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. O percurso urbano ocorreu em Brasília (DF) e o rodoviário aferido em uma viagem entre Brasília e Goiânia.
Renualt Oroch Iconic 2025
Não são números ruins, mas Chevrolet Montana, por exemplo, anda mais e gasta menos, por conta do motor 1.2 Turbo Flex.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Um dos pontos positivos é o bom acabamento do compartimento do motor, com manta acústica e amortecedores, sem a tradicional vareta para sustentar o capô.
Renault Oroch 2025 - motor
Nos detalhes externos, a Oroch Iconic não conta com faróis de LED, utilizando lâmpadas halógenas, e a grade frontal tem acabamento cromado.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
O para-choque é o mesmo da versão Outsider com motor 1.3 turbo (veja avaliação aqui), e as rodas diamantadas de 16 polegadas são visualmente agradáveis.
Renualt Oroch Iconic 2025
O retrovisor não tem repetidor de seta, mas os detalhes em preto brilhante, presentes nas maçanetas e no rack de teto, conferem um toque sofisticado.
Renualt Oroch Iconic 2025
No entanto, não há chave presencial, sendo usada uma chave tipo canivete.
Na traseira, o design é um dos pontos fortes, com uma lanterna de assinatura interessante, mas sem LEDs.
A caçamba da Oroch possui capacidade de 683 litros, o que é um bom volume para o segmento.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
No entanto, a tampa da caçamba é pesada e não possui iluminação, o que pode permitir a entrada de poeira e água. O estepe é posicionado embaixo, e os freios traseiros são a tambor, com suspensão independente.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Internamente, o acabamento das portas traseiras é dominado por plásticos, com couro sintético apenas nos apoios de braço.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Já as portas dianteiras possuem um acabamento mais refinado, com tecido acolchoado e couro sintético.
Renualt Oroch Iconic 2025
Os bancos têm uma bela padronagem com detalhes em laranja, e o banco do motorista conta com ajuste manual de altura.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
O espaço traseiro acomoda confortavelmente dois adultos, sendo um pouco mais apertado que o da Chevrolet Montana.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
Entretanto, a Oroch decepciona no quesito segurança, oferecendo apenas dois airbags frontais obrigatórios por lei.
Renualt Oroch Iconic 2025
O painel da Oroch é semelhante ao do Renault Captur, com detalhes em plástico texturizado e imitação de aço escovado nas saídas de ventilação.
Renualt Oroch Iconic 2025
O volante tem ajuste de profundidade e altura, sendo revestido em couro. A central multimídia faz o espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio, e a câmera de ré tem resolução razoável, mas as linhas guias não acompanham o movimento do volante. No console central, há espaço suficiente para objetos e uma tomada 12V, mas faltam portas USB adicionais e saídas de ventilação para os passageiros traseiros.
Renault Oroch 2025
No geral, a Renault Oroch Iconic 1.6 é uma picape que oferece um bom custo-benefício.
Com preço na faixa de R$ 132.500, ela compete diretamente com a Chevrolet Montana de entrada e é um pouco mais cara que a Fiat Strada 1.3 manual.
Nova Renault Oroch 2025 1.6 Manual Iconic: avaliação, preço, consumo e ficha técnica
No entanto, a Oroch é maior, mais confortável e mais equipada que a Strada. Seu desempenho pode não emocionar, mas está em linha com as expectativas de quem busca uma picape versátil para trabalho e uso urbano.
Uma nova geração da Oroch está prevista apenas para 2026, com uma plataforma mais moderna. Até lá, a Oroch Iconic continua sendo uma boa opção para quem busca um equilíbrio entre custo, equipamentos e praticidade.



Ficha Técnica - Renault Oroch 1.6 Iconic 2025

Renault Ococh 2024Ficha Técnica
Geral
Ano2024
PropulsãoCombustão
CombustívelFlex (álcool/gasolina)
Garantia3 anos
ConfiguraçãoPicape
PorteMédio-compacto
Lugares5
Portas4
Geração1
PlataformaDacia B0
Nota do leitor7,4
Motor
InstalaçãoDianteiro
AspiraçãoNatural
DisposiçãoTransversal
AlimentaçãoInjeção multiponto
Cilindros4 em linha
Comando de válvulasDuplo no cabeçote
TuchosMecânicos
Variação do comandoAdmissão
Cilindrada unitária399 cm³
Acionamento comandoCorrente
Válvulas por cilindro4
Diâmetro do cilindro78 mm
Razão de compressão10,7:1
Curso do pistão83,6 mm
Potência máxima118 cv (G) a 5500 rpm
Torque máximo16,2 kgfm (A/G) a 4000 rpm
Peso/potência11,16 kg/cv
Torque específico10,1 kgfm/l
Potência específica75,1 cv/litro
Rotação máxima6300 rpm
Transmissão
TraçãoDianteira
CâmbioManual de 6 marchas
AcoplamentoEmbreagem monodisco a seco
Suspensão
DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraIndependente, McPherson
Elemento elásticoMola helicoidal
Geral
DianteirosDisco ventilado
TraseirosTambor
Direção
AssistênciaEletro-hidráulica
Diâmetro de giro10,7 m
Pneus
Dianteiros/Traseiros215/65 R16
Altura do flanco140 mm
Dimensões
Comprimento4700 mm
Largura1821 mm
Distância entre-eixos2829 mm
Altura1631 mm
Caçamba683 litros
Tanque de combustível45 litros
Peso1339 Kg
Carga útil650 kg
Ângulo de entrada27,5 graus
Ângulo de saída22,4 graus
Altura mínima do solo212 mm
Desempenho
Velocidade máxima169 km/h
Aceleração 0-100 km/h11,8 s
Consumo
Urbano (A)7,4 km/l
Rodoviário (A)8 km/l
Urbano (G)11,3 km/l
Rodoviário (G)11,6 km/l
Autonomia
Urbana (A)333 km
Rodoviária (A)360 km
Urbana (G)509 km
Rodoviária (G)522 km

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Tem 4 portas? NÃO
      Tem tamanho/espaço? NÃO
      Tem equipamentos? NÃO

      Excluir
    2. Design da Saveiro mais bem resolvido.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_QC4yA107Anqd6sFSSGmbXUeCVzmtWBANShRA6Fdxao8uItgZtDVWoS-i7gkinhjyqfaFcB2Gv72KPVi8d1CIX5xaaDBL7qwMhtzFPrOR-dtMLnm4BAPEJKM96bNYv4cNLIJlWkhZU_IdgraY0ITfMdiSJ9BywPCxebzjhJ8ITTC0GXkXeYWUv6QUZSKa/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%2811%29.jpg

      Interior da Saveiro muito superior em luxo e acabamento.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI3BjipxckitBmGCS4dcFV7RC6k-DhTW2Y7QXhQ2djO3FZushBg16vuLK8l57sYbMnzClKyX_-XjDdWYUOp2IfTeTDklUt_RN9kjDqw5Fu-okSooX8IuFgbLrQdix3nqKV-02oL0gUhbap2AJ2epTbtafCl-e6fIFjemKZttozDNjqRb56oW_Gpd2y9qFB/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%281%29.jpg

      A Saveiro também é tida como mais prazerosa de dirigir, com câmbio bem superior.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiebc8VcVDoNdxdF8OALFICaa1PVdlRai3ckw5AvZ6qDnqo0ghb-77Q2SNy5cL02lo65awHDvvPl0hw9X85iNspmOXgt_tpZagFV4sLprbvfjcHUmQnCru2rEghjNP591mcIaggNP9MmHOWjL49kVQlqEY9uzWL5IEVK98vRykuIwaScAGYk5QMvtNk8dvM/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%2817%29.jpg

      A Saveiro é superior!


      Excluir

    3. deveser
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Prazeirosa só se for para você que gosta de atochar o câmbio no toba.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem