O motor 1.6, combinado ao câmbio manual de seis marchas, entrega um desempenho adequado, especialmente para quem precisa de uma picape de trabalho. Conforme dados oficiais, ela acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, e atinge 169 km/h, mas esses números são ao nível do mar. No Planalto Central, a mais de 1000 metros de altitude, o desempenho é certamente inferior, como constatamos no nosso teste. A direção eletro-hidráulica é um pouco mais pesada do que a de concorrentes como a Fiat Strada e a Chevrolet Montana, especialmente em manobras de estacionamento, mas oferece um comportamento satisfatório em curvas, mesmo em condições de pista molhada. Com 1.339 kg, o consumo é apenas razoável: 12,5 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. O percurso urbano ocorreu em Brasília (DF) e o rodoviário aferido em uma viagem entre Brasília e Goiânia. Não são números ruins, mas Chevrolet Montana, por exemplo, anda mais e gasta menos, por conta do motor 1.2 Turbo Flex. Um dos pontos positivos é o bom acabamento do compartimento do motor, com manta acústica e amortecedores, sem a tradicional vareta para sustentar o capô. Nos detalhes externos, a Oroch Iconic não conta com faróis de LED, utilizando lâmpadas halógenas, e a grade frontal tem acabamento cromado. O para-choque é o mesmo da versão Outsider com motor 1.3 turbo (veja avaliação aqui), e as rodas diamantadas de 16 polegadas são visualmente agradáveis. O retrovisor não tem repetidor de seta, mas os detalhes em preto brilhante, presentes nas maçanetas e no rack de teto, conferem um toque sofisticado. No entanto, não há chave presencial, sendo usada uma chave tipo canivete. Na traseira, o design é um dos pontos fortes, com uma lanterna de assinatura interessante, mas sem LEDs. A caçamba da Oroch possui capacidade de 683 litros, o que é um bom volume para o segmento. No entanto, a tampa da caçamba é pesada e não possui iluminação, o que pode permitir a entrada de poeira e água. O estepe é posicionado embaixo, e os freios traseiros são a tambor, com suspensão independente. Internamente, o acabamento das portas traseiras é dominado por plásticos, com couro sintético apenas nos apoios de braço. Já as portas dianteiras possuem um acabamento mais refinado, com tecido acolchoado e couro sintético. Os bancos têm uma bela padronagem com detalhes em laranja, e o banco do motorista conta com ajuste manual de altura. O espaço traseiro acomoda confortavelmente dois adultos, sendo um pouco mais apertado que o da Chevrolet Montana. Entretanto, a Oroch decepciona no quesito segurança, oferecendo apenas dois airbags frontais obrigatórios por lei. O painel da Oroch é semelhante ao do Renault Captur, com detalhes em plástico texturizado e imitação de aço escovado nas saídas de ventilação. O volante tem ajuste de profundidade e altura, sendo revestido em couro. A central multimídia faz o espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio, e a câmera de ré tem resolução razoável, mas as linhas guias não acompanham o movimento do volante. No console central, há espaço suficiente para objetos e uma tomada 12V, mas faltam portas USB adicionais e saídas de ventilação para os passageiros traseiros. No geral, a Renault Oroch Iconic 1.6 é uma picape que oferece um bom custo-benefício. Com preço na faixa de R$ 132.500, ela compete diretamente com a Chevrolet Montana de entrada e é um pouco mais cara que a Fiat Strada 1.3 manual. No entanto, a Oroch é maior, mais confortável e mais equipada que a Strada. Seu desempenho pode não emocionar, mas está em linha com as expectativas de quem busca uma picape versátil para trabalho e uso urbano. Uma nova geração da Oroch está prevista apenas para 2026, com uma plataforma mais moderna. Até lá, a Oroch Iconic continua sendo uma boa opção para quem busca um equilíbrio entre custo, equipamentos e praticidade.
Ficha Técnica - Renault Oroch 1.6 Iconic 2025
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ResponderExcluirSaveiro Xtreme???
ResponderExcluirTem 4 portas? NÃO
ExcluirTem tamanho/espaço? NÃO
Tem equipamentos? NÃO
Design da Saveiro mais bem resolvido.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_QC4yA107Anqd6sFSSGmbXUeCVzmtWBANShRA6Fdxao8uItgZtDVWoS-i7gkinhjyqfaFcB2Gv72KPVi8d1CIX5xaaDBL7qwMhtzFPrOR-dtMLnm4BAPEJKM96bNYv4cNLIJlWkhZU_IdgraY0ITfMdiSJ9BywPCxebzjhJ8ITTC0GXkXeYWUv6QUZSKa/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%2811%29.jpg
Interior da Saveiro muito superior em luxo e acabamento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI3BjipxckitBmGCS4dcFV7RC6k-DhTW2Y7QXhQ2djO3FZushBg16vuLK8l57sYbMnzClKyX_-XjDdWYUOp2IfTeTDklUt_RN9kjDqw5Fu-okSooX8IuFgbLrQdix3nqKV-02oL0gUhbap2AJ2epTbtafCl-e6fIFjemKZttozDNjqRb56oW_Gpd2y9qFB/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%281%29.jpg
A Saveiro também é tida como mais prazerosa de dirigir, com câmbio bem superior.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiebc8VcVDoNdxdF8OALFICaa1PVdlRai3ckw5AvZ6qDnqo0ghb-77Q2SNy5cL02lo65awHDvvPl0hw9X85iNspmOXgt_tpZagFV4sLprbvfjcHUmQnCru2rEghjNP591mcIaggNP9MmHOWjL49kVQlqEY9uzWL5IEVK98vRykuIwaScAGYk5QMvtNk8dvM/s2560/Nova-Saveiro-2024%20%2817%29.jpg
A Saveiro é superior!
tá
Excluirdeveser
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Prazeirosa só se for para você que gosta de atochar o câmbio no toba.
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