A Citroën lançou o Basalt por R$ 89.990, tornando-o o SUV mais acessível do Brasil.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
Posicionado entre o hatch C3 e o C3 Aircross, o modelo é um SUV cupê que chega ao mercado com três versões e duas opções de motorização.
Desenvolvido em parceria com a Índia, o Basalt é fruto do projeto CCubed, iniciado antes da fusão da FCA com o Grupo Peugeot-Citroën, que deu origem à Stellantis. Este é o terceiro carro fabricado em Porto Real (RJ) sobre a plataforma modular CMP.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
O design do Basalt se diferencia a partir da coluna B, onde as portas traseiras têm um corte específico que acompanha a linha descendente do teto, adornada por um detalhe dourado. O perfil lembra o Volkswagen Nivus, mas o spoiler integrado evita que pareça um hatch.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
As lanternas traseiras, com formato retangular que se transforma em linhas nas bordas da carroceria, são um destaque, similar ao C3 Aircross, mas mais acentuado.

A frente do carro é a mesma do C3 Aircross, com faróis divididos e uma linha de LED superior seguindo o design da grade dupla horizontal.

O Basalt mede 4,34 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 2,64 metros de entre-eixos, superando o Volkswagen Nivus, mas sendo menor que o Fiat Fastback.

O entre-eixos mais longo oferece um espaço interno generoso, e o porta-malas comporta 490 litros, superando o Nivus, mas ficando abaixo do Fastback.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
O interior do Basalt é muito similar ao do C3 e Aircross, com a exceção do ar-condicionado digital, presente apenas nas versões mais caras.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
O modelo básico conta com motor 1.0 Firefly de 75 cv, câmbio manual de cinco marchas e, segundo dados do Inmetro, tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, ou 13 km/l e 14,6 km/l com gasolina.
Novo Citroen Basalt 2025: fotos, preços, consumo e ficha técnica
Há ainda duas versões com motor 1.0 turbo de 130 cv, com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. O motor turbo é mais econômico com gasolina, atingindo 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.



As vendas do Citroën Basalt já estão disponíveis, com preços fixos nas primeiras três revisões. A versão de entrada Feel 1.0 custa R$ 89.990, seguida pela Feel Turbo 1.0 T200 por R$ 96.990, e a versão top Shine Turbo 1.0 T200 por R$ 104.990.

Tabela de preços e equipamentos 

VersãoPreço (R$)Equipamentos
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5R$ 89.990Direção elétrica com regulagem de altura da coluna; Painel de instrumentos em tela de 7"; 4 airbags; Sistema Multimídia com tela de 10" com Android Auto e Apple CarPlay sem fios; Câmera de ré; Luzes diurnas em LEDs; Ar-condicionado; Banco do motorista com regulagem de altura; Vidros elétricos; Rodas de 16" com pneus 205/50;
Chave canivete; Retrovisores elétricos.
Citroën Basalt Feel 1.0T CVTR$ 96.990Feel aspirado +
Motor 1.0 turbo;
Câmbio automático CVT.
Citroën Basalt Shine 1.0T CVTR$ 104.990Feel Turbo +
Ar-condicionado automático;
Sensor de estacionamento traseiro;
Rodas de 16" diamantadas;
Faróis de neblina;
Limitador e piloto automático;
Bancos e volante em revestimento premium;
Opcional: pintura bitom.
Citroën Basalt First Edition 1.0T CVTR$ 107.390Shine Turbo +
Logotipos First Edition;
Faixas pretas entre as lanternas;
Pintura Branco Nacré;
Rodas de 16" escurecidas;
Soleiras metalizadas;
Pedaleiras exclusivas;
Tapetes exclusivas;
Pintura bitom.

Tabela de preços, consumo e ficha técnica

Citroën Basalt Feel 1.0Citroën Basalt Feel 1.0 Turbo 200Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 200Citroën Basalt First Edition
Preço (R$)R$ 89.990R$ 96.990R$ 104.990R$ 107.390
Motor1.0 Firefly1.0 Turbo T2001.0 Turbo T2001.0 Turbo T200
CâmbioManual 5 marchasAutomático CVT 7 MarchasAutomático CVT 7 MarchasAutomático CVT 7 Marchas
Potência75 cv @ 6.000 rpm130 cv @ 5.750 rpm130 cv @ 5.750 rpm130 cv @ 5.750 rpm
Torque10,5 kgfm @ 3.250 rpm20,4 kgfm @ 1.750 rpm20,4 kgfm @ 1.750 rpm20,4 kgfm @ 1.750 rpm
Comprimento4,34 m4,34 m4,34 m4,34 m
Largura2,01 m2,01 m2,01 m2,01 m
Altura1,58 m1,58 m1,58 m1,58 m
Entre-eixos2,64 m2,64 m2,64 m2,64 m
Consumo Etanol (Cidade)9,3 km/l8,3 km/l8,3 km/l8,3 km/l
Consumo Etanol (Estrada)10,2 km/l9,6 km/l9,6 km/l9,6 km/l
Consumo Gasolina (Cidade)13,0 km/l11,9 km/l11,9 km/l11,9 km/l
Consumo Gasolina (Estrada)14,6 km/l13,7 km/l13,7 km/l13,7 km/l

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Melhor que o Nivus.

    Fastback e Basalt, excelentes produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor em quê? Nivus 10 estrelas no latin ncap. E esse transformer ai:? O C3 levou zerou!!!

      Excluir
    2. acalma a piriquita que o Basalt ainda não foi pro latin ncap.

      E não é novidade pra ninguém, que a Volkswagen compra o latin ncap pra receber nota máxima em todos seus carros.

      Excluir
    3. Quer tomar um processo de algum advogado da VW?Quer acusar prova,o Fox e o Polo reprovaram nesse crash-test.
      Vc não pode provar nada.
      O Nivus tem acc,frenagem autônoma e 6 airbags em todas as ver, esse lixo da Citroën não tem nada disso,nem a versão mais cara tem airbags de cortina.
      Carro de quarto mundo.

      Excluir
    4. O fastbosta é outro que é ainda mais caro que o Nivus e não tem a segurança e tecnologia dele.

      Excluir
  2. Infelizmente alguns céticos continuam acreditando no marketing da LatinNcap; qual o interesse dessa instituição, testar inúmeros carros "GRATUITAMENTE" , quando na verdade cobra 500 mil Euros, quando a fabricante os envia (extorsão). Quem paga essa conta ? porque evitaram até hoje testar carros da Chery vendidos no Brasil a vários anos? a prova cabal que não passa de puro marketing, está nesse vídeo da C-IASI, que retestou o VW Passat chinês que tinha 5 estrelas da ChinaNcap (braço da LatinNcap), a pedido das "seguradoras" daquele país, utilizando modelos "escolhidos aleatóriamente em concessionárias"; nada de veículo "OTIMIZADO" para o teste: https://www.youtube.com/watch?v=Ph5T-GtXz18
    A fraude foi "COMPROVADA" e foi descoberto que deixavam de aplicar meros U$ 300,00 em reforços estruturais; imaginem em nosso país que não é um mercado tão importante para a VW quanto o chinês. Depois desse vídeo, chegarão a conclusão de que todos os modelos do nosso mercado, "ZERADOS OU NÃO NO TESTE" da LatinNcap, são muito mais seguros do que esse VW premium. Acordem!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem