A Citroën lançou o Basalt por R$ 89.990, tornando-o o SUV mais acessível do Brasil.
Posicionado entre o hatch C3 e o C3 Aircross, o modelo é um SUV cupê que chega ao mercado com três versões e duas opções de motorização.
Desenvolvido em parceria com a Índia, o Basalt é fruto do projeto CCubed, iniciado antes da fusão da FCA com o Grupo Peugeot-Citroën, que deu origem à Stellantis.
Este é o terceiro carro fabricado em Porto Real (RJ) sobre a plataforma modular CMP.
O design do Basalt se diferencia a partir da coluna B, onde as portas traseiras têm um corte específico que acompanha a linha descendente do teto, adornada por um detalhe dourado.
O perfil lembra o Volkswagen Nivus, mas o spoiler integrado evita que pareça um hatch.
As lanternas traseiras, com formato retangular que se transforma em linhas nas bordas da carroceria, são um destaque, similar ao C3 Aircross, mas mais acentuado.
A frente do carro é a mesma do C3 Aircross, com faróis divididos e uma linha de LED superior seguindo o design da grade dupla horizontal.
O Basalt mede 4,34 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 2,64 metros de entre-eixos, superando o Volkswagen Nivus, mas sendo menor que o Fiat Fastback.
O entre-eixos mais longo oferece um espaço interno generoso, e o porta-malas comporta 490 litros, superando o Nivus, mas ficando abaixo do Fastback.
O interior do Basalt é muito similar ao do C3 e Aircross, com a exceção do ar-condicionado digital, presente apenas nas versões mais caras.
O modelo básico conta com motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Segundo dados do Inmetro, tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, ou 13 km/l e 14,6 km/l com gasolina.
Há ainda duas versões com motor 1.0 turbo de 130 cv, com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. O motor turbo é mais econômico com gasolina, atingindo 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
As vendas do Citroën Basalt já estão disponíveis, com preços fixos nas primeiras três revisões.
A versão de entrada Feel 1.0 custa R$ 89.990, seguida pela Feel Turbo 1.0 T200 por R$ 96.990, e a versão top Shine Turbo 1.0 T200 por R$ 104.990.
Tabela de preços e equipamentos
Versão
Preço (R$)
Equipamentos
Citroën Basalt Feel 1.0 MT5
R$ 89.990
Direção elétrica com regulagem de altura da coluna; Painel de instrumentos em tela de 7"; 4 airbags; Sistema Multimídia com tela de 10" com Android Auto e Apple CarPlay sem fios; Câmera de ré; Luzes diurnas em LEDs; Ar-condicionado; Banco do motorista com regulagem de altura; Vidros elétricos; Rodas de 16" com pneus 205/50; Chave canivete; Retrovisores elétricos.
Citroën Basalt Feel 1.0T CVT
R$ 96.990
Feel aspirado + Motor 1.0 turbo; Câmbio automático CVT.
Citroën Basalt Shine 1.0T CVT
R$ 104.990
Feel Turbo + Ar-condicionado automático; Sensor de estacionamento traseiro; Rodas de 16" diamantadas; Faróis de neblina; Limitador e piloto automático; Bancos e volante em revestimento premium; Opcional: pintura bitom.
Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT
R$ 107.390
Shine Turbo + Logotipos First Edition; Faixas pretas entre as lanternas; Pintura Branco Nacré; Rodas de 16" escurecidas; Soleiras metalizadas; Pedaleiras exclusivas; Tapetes exclusivas; Pintura bitom.
Tabela de preços, consumo e ficha técnica
Citroën Basalt Feel 1.0
Citroën Basalt Feel 1.0 Turbo 200
Citroën Basalt Shine 1.0 Turbo 200
Citroën Basalt First Edition
Preço (R$)
R$ 89.990
R$ 96.990
R$ 104.990
R$ 107.390
Motor
1.0 Firefly
1.0 Turbo T200
1.0 Turbo T200
1.0 Turbo T200
Câmbio
Manual 5 marchas
Automático CVT 7 Marchas
Automático CVT 7 Marchas
Automático CVT 7 Marchas
Potência
75 cv @ 6.000 rpm
130 cv @ 5.750 rpm
130 cv @ 5.750 rpm
130 cv @ 5.750 rpm
Torque
10,5 kgfm @ 3.250 rpm
20,4 kgfm @ 1.750 rpm
20,4 kgfm @ 1.750 rpm
20,4 kgfm @ 1.750 rpm
Comprimento
4,34 m
4,34 m
4,34 m
4,34 m
Largura
2,01 m
2,01 m
2,01 m
2,01 m
Altura
1,58 m
1,58 m
1,58 m
1,58 m
Entre-eixos
2,64 m
2,64 m
2,64 m
2,64 m
Consumo Etanol (Cidade)
9,3 km/l
8,3 km/l
8,3 km/l
8,3 km/l
Consumo Etanol (Estrada)
10,2 km/l
9,6 km/l
9,6 km/l
9,6 km/l
Consumo Gasolina (Cidade)
13,0 km/l
11,9 km/l
11,9 km/l
11,9 km/l
Consumo Gasolina (Estrada)
14,6 km/l
13,7 km/l
13,7 km/l
13,7 km/l
16
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Quer tomar um processo de algum advogado da VW?Quer acusar prova,o Fox e o Polo reprovaram nesse crash-test. Vc não pode provar nada. O Nivus tem acc,frenagem autônoma e 6 airbags em todas as ver, esse lixo da Citroën não tem nada disso,nem a versão mais cara tem airbags de cortina. Carro de quarto mundo.
kkkk nem vc acredita nisso kkkk o nivus eé todo no led basalta todo no querosene comando de vidro traseiro no console central como os carros mais antigos da decada de 90
Infelizmente alguns céticos continuam acreditando no marketing da LatinNcap; qual o interesse dessa instituição, testar inúmeros carros "GRATUITAMENTE" , quando na verdade cobra 500 mil Euros, quando a fabricante os envia (extorsão). Quem paga essa conta ? porque evitaram até hoje testar carros da Chery vendidos no Brasil a vários anos? a prova cabal que não passa de puro marketing, está nesse vídeo da C-IASI, que retestou o VW Passat chinês que tinha 5 estrelas da ChinaNcap (braço da LatinNcap), a pedido das "seguradoras" daquele país, utilizando modelos "escolhidos aleatóriamente em concessionárias"; nada de veículo "OTIMIZADO" para o teste: https://www.youtube.com/watch?v=Ph5T-GtXz18 A fraude foi "COMPROVADA" e foi descoberto que deixavam de aplicar meros U$ 300,00 em reforços estruturais; imaginem em nosso país que não é um mercado tão importante para a VW quanto o chinês. Depois desse vídeo, chegarão a conclusão de que todos os modelos do nosso mercado, "ZERADOS OU NÃO NO TESTE" da LatinNcap, são muito mais seguros do que esse VW premium. Acordem!!!!!
Putz teoria conspiratória...kkkk Se liga, como se fosse possível uma "esquema" desse e ninguém envolvido vazar para a imprensa...cada loucura. O fato, o Nivus é 10 estrelas, e o Citroen C3 zerou, que é a plataforma desse carro ai, Basalt.
Em Aju tem fila de espera pela NOVA/VELHA Bombarok!! O sucesso da Nova/Velha Bombarok e tao grande que em 2 meses so emplacou UMA Bombarok que é para teste drive!!.
Vi esses dias 1 Xing LINGTAOS com 4 duendes e a XUXA dirigindo, pq é mais facil ver isso do que 1 Xing LINGTAOS em Aju, pq em 2024, durante 8 meses so emplacou 2 XING LINGTAOS!! JABIRACAWAGEN domina AJU e o Mundo!!
Em Aju tem fila de espera pela NOVA/VELHA Bombarok!! O sucesso da Nova/Velha Bombarok e tao grande que em 2 meses so emplacou UMA Bombarok que é para teste drive!!.
Vi esses dias 1 Xing LINGTAOS com 4 duendes e a XUXA dirigindo, pq é mais facil ver isso do que 1 Xing LINGTAOS em Aju, pq em 2024, durante 8 meses so emplacou 2 XING LINGTAOS!! JABIRACAWAGEN domina AJU e o Mundo!!
Melhor que o Nivus.
ResponderExcluirFastback e Basalt, excelentes produtos.
melhor em quê? Nivus 10 estrelas no latin ncap. E esse transformer ai:? O C3 levou zerou!!!
Excluiracalma a piriquita que o Basalt ainda não foi pro latin ncap.
ExcluirE não é novidade pra ninguém, que a Volkswagen compra o latin ncap pra receber nota máxima em todos seus carros.
Quer tomar um processo de algum advogado da VW?Quer acusar prova,o Fox e o Polo reprovaram nesse crash-test.
ExcluirVc não pode provar nada.
O Nivus tem acc,frenagem autônoma e 6 airbags em todas as ver, esse lixo da Citroën não tem nada disso,nem a versão mais cara tem airbags de cortina.
Carro de quarto mundo.
O fastbosta é outro que é ainda mais caro que o Nivus e não tem a segurança e tecnologia dele.
Excluirkkkk nem vc acredita nisso kkkk
Excluiro nivus eé todo no led
basalta todo no querosene
comando de vidro traseiro no console central como os carros mais antigos da decada de 90
ele é o novo logan
mais um pra dar um coro na goletaNIRVUS
ResponderExcluirNão chega nos pés dele
ExcluirInfelizmente alguns céticos continuam acreditando no marketing da LatinNcap; qual o interesse dessa instituição, testar inúmeros carros "GRATUITAMENTE" , quando na verdade cobra 500 mil Euros, quando a fabricante os envia (extorsão). Quem paga essa conta ? porque evitaram até hoje testar carros da Chery vendidos no Brasil a vários anos? a prova cabal que não passa de puro marketing, está nesse vídeo da C-IASI, que retestou o VW Passat chinês que tinha 5 estrelas da ChinaNcap (braço da LatinNcap), a pedido das "seguradoras" daquele país, utilizando modelos "escolhidos aleatóriamente em concessionárias"; nada de veículo "OTIMIZADO" para o teste: https://www.youtube.com/watch?v=Ph5T-GtXz18
ResponderExcluirA fraude foi "COMPROVADA" e foi descoberto que deixavam de aplicar meros U$ 300,00 em reforços estruturais; imaginem em nosso país que não é um mercado tão importante para a VW quanto o chinês. Depois desse vídeo, chegarão a conclusão de que todos os modelos do nosso mercado, "ZERADOS OU NÃO NO TESTE" da LatinNcap, são muito mais seguros do que esse VW premium. Acordem!!!!!
Putz teoria conspiratória...kkkk Se liga, como se fosse possível uma "esquema" desse e ninguém envolvido vazar para a imprensa...cada loucura. O fato, o Nivus é 10 estrelas, e o Citroen C3 zerou, que é a plataforma desse carro ai, Basalt.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk esse blog me faz rir
ExcluirEm Aju tem fila de espera pela NOVA/VELHA Bombarok!!
ExcluirO sucesso da Nova/Velha Bombarok e tao grande que em 2 meses so emplacou UMA Bombarok que é para teste drive!!.
Vi esses dias 1 Xing LINGTAOS com 4 duendes e a XUXA dirigindo, pq é mais facil ver isso do que 1 Xing LINGTAOS em Aju, pq em 2024, durante 8 meses so emplacou 2 XING LINGTAOS!!
JABIRACAWAGEN domina AJU e o Mundo!!
Em Aju tem fila de espera pela NOVA/VELHA Bombarok!!
ExcluirO sucesso da Nova/Velha Bombarok e tao grande que em 2 meses so emplacou UMA Bombarok que é para teste drive!!.
Vi esses dias 1 Xing LINGTAOS com 4 duendes e a XUXA dirigindo, pq é mais facil ver isso do que 1 Xing LINGTAOS em Aju, pq em 2024, durante 8 meses so emplacou 2 XING LINGTAOS!!
JABIRACAWAGEN domina AJU e o Mundo!!
Bostalt
ResponderExcluirEsse carro é o C3 com traseira esticada
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=YF438_sOSN0
Citroen C3: BUUMMMMMMMMMMM!!!!!!! Levou BOMBAAAAAAAAAAAAAAAA do Latin NCAP!!!!! ZERO ESTRELAS.
Boa sorte aos aventureiros!!
O Basalt é tão ruim, Carlos, que só em 2025 que a VW vai conseguir responder à altura...
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.