De acordo com um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG), as vendas de veículos híbridos e elétricos leves no Brasil devem superar as de automóveis com motores a combustão até 2030. Esta mudança já está refletindo na indústria automotiva, com uma expansão de 179% na infraestrutura de recarga e a criação de produtos específicos, como o lubrificante Mobil Super™ Hybrid.
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José Cesário, Coordenador de Capacitação Técnica dos lubrificantes Mobil™, explica que existem dois tipos principais de híbridos disponíveis no mercado brasileiro:
Híbrido Leve: Utiliza tanto o motor a combustão quanto o elétrico, ou uma combinação dos dois. A bateria é recarregada automaticamente com a energia gerada durante o uso do veículo. Exemplos: Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid, Prius e Ford Fusion Hybrid.
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Híbrido Plug-in: Semelhante ao híbrido leve, mas com a necessidade de recarga em uma tomada elétrica. Oferece maior autonomia em modo elétrico, entre 40 e 60 km. Exemplos: Volvo XC60/90 Hybrid, Mini Cooper Countryman e Jeep Compass 4xe.



Cesário destaca que a principal diferença entre as categorias é a autonomia. "Enquanto o híbrido leve oferece apenas cinco minutos de autonomia no modo elétrico, o plug-in pode rodar até 60 quilômetros", explica.
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Com o crescimento dos híbridos no mercado, surge a necessidade de lubrificantes específicos, como o Mobil Super™ Hybrid, devido à dinâmica diferenciada do motor. Nos carros híbridos, o motor a combustão não funciona continuamente, exigindo respostas rápidas de lubrificação em momentos de partida após longos períodos parado.
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Conforme José Cesário, esse comportamento intermitente altera o ciclo de aquecimento do motor. "Enquanto um motor convencional atinge a temperatura ideal em cerca de 12 minutos, no sistema híbrido esse processo leva 20 minutos, o que gera mais umidade e acelera a oxidação do lubrificante".
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Essas condições mais severas impactam diretamente na viscosidade e na capacidade de proteção do lubrificante, exigindo produtos específicos com maior resistência à degradação.
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Os lubrificantes desenvolvidos para veículos híbridos apresentam características diferenciadas em relação aos convencionais. Entre os destaques do Mobil Super™ Hybrid estão:
- Suporte a altas cargas e temperaturas, inclusive para híbridos com motores turbo;
- Controle aprimorado de oxidação, atendendo às demandas de operação severa;
- Melhoria na limpeza dos pistões, essencial para manter o desempenho em sistemas híbridos;
- Auxílio na economia de combustível, otimizando a eficiência energética do veículo.
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Com a crescente popularização dos híbridos no Brasil, o uso adequado de lubrificantes específicos é fundamental para preservar a performance e prolongar a vida útil dos motores, garantindo eficiência tanto no curto quanto no longo prazo.

4 Comentários

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  1. Consumidores de Polo adoram um lubrificante naquele lugar.

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    1. Conhece bem os procedimentos, heim!!!??

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    2. Aprendi com meu chefe nobre, Carlos4Carros.

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    3. Ah, entendi. Entao o seu chefe fica te ensinando isso...muito bom!! Todo dia ele tem ensina__??

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