A Audi está expandindo seu portfólio de modelos elétricos com o Q6 Sportback e-tron, um dos designs de carroceria mais populares entre os clientes. O design SUV no Q6 SUV e-tron é complementado pela essência dos recursos de um Sportback.
Esse modelo traz uma silhueta mais progressiva e esportiva que atrairá especialmente os clientes voltados para o design. Graças à sua traseira dinâmica e aos benefícios aerodinâmicos resultantes, o Q6 Sportback e-tron performance é o campeão de alcance na série Q6, com um autonomia de até 656 quilômetros.
Os modelos serão revelados no no Paris Motor Show 2024. O Sportback de aparência dinâmica combina a amplitude de um SUV com a elegância de um cupê. Esportivo e expressivo, o carro elétrico apresenta um compartimento de bagagem de 511 litros e um porta-malas de 64 litros.
Quando a fileira traseira de assentos é dobrada, o compartimento de bagagem aumenta para até 1.373 litros. A longa distância entre eixos de 2.899 milímetros proporciona amplo espaço no interior, mesmo nos bancos traseiros, e o Q6 Sportback e-tron ostenta 25 litros de espaço de armazenamento útil.
A alta capacidade de reboque de até 2.400 quilos no Q6 Sportback e-tron quattro 3 (2.000 quilos em outras variantes de tração) representa uma adequação intransigente para o uso diário.
A partir do lançamento no mercado do Q6 Sportback elétrico e seu modelo irmão SUV, outra variante de bateria com dez módulos e uma capacidade bruta de 83 kWh (líquido: 75,8 kWh) estará disponível. Isso significa que, além da variante de tração integral e do modelo S, o Q6 Sportback e-tron está disponível como duas variantes de tração traseira, cobrindo todo o portfólio de motores elétricos potentes da família Q6 e-tron .
Graças ao seu design aerodinâmico da carroceria (Cx de 0,26 - variante SUV: 0,28) e uma bateria grande com capacidade bruta de 100 kWh (líquido: 94,9 kWh), o Q6 Sportback e-tron performance 2 de 4.771 milímetros de comprimento, 1.965 milímetros de largura (sem espelhos) e 1.665 milímetros de altura (37 mm mais baixo que a variante SUV) tem um alcance de até 656 quilômetros.
O interior do Q6 Sportback e-tron traz o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro MMI, eles criam um palco digital visualmente impressionante.
O design interior de alto contraste coloca intencionalmente elementos em primeiro ou segundo plano, resultando em uma arquitetura espacial tridimensional que equilibra estética e ergonomia sob medida para os ocupantes.
O ambiente interno é enfaticamente íntimo. A luz de interação dinâmica oferece uma ampla gama de funções de comunicação, auxiliando as interações do veículo com seus ocupantes.
Dois tamanhos de bateria e duas variantes de acionamento estão disponíveis para o Q6 Sportback e-tron . Com sua bateria de alta voltagem de 83 kWh (líquido: 75,8 kWh), até mesmo a variante de nível de entrada do Sportback elétrico ostenta desempenho de direção confiante. O Q6 Sportback e-tron com tração traseira acelera de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos no modo Launch Control.
O motor elétrico do Audi Q6 Sportback e-tron performance com tração traseira tem uma potência de 225 kW (306 cv) e vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos no modo Launch Control. Com sua potência de sistema de 285 kW (387 cv), o Q6 Sportback e-tron quattro 3 leva 5,9 segundos para fazer o sprint.
A versão mais potente, o SQ6 Sportback e-tron, ostenta uma potência de sistema de 360 kW (489 cv) com seus dois motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro e atinge 100 km/h em apenas 4,3 segundos no modo Launch Control. Sua grande bateria dá ao Audi Q6 Sportback e-tron performance com tração traseira um alcance de até 656 quilômetros.
Com uma bateria de 83 kWh, ele tem um alcance de até 545 quilômetros. O modelo com tração nas quatro rodas dirige até 636 quilômetros, enquanto o SQ6 Sportback e-tron com tração nas quatro rodas tem um alcance de 607 quilômetros.
Todas as variantes do Q6 Sportback têm uma velocidade máxima fixa de 210 km/h. O SQ6 Sportback e-tron atinge a velocidade máxima de 230 km/h.
O sofisticado gerenciamento térmico da bateria HV e o sistema elétrico de 800 volts proporcionam um desempenho de carregamento impressionante. Por exemplo, o Audi Q6 Sportback e-tron performance precisa de apenas dez minutos em uma estação de carregamento rápido para carregar uma autonomia de até 265 quilômetros a uma potência máxima de carregamento de 270 kW em condições ideais. A bateria de alta tensão leva apenas 22 minutos para carregar de 10 a 80 por cento. O modelo S também carrega até 270 kW, enquanto as variantes de roda traseira carregam em uma estação de carregamento rápido até 260 kW (com a bateria de 100 kWh) ou 225 kW (com a bateria de 83 kWh).
Cinco estrelas no Euro NCAP e “Best in Class” para segurança infantil
O Q6 e-tron recebeu a classificação mais alta de cinco estrelas pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Program), a renomada organização europeia de proteção ao consumidor. O veículo foi avaliado e obteve excelentes resultados nas categorias Proteção de Ocupantes Adultos, Proteção de Ocupantes Infantis, Usuários Vulneráveis da Estrada e Assistência de Segurança. O carro recebeu uma pontuação quase perfeita de 91 por cento para Proteção de Ocupantes Adultos, indicando que ele fornece proteção ideal. Pela primeira vez, um modelo Audi foi avaliado por seus recursos de segurança pós-acidente (incluindo folhas de dados de resgate para primeiros respondentes e eCall), com o Q6 e-tron recebendo uma classificação excelente.
Tecnologia de iluminação de última geração
A assinatura de luz digital ativa representa um design e uma estética exclusivos da Audi. As luzes traseiras digitais OLED de segunda geração têm seis painéis OLED de 360 segmentos que usam um algoritmo especialmente desenvolvido para gerar uma nova imagem a cada dez milissegundos, dando às luzes uma aparência vibrante e inteligente. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é gerada por meio da interação do algoritmo com doze segmentos reguláveis. Na traseira, todos os segmentos digitais OLED são usados. Os segmentos de luz individuais interagem para que a imagem geral da assinatura de luz não varie na intensidade da luz.
A segunda geração da tecnologia OLED digital molda a aparência dos novos modelos Audi e aumenta sua gama de funções muitas vezes. Isso também melhora a segurança na estrada, como demonstrado pela luz de comunicação nas luzes traseiras OLED digitais 2.0. Esse recurso avisa outros usuários da estrada sobre acidentes e avarias. Em situações críticas na estrada, ele exibe uma assinatura de luz traseira específica e estática com símbolos de advertência integrados, além do gráfico de luz traseira regular. O Audi Sportback Q6 e-tron também define novos padrões em personalização: com até oito assinaturas de luz digitais (dependendo do nível de equipamento escolhido) disponíveis para as luzes diurnas redesenhadas nos faróis Matrix LED e luzes traseiras OLED digitais 2.0, os motoristas podem personalizar a aparência de seu Sportback. Isso pode ser feito por meio do MMI ou do aplicativo myAudi.
O palco digital: o novo conceito de exibição e operação
Assim como seu modelo irmão SUV, o Q6 Sportback e-tron , os modelos A6 e-tron , A5 e Q5 incluem um novo conceito de exibição e operação. Acima do envoltório macio, o estágio digital com o visor panorâmico Audi MMI e o visor do passageiro MMI domina o interior. O fino e independente visor panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo e tecnologia OLED. Ele compreende um Audi virtual cockpit de 11,9” e um visor de toque MMI de 14,5”. O estágio digital é complementado por um visor de passageiro MMI opcional de 10,9” com modo de privacidade ativo.
O head-up display de realidade aumentada opcional (AR HuD) significa um grande avanço na tecnologia de display na Audi. Este display inovador projeta um plano de imagem grande e inclinado no para-brisa, fornecendo ao motorista informações essenciais como velocidade, sinais de trânsito, assistência e ícones de navegação. A inclinação para frente do plano de imagem aprimora a experiência de RA ao se alinhar com o foco natural do olho humano. Esta inclinação, combinada com a grande distância da imagem virtual, cria a impressão de que os itens exibidos flutuam até 200 metros de distância e interagem diretamente com o ambiente. Da perspectiva do motorista, o campo de visão para conteúdo de RA abrange uma diagonal de aproximadamente 88 polegadas.
Além disso, a Audi expandiu significativamente suas opções de controle de voz. O motorista pode controlar muitas funções do veículo usando o assistente de voz de autoaprendizagem da Audi, o Audi Assistant. O assistente digital com suporte de IA é profundamente integrado ao veículo e representado por um avatar. O novo assistente de voz reconhece mais de 800 comandos de voz. Tendo sido expandido com o chatbot ChatGPT, o Audi Assistant reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, fornecer uma previsão do tempo. O sistema Audi somente encaminha consultas para o ChatGPT quando não consegue responder a perguntas de conhecimento geral. Os passageiros desfrutam de uma experiência perfeita, pois todas as funções são integradas ao Audi Assistant. Além disso, o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo. Todas as perguntas e respostas são excluídas no interesse da proteção de dados. A base para esse recurso é a solução Cerence Chat Pro do especialista em software Cerence, que incorpora inúmeras fontes, incluindo o ChatGPT.
O novo sistema de infoentretenimento usa o Android Automotive OS pela primeira vez. Ele vem com os mais recentes serviços Audi connect, como o planejador de rotas e-tron aprimorado . Aplicativos populares, como o YouTube, estão disponíveis na loja para aplicativos de terceiros incorporados diretamente no MMI, eliminando a necessidade de um smartphone. Novos aplicativos que estarão disponíveis regularmente maximizam a funcionalidade digital no Q6 Sportback e-tron .
O Bang & Olufsen Premium Sound System proporciona uma experiência sonora 3D soberba. Um amplificador altamente eficiente no coração do sistema aciona 20 alto-falantes com uma saída total de 830 watts. Quatro alto-falantes são integrados aos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo que a Audi introduza as chamadas zonas sonoras pela primeira vez.
Lançamento no mercado e preços
O Q6 Sportback e-tron e o SQ6 Sportback e-tron são fabricados sob condições de carbono neutro líquido na fábrica principal da Audi em Ingolstadt.
Eles estarão disponíveis para encomenda na virada do ano de 2024/2025. O modelo de entrada, o Q6 Sportback e-tron com bateria de 83 kWh (líquido: 75,8 kWh) e tração traseira, começa em 65.900 euros.
O Audi Q6 Sportback e-tron performance com tração traseira começa em 71.200 euros.
O Q6 Sportback e-tron quattro começa em 77.100 euros, e o SQ6 Sportback e-tron começa em 96.200 euros.
apreeennnddeeeee bmw e mercedes como se faz carro elétrico supra-premium!!!!
ResponderExcluircadê tesla???? Cade BYD???
frente que eu detesto..dois andares ...pena que ate a audi adotou
ResponderExcluirrealmente n curto nao .
Excluirfrente horrenda
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.