A Honda do Brasil apresntou a linha 2025 da Honda XRE 190, com design atualizado e modernização técnica, e preços de R$ 22.060,00 e R$ 22.496,00 para a versão Adventure.
A trail da Honda ganha farol e lanterna iluminadas por LED, suspensão dianteira mais robusta e diversos aperfeiçoamentos.
A Honda XRE 190, desde o lançamento, em meados de 2016, mais de 180 mil XRE 190 foram produzidas. Nesse período permaneceu praticamente fiel à sua fórmula original, cujo destaque é o motor monocilíndrico OHC derivado do que equipa a Honda CG 160, mas com a capacidade elevada a exatos 184,4 cm3, o que favoreceu um substancial ganho de potência e torque máximos sem prejuízo da durabilidade e economia de combustível.
O caráter original das XRE 190 foi mantido nesta nova geração, que colocaram a XRE 190 2025 no mesmo patamar das NXR 160 Bros, Sahara 300 e XR 300L Tornado recém-lançadas.
O projeto da XRE 190 2025 teve como princípio a manutenção de elementos fundamentais – chassi e motor –, praticamente sem alteração.
Deste modo, esta nova geração da XRE 190 apresenta um significativo aperfeiçoamento sobretudo em design.
Agora, a nova XRE 190 2025 estreia uma evolução no plano estético, possível graças à inovação técnica que é o tanque metálico revestido por partes plásticas, que possibilitou aos designers liberdade para criar formas impactantes.
A nova “cara” da XRE 190 2025 é fruto de um elaborado trabalho na região do tanque de combustível, laterais, rabeta e banco.
O resultado é um conjunto de evidente harmonia e forte personalidade, que não está dissociado do bem-vindo “family feeling”, fio condutor estético que une as novas Honda 2025 deste segmento.
A XRE 190 2025 adota também evoluções técnicas.
A frenagem ABS na roda dianteira foi mantida nesta nova geração. Porém, a chegada de uma nova suspensão dianteira, que passou dos 31 mmØ para 33 mmØ, garante robustez e eficiência da suspensão ao enfrentar terrenos ruins e positiva evolução na segurança da frenagem.
A adoção de um novo farol, lanterna traseira e piscas com iluminação em LED é outro importante progresso em termos de segurança aplicado à XRE 190 2025, assim como a chegada de um quadro de instrumentos ainda mais completo, tipo Blackout, com indicador de marcha engatada.
Outra inovação na XRE 190 2025 é a tomada USB-C que permite a recarga de celulares, posicionada nas proximidades do painel de modo a facilitar o acesso e operação.
Características principais
Em termos de design, amplas aletas laterais e um conjunto ótico frontal inédito se encarregam de dar à XRE 190 2025 uma personalidade própria - que é complementada pelo novo assento em dois níveis mais definidos, e com maior área para privilegiar o conforto.
Completa o novo visual a elegante ponteira de escapamento e alças laterais que se unem na traseira, formando a superfície plana onde é possível instalar um top case.
Novas também são as pedaleiras para garupa, agora em alumínio.
Outra novidade na XRE 190 é o painel de instrumentos no padrão Blackout, dotado do útil indicador de marcha engatada além de hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante. A vantagem do display Blackout se revela especialmente em dias de luminosidade muito intensa, pois mesmo nestas condições a visualização de informações é facilitada pela possibilidade de regular a intensidade da iluminação em cinco níveis diferentes.
Importante inovação é a presença de uma tomada USB-C para a recarga de smartphones.
A localização deste prático acessório é protegida, próxima ao painel de instrumentos, facilitando a operação de conexão do cabo sem que isto prejudique a condução da motocicleta durante o período de recarga.
A tecnologia LED aplicada a todo o sistema de iluminação proporcionou um evidente salto qualitativo no quesito segurança para a XRE 190 2025.
Para além de uma melhor qualidade, a tecnologia LED contribui para um menor consumo de energia, que impacta positivamente na vida útil da bateria, assim como na de todo sistema de iluminação.
Importante mencionar que nenhuma das modificações introduzidas na XRE 190 2025 alterou uma característica muito apreciada do modelo, que é a contida altura do banco em relação ao solo de 836 mm, cifra que facilita manobras de estacionamento e a necessária praticidade em uso no dia a dia.
Motor
O motor da XRE 190 é um monocilíndrico 4T arrefecido a ar, com comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados.
É dotado do sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina em quaisquer proporções.
A potência máxima da XRE 190 é de 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm.
No que diz respeito ao sistema de transmissão, a XRE 190 2025 permanece com o câmbio de cinco velocidades sem nenhuma alteração em suas relações.
O mesmo ocorre como o sistema de transmissão secundária. A embreagem se vale do tradicional sistema multidisco em banho de óleo.
Ciclística
O chassi da XRE 190 2025 é do tipo berço semiduplo de aço, que oferece grande resistência e ótimas características dinâmicas.
A grande novidade do modelo para 2025 é a suspensão dianteira de 33 mmØ que substitui a anterior, de 31 mmØ.
A majoração dos tubos internos da suspensão dianteira implica em maior resistência a flexões que podem ocorrer sob uso extremo, especialmente em frenagem.
Além desta vantagem, a nova suspensão oferece também maior precisão no funcionamento, o que melhora a maneabilidade, estabilidade e capacidade de resistir a impactos, limitando eventuais danos ao sistema ou, em caso extremo, a perda de controle por parte do condutor.
A suspensão traseira permanece sem modificações. A balança de suspensão de aço de perfil retangular está vinculada a um conjunto mola-amortecedor que proporciona um curso de 150 mm à roda, enquanto na suspensão dianteira o curso é de 180 mm.
As rodas são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT60.
O sistema de freios permanece imutado: na dianteira o disco de 240 mmØ conta com cáliper de pistão duplo com comando hidráulico e ABS – Antilock Braking System. Na traseira, o disco tem 220 mmØ e cáliper de pistão simples com comando hidráulico.
O peso a seco da XRE 190 2025 é de 126 kg.
Preço, cores, garantia
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 22.060,00 e R$ 22.496,00 para a versão Adventure.
As cores disponíveis são Vermelho Perolizado, Azul Metálico Fosco e a versão Adventure na cor Cinza Perolizado com grafismos exclusivos.
A Honda XRE 190 2025 chegará na rede de concessionários Honda a partir de Outubro.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).
O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.