Os fabricantes chineses estão dominando o segmento de carros elétricos em âmbito mundial, e no Brasil não é diferente, com BYD e GWM monopolizando as vendas de modelos 100% elétricos ou híbridos. A GWM começou sua trajetória no Brasil com SUVs híbridos, e posteriormente lançou modelos 100% elétricos, como o GMW Ora 3 - que avaliamos neste artigo na verão top de gama, GT, precificada (em setembro de 2024) em R$ 187 mil.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
O GWM Ora 3 GT vem se destacando no segmento de elétricos, tendo vendido 4.467 unidades no Brasil em 2024 - com dados computados até o final de agosto.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
O GWM Ora 3 é um modelo compacto, com 4,24 metros, com ótimos 2,65 metros de entre-eixos - colocando-o no patamar dimensional de um VW Golf - ou seja de um hatch médio. Ele traz uma dianteira com alguma inspiração nos modelos da Porsche, e uma traseira arredondada com visual contemporâneo e tecnológico.



O efeito visual é realmente muito descolado. O mesmo modelo é vendido na Alemanha.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
O comportamento de direção do GWM Ora 3 é incomum no sentido positivo. O compato elétrico com seus 171 cv acelera como se não houvesse amanhã. A impressão dinâmica resulta, por um lado, do fato de a transmissão ter um peso de veículo relativamente baixo. O carro pesa apenas 1.615 kg. Isso não é muito, considerando a bateria de 63 kWh na parte inferior da carroceria. E assim os 250 Nm de torque facilitam a condução suave do pequeno carro elétrico .
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
A aceleração de 15 a 30 km/h leva pouco menos de um segundo, fazendo com que o Ora se sinta animado ao fazer curvas, especialmente no trânsito da cidade.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
As manobras de ultrapassagem na faixa de 60 a 100 km/h também acontecem rapidamente em 4,3 segundos, e de 80 a 120 km/h em 6,2 segundos. E a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos também é um valor muito bom.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
A velocidade máxima é limitada a 160 km/h economicamente razoáveis. Resumindo, o Ora 3 é ágil e muito divertido de dirigir .
Por outro lado, o Ora também impressiona em termos de dinâmica lateral. Graças aos sensíveis sistemas de controle eletrônico, ele domina todos os tipos de curvas com louvor - é daí que vem a "sensação de kart".
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Isto é acompanhado pela resposta direta da direção e dos freios que funcionam muito bem. A estabilidade de direção do Ora não é crítica e pode ser calculada.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Em conduções mais esportivas, o Ora 3 transmite segurança, com um comportamento colado ao chão. As reações às mudanças de carga ao tentar escapar são limitadas e o Ora 3 permanece previsível. O ESP estabiliza o Ora de forma confiável, embora não tenha tido que fazer intervenções significativas no teste.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
A direção causa uma impressão ambivalente. Por um lado, faz com que o Ora pareça prático e ágil devido ao seu design direto, mas por outro lado, falta o feedback que seria necessário para conectar o motorista e a estrada.
GWM Ora 3 GT - Piloto Automático Adaptativo
Se a "função de direção de emergência" estiver ativada, o Ora muitas vezes tenta corrigir os supostos desvios de faixa do motorista. Em estradas sem marcações centrais, por exemplo, as pessoas tendem a ser “empurradas” para o meio da estrada – esse não pode ser o objetivo.

Bateria de 63 kWh: autonomia de 340 km em teste

Segundo a fabricante, o alcance de ação com a bateria de 63 kWh da versão top deve ser de até 420 quilômetros, mas o INMETRO aponta 319 Km. Alternativamente, existe uma variante com bateria de 48 kWh, com a qual o Ora 3 pode viajar até 232 quilômetros sem recarregar, segundo o INMETRO. No papel, a versão de 63 Kmh apresenta uma autonomia bastante decente para um carro pequeno.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Os tempos de carregamento do Ora não são tão bons. Na melhor das hipóteses, carrega com corrente alternada (CA) de 11 kW, e com carregadores rápidos de corrente contínua com no máximo 64 kW. Para um carro elétrico recém-projetado, entendemos que uma capacidade de carga a até 150 Kw seria desejável.

Central de informação e entretenimento

A central multimídia é moderna, rápida, e vem integrada ao painel digital, mas um aspecto que incomoda é a ausência de comandos físicos. A arquitetura interna dos menus é bastante extensa, o que causa certa demora em chegar aos comandos desejados - como o do ar-condiconado ou do volume do áudio.
GWM Ora 3 GT - central multimídia
As fontes e os painéis de controle na tela sensível ao toque central são muito pequenos e exigem concentração máxima durante a condução. Nada disso deveria ser o caso e requer melhorias por parte do fabricante.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Por outro lado, os muitos detalhes requintados do GWM Ora 03 são positivos, sejam os belos faróis redondos, os interruptores cromados no console central, a elegante alavanca seletora automática ou a chave inteligente do veículo.
GWM Ora 3 GT - Posição de dirigir
Isso faz seu coração se abrir.

Pequeno por fora, grande por dentro?

Com 4,24 metros de comprimento, direção suave e pequeno raio de giro, o Ora 03 é ideal para o trânsito urbano . Mas e o espaço interno?
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Aqueles que estão sentados na frente desfrutam de uma sensação interior mais do que decente.
GWM Ora 03 GT - elétrico
A impressão é reforçada pela abundância de luz do teto panorâmico e pelo forro do teto em tecido brilhante. O ajuste do assento dianteiro se adapta a todos os tamanhos de corpo imagináveis, apenas a largura interna parece um pouco restritiva.
GWM Ora 3 GT 2025 - espaço traseiro
Mesmo pessoas com pernas longas podem se dar surpreendentemente bem no banco de trás . Pessoas com torsos longos, por outro lado, correm o risco de bater a cabeça no telhado se sentarem no banco de trás.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
O porta-malas sem dúvida não é um dos pontos fortes do Ora 03: 228 litros de volume segundo a fábrica não são recomendáveis ​​nem para um carro pequeno.
GWM Ora 3 GT - porta-malas
Qualquer mercadoria transportada deve ser elevada sobre uma soleira de carga alta e larga.
GWM Ora 3 GT - porta-malas
O degrau elevado quando os encostos dos bancos traseiros estão rebatidos também torna o carregamento mais difícil . O único ponto positivo que deve ser destacado é que os encostos podem ser rebatidos em duas partes e também podem ser rebatidos a partir do porta-malas.

GWM Ora 3 e o Novo MINI Elétrico

O GWM Ora 03 GT apresenta uma forte similaridade com o MINI Elétrico em vários aspectos, principalmente devido à parceria entre a GWM e a BMW, responsável pela produção do MINI na China.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Visualmente, o Ora 03 GT apresenta um design que lembra o estilo icônico do MINI, com detalhes como a barra horizontal com botões cromados que remetem claramente ao layout do MINI. Essa inspiração é resultado da joint venture entre as marcas, o que influenciou tanto no design quanto no desenvolvimento de tecnologias automotivas.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Além das similaridades visuais e de acabamento, a experiência de condução também apresenta paralelos notáveis. O Ora 03 GT traz uma suspensão calibrada para oferecer conforto em terrenos urbanos, semelhante à que encontramos no MINI Elétrico, com foco em suavidade e estabilidade. O comportamento ágil do Ora 03 GT nas curvas e sua capacidade de absorver impactos de vias esburacadas são características que fazem o veículo parecer bastante com o MINI, especialmente no quesito dirigibilidade e conforto em terrenos irregulares.

Conclusão

Não é por acaso que o GWM Ora 03 é tão agradável ao volante. Um aspecto interessante é que o GWM Ora 3 é um carro que parte do mesmo projeto que a nova geração do Mini Elétrico - daí se explica a excelência em performance - o novo Mini elétrico da BMW foi desenvolvido em conjunto com GWM Ora 3. O BMW Mini totalmente elétrico está saindo da linha de montagem da fábrica chinesa desde o final de 2023 junto com a Ora 03.
WM Ora 3 GT - preço R$ 187 mil, autonomia e ficha técnica
Mas o Ora 03 tem um preço mais atrativo, o que o torna altamente desejável, tendo em vista suas qualidades dinamicas, o excelente acabamento, bom espaço interno e o design agradável.

Ficha TécnicaGWM Ora SkinGWM Ora 03 GT
Preço (setembro de 2024)
R$150.000R$187.000
Dimensões
Comprimento (m)4,2354,254
Largura (m)1,8251,848
Altura (m)1,6031,603
Distância entre eixos (m)2,652,65
Capacidade do porta-malas (litros )228/858228/858
Peso em ordem de marcha15401580
Vão-livre do solo (cm)13,513,5
Coeficiente aerodinâmico Cd0,290,29
Motor elétrico
Posição Dianteiro, com função de traçãoDianteiro, com função de tração
Tipo Síncrono de ímã permanenteSíncrono de ímã permanente
Potência e torque
Potência máxima (cv)171171
Torque máximo (Nm/kgfm )250/25,5250/25,5
0 a 100 km/h (s)8,28,2
Velocidade máxima (km/h)160160
Autonomia
Ciclo INMETRO232 km319 km
Transmissão
TipoDe velocidade única, para veículos elétricosDe velocidade única, para veículos elétricos
Tração Dianteira (FWD)Dianteira (FWD)Dianteira (FWD)
Bateria
Tipo/ Capacidade nominal LFP / 48 kWhLFP / 48 kWhNCM / 63 kWh
Tipo de conector CCS Tipo 2CCS Tipo 2CCS Tipo 2
Carregamento AC / DC11 / 64 kWh11 / 67 Kwh
15 – 100% (AC) Aprox3hAprox. 5h
30 – 80% (DC) Aprox30minAproxi. 40 min
Suspensão
Dianteira / Traseira McPherson com barra estabilizadora/ Eixo de torçãoMcPherson com barra estabilizadora/ Eixo de torçãoMcPherson com barra estabilizadora/ Eixo de torção
Pneus e rodas
Pneu / Rodas 215-60 R18/ Liga leve 18”215-60 R18/ Liga leve 18”215-60 R18/ Liga leve 18”

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Polo GTS?

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPcIdI0QDwf7TOdExW88Y4ljW8ip2f1duQD6D3zNaA6vLMHuCifB3x95nrfQvamd1sByS3wCRUxuSVLhevSN-MvU8Csj-_TAFzVHTm1MmXPO41NTqelivhzdRK6PMpic476Npcaj8OPORXux97bOhUmx1IsrX3w3gbzKS9mQQhCd-pvR3mHfOFiwz5vW4V/s2560/Novo-Polo-GTS-2024%20%2812%29.jpg

    R$ 155k, alemão de verdade, e "carrega" em qualquer lugar.

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  2. Na boa, entre pagar 150k em um polo GTS e 187k neste ORA3 GT, eu prefiro o polo TECTEC de acabamento ruim. Polo GTS daqui 5 anos consigo vender ele próximo a tabela fipe, se tiver original, pois deve sair de linha no próximo ano e se tornar um carro VW colecionável. Ja esse carrinho a pilha da GWM, vou pegar no máximo 50% da fipe no particular, e na concessória GWM talvez 60 a 70% da FIPE. Polo GTS é um esportivinho que entrega um tequinho de diversão mesmo com o barulho fake de motor e se quiser fuçar nele, dá pra fazer muitos UPGRADES legais em tecnologia, fora que esse motor 1.4 da pra extrair bastante potencia e ainda assim ficar confortável sem risco de quebrar. Resumindo, o VW de plástico em seu conjunto da obra é mais lucrativo e legal pra brincar. GTS STAGE 2 sem risco de quebras 170CV e 27kgfm, velocidade final em torno de 260. Peso potencia ótimo.

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    1. Polo GTS com acabamento "ruim"? que mundo vive?

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkKs0_fkJx3hfKuANwhX7dqgd-br7bzdR9ub4YELAeYYsWfxbGRlgKf4lH2o7d2nTFWoMVI4k--iGamLpD618lSdCHJ1gRhBFFbu1Gf8kLfVPk81NmuAMRBT8grliILYvCU6I97Fm33st7_CaIjPA0cCSS2JRAvJnE85utFlIKY_ZQOlKGC-b0bPRJ_w/s2560/Novo-Polo-GTS-2023-Prata%20%2881%29.jpg

      Polo GTS com inserções de costuras no painel, detalhes em vermelho, central multimídia VW Play.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh71QRkwVyye5RcC67ySV33mf3m8yrCzb84aZKAOpOuunG-XasMH_Gnca6J6E4ZOSnUAMnXKzK7s6qjZhm3Ml7AlY72OhVJDHC7TAwYvwwIXlWeI0Un6x9EG4JIv0t3wXwM6wH3ON_h38HJ2_95x1C1VzhkXR2ZJk4NS709Wwo1GDmuCfAxD5uaEg1M/s800/VW-Polo-2023%20%283%29.jpg

      Polo GTS não é TEC TEC e tem excelente acabamento.

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    2. Mas gentii... Se ele tivesse acabamento tão bom, pq q a Jacswagen quer rever isso então? Pq q o CEO confessou que estão longe das outras montadoras com essa acabamento porco e mal feito vindo direto da Kombi??

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  3. Carlos, o acabamento é bem ruim. Tu para no sol por 30 minutos e quando for sair ligue o ar, estrala tudo e se passar no paralelepípedo, é uma escola de samba.

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    1. Polo é um carros mais macios que já dirige,o acabamento dele é bom sim

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  4. HAHAHAHAHA, é ser muito SEM NOÇÃO comparar uma porcaria básica como um Polo maquiado com um Ora 03! Vão nas lojas da VW e da GWM olhar bem e fazer test drive de ambos pra não falar bobagem na Internet. Quem acha que Polo e Virtus tem acabamento decente (nem ouso usar a palavra "bom" pra carros da VW que não seja o Passat) nunca dirigiu na vida um carro minimamente decente. Tem que ser muito fanboy pra elogiar Polo, minha nossa!

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