O efeito visual é realmente muito descolado. O mesmo modelo é vendido na Alemanha. O comportamento de direção do GWM Ora 3 é incomum no sentido positivo. O compato elétrico com seus 171 cv acelera como se não houvesse amanhã. A impressão dinâmica resulta, por um lado, do fato de a transmissão ter um peso de veículo relativamente baixo. O carro pesa apenas 1.615 kg. Isso não é muito, considerando a bateria de 63 kWh na parte inferior da carroceria. E assim os 250 Nm de torque facilitam a condução suave do pequeno carro elétrico . A aceleração de 15 a 30 km/h leva pouco menos de um segundo, fazendo com que o Ora se sinta animado ao fazer curvas, especialmente no trânsito da cidade. As manobras de ultrapassagem na faixa de 60 a 100 km/h também acontecem rapidamente em 4,3 segundos, e de 80 a 120 km/h em 6,2 segundos. E a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos também é um valor muito bom. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h economicamente razoáveis. Resumindo, o Ora 3 é ágil e muito divertido de dirigir . Por outro lado, o Ora também impressiona em termos de dinâmica lateral. Graças aos sensíveis sistemas de controle eletrônico, ele domina todos os tipos de curvas com louvor - é daí que vem a "sensação de kart". Isto é acompanhado pela resposta direta da direção e dos freios que funcionam muito bem. A estabilidade de direção do Ora não é crítica e pode ser calculada. Em conduções mais esportivas, o Ora 3 transmite segurança, com um comportamento colado ao chão. As reações às mudanças de carga ao tentar escapar são limitadas e o Ora 3 permanece previsível. O ESP estabiliza o Ora de forma confiável, embora não tenha tido que fazer intervenções significativas no teste. A direção causa uma impressão ambivalente. Por um lado, faz com que o Ora pareça prático e ágil devido ao seu design direto, mas por outro lado, falta o feedback que seria necessário para conectar o motorista e a estrada. Se a "função de direção de emergência" estiver ativada, o Ora muitas vezes tenta corrigir os supostos desvios de faixa do motorista. Em estradas sem marcações centrais, por exemplo, as pessoas tendem a ser “empurradas” para o meio da estrada – esse não pode ser o objetivo.
Bateria de 63 kWh: autonomia de 340 km em teste
Segundo a fabricante, o alcance de ação com a bateria de 63 kWh da versão top deve ser de até 420 quilômetros, mas o INMETRO aponta 319 Km. Alternativamente, existe uma variante com bateria de 48 kWh, com a qual o Ora 3 pode viajar até 232 quilômetros sem recarregar, segundo o INMETRO. No papel, a versão de 63 Kmh apresenta uma autonomia bastante decente para um carro pequeno. Os tempos de carregamento do Ora não são tão bons. Na melhor das hipóteses, carrega com corrente alternada (CA) de 11 kW, e com carregadores rápidos de corrente contínua com no máximo 64 kW. Para um carro elétrico recém-projetado, entendemos que uma capacidade de carga a até 150 Kw seria desejável.
Central de informação e entretenimento
A central multimídia é moderna, rápida, e vem integrada ao painel digital, mas um aspecto que incomoda é a ausência de comandos físicos. A arquitetura interna dos menus é bastante extensa, o que causa certa demora em chegar aos comandos desejados - como o do ar-condiconado ou do volume do áudio. As fontes e os painéis de controle na tela sensível ao toque central são muito pequenos e exigem concentração máxima durante a condução. Nada disso deveria ser o caso e requer melhorias por parte do fabricante. Por outro lado, os muitos detalhes requintados do GWM Ora 03 são positivos, sejam os belos faróis redondos, os interruptores cromados no console central, a elegante alavanca seletora automática ou a chave inteligente do veículo. Isso faz seu coração se abrir.
Pequeno por fora, grande por dentro?
Com 4,24 metros de comprimento, direção suave e pequeno raio de giro, o Ora 03 é ideal para o trânsito urbano . Mas e o espaço interno? Aqueles que estão sentados na frente desfrutam de uma sensação interior mais do que decente. A impressão é reforçada pela abundância de luz do teto panorâmico e pelo forro do teto em tecido brilhante. O ajuste do assento dianteiro se adapta a todos os tamanhos de corpo imagináveis, apenas a largura interna parece um pouco restritiva. Mesmo pessoas com pernas longas podem se dar surpreendentemente bem no banco de trás . Pessoas com torsos longos, por outro lado, correm o risco de bater a cabeça no telhado se sentarem no banco de trás. O porta-malas sem dúvida não é um dos pontos fortes do Ora 03: 228 litros de volume segundo a fábrica não são recomendáveis nem para um carro pequeno. Qualquer mercadoria transportada deve ser elevada sobre uma soleira de carga alta e larga. O degrau elevado quando os encostos dos bancos traseiros estão rebatidos também torna o carregamento mais difícil . O único ponto positivo que deve ser destacado é que os encostos podem ser rebatidos em duas partes e também podem ser rebatidos a partir do porta-malas.
GWM Ora 3 e o Novo MINI Elétrico
O GWM Ora 03 GT apresenta uma forte similaridade com o MINI Elétrico em vários aspectos, principalmente devido à parceria entre a GWM e a BMW, responsável pela produção do MINI na China. Visualmente, o Ora 03 GT apresenta um design que lembra o estilo icônico do MINI, com detalhes como a barra horizontal com botões cromados que remetem claramente ao layout do MINI. Essa inspiração é resultado da joint venture entre as marcas, o que influenciou tanto no design quanto no desenvolvimento de tecnologias automotivas. Além das similaridades visuais e de acabamento, a experiência de condução também apresenta paralelos notáveis. O Ora 03 GT traz uma suspensão calibrada para oferecer conforto em terrenos urbanos, semelhante à que encontramos no MINI Elétrico, com foco em suavidade e estabilidade. O comportamento ágil do Ora 03 GT nas curvas e sua capacidade de absorver impactos de vias esburacadas são características que fazem o veículo parecer bastante com o MINI, especialmente no quesito dirigibilidade e conforto em terrenos irregulares.
Conclusão
Não é por acaso que o GWM Ora 03 é tão agradável ao volante. Um aspecto interessante é que o GWM Ora 3 é um carro que parte do mesmo projeto que a nova geração do Mini Elétrico - daí se explica a excelência em performance - o novo Mini elétrico da BMW foi desenvolvido em conjunto com GWM Ora 3. O BMW Mini totalmente elétrico está saindo da linha de montagem da fábrica chinesa desde o final de 2023 junto com a Ora 03. Mas o Ora 03 tem um preço mais atrativo, o que o torna altamente desejável, tendo em vista suas qualidades dinamicas, o excelente acabamento, bom espaço interno e o design agradável.
Polo GTS?
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPcIdI0QDwf7TOdExW88Y4ljW8ip2f1duQD6D3zNaA6vLMHuCifB3x95nrfQvamd1sByS3wCRUxuSVLhevSN-MvU8Csj-_TAFzVHTm1MmXPO41NTqelivhzdRK6PMpic476Npcaj8OPORXux97bOhUmx1IsrX3w3gbzKS9mQQhCd-pvR3mHfOFiwz5vW4V/s2560/Novo-Polo-GTS-2024%20%2812%29.jpg
R$ 155k, alemão de verdade, e "carrega" em qualquer lugar.
Na boa, entre pagar 150k em um polo GTS e 187k neste ORA3 GT, eu prefiro o polo TECTEC de acabamento ruim. Polo GTS daqui 5 anos consigo vender ele próximo a tabela fipe, se tiver original, pois deve sair de linha no próximo ano e se tornar um carro VW colecionável. Ja esse carrinho a pilha da GWM, vou pegar no máximo 50% da fipe no particular, e na concessória GWM talvez 60 a 70% da FIPE. Polo GTS é um esportivinho que entrega um tequinho de diversão mesmo com o barulho fake de motor e se quiser fuçar nele, dá pra fazer muitos UPGRADES legais em tecnologia, fora que esse motor 1.4 da pra extrair bastante potencia e ainda assim ficar confortável sem risco de quebrar. Resumindo, o VW de plástico em seu conjunto da obra é mais lucrativo e legal pra brincar. GTS STAGE 2 sem risco de quebras 170CV e 27kgfm, velocidade final em torno de 260. Peso potencia ótimo.
ResponderExcluirPolo GTS com acabamento "ruim"? que mundo vive?
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkKs0_fkJx3hfKuANwhX7dqgd-br7bzdR9ub4YELAeYYsWfxbGRlgKf4lH2o7d2nTFWoMVI4k--iGamLpD618lSdCHJ1gRhBFFbu1Gf8kLfVPk81NmuAMRBT8grliILYvCU6I97Fm33st7_CaIjPA0cCSS2JRAvJnE85utFlIKY_ZQOlKGC-b0bPRJ_w/s2560/Novo-Polo-GTS-2023-Prata%20%2881%29.jpg
Polo GTS com inserções de costuras no painel, detalhes em vermelho, central multimídia VW Play.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh71QRkwVyye5RcC67ySV33mf3m8yrCzb84aZKAOpOuunG-XasMH_Gnca6J6E4ZOSnUAMnXKzK7s6qjZhm3Ml7AlY72OhVJDHC7TAwYvwwIXlWeI0Un6x9EG4JIv0t3wXwM6wH3ON_h38HJ2_95x1C1VzhkXR2ZJk4NS709Wwo1GDmuCfAxD5uaEg1M/s800/VW-Polo-2023%20%283%29.jpg
Polo GTS não é TEC TEC e tem excelente acabamento.
Mas gentii... Se ele tivesse acabamento tão bom, pq q a Jacswagen quer rever isso então? Pq q o CEO confessou que estão longe das outras montadoras com essa acabamento porco e mal feito vindo direto da Kombi??
ExcluirCarlos, o acabamento é bem ruim. Tu para no sol por 30 minutos e quando for sair ligue o ar, estrala tudo e se passar no paralelepípedo, é uma escola de samba.
ResponderExcluirPolo é um carros mais macios que já dirige,o acabamento dele é bom sim
ExcluirHAHAHAHAHA, é ser muito SEM NOÇÃO comparar uma porcaria básica como um Polo maquiado com um Ora 03! Vão nas lojas da VW e da GWM olhar bem e fazer test drive de ambos pra não falar bobagem na Internet. Quem acha que Polo e Virtus tem acabamento decente (nem ouso usar a palavra "bom" pra carros da VW que não seja o Passat) nunca dirigiu na vida um carro minimamente decente. Tem que ser muito fanboy pra elogiar Polo, minha nossa!
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