Design
A forte personalidade da Honda Biz foi preservada nesta nova geração. A atualização das formas teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Um destaque estético é a parte frontal do escudo, que na versão EX recebeu características luzes de posição em LED, elementos que identificarão a versão top da Biz 2025 como integrante da nova geração. O trabalho realizado na parte posterior do escudo frontal revela o bem-sucedido propósito de dar ainda mais praticidade às Biz 2025: em ambas versões o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa tipo squeeze de 500 ml, um telefone celular ou outros itens de pequenas dimensões. No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção. Sobre o acesso ao compartimento sob o banco, as novas Biz 2025 trazem um aperfeiçoamento importante, uma vez que a abertura não mais exige a operação com duas mãos, uma na chave de ignição e outra para levantá-lo, uma vez que assim que o comando de abertura é acionado o banco se destrava. A área no interior do porta-capacetes foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço. Importante evolução nas Biz 2025 diz respeito ao quadro de instrumentos, ambos totalmente digitais e com formato retangular. Na Biz 125 EX o painel é do tipo blackout e em ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, foi introduzido o indicador de consumo e de marcha engatada. A ponteira de escape assim como a proteção antiqueimadura tem novo desenho, e acabamento em preto, como as rodas de liga-leve da Biz 125 EX. A eliminação do pedal de freio determinou o surgimento de uma proteção metálica entre motor e a pedaleira direita, de modo a evitar o contato do pé com a lateral aquecida do motor. O amplo banco em dois níveis oferece conforto aos ocupantes e plena mobilidade nas operações de manobra e estacionamento, aspecto facilitado pela presença dos cavaletes, lateral e central. Na rabeta, práticas alças permitem sólido apoio para o passageiro e fixação de pequenas cargas. O reposicionamento da chave de ignição nas Honda Biz 125 2025 facilitou sua operação e, como mencionado, o destravamento do assento para acesso ao porta-capacete usando apenas uma das mãos.
3.2 Motor
Ao majorar o curso e diminuir o diâmetro do pistão os técnicos buscaram elevar as características positivas derivadas de um motor “subquadrado”, expressão que é aplicada a motores de curso longo. A intenção foi a de privilegiar uma curva de torque mais robusta desde baixas e médias rotações, o que na prática resulta em economia de combustível e resposta ao acelerador mais condizente com a vocação urbana da Biz. A decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões, a 125 EX e a 125 ES, proporcionará aos usuários do modelo de entrada um grande ganho real em termos de potência e torque na comparação com a Biz 110i, na ordem de mais 14,4% de potência e 15,7% de torque. Na Biz 125 ES o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina enquanto que na Biz 125 EX o sistema se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina. Os números relativos à potência e torque não se alteram com o uso de um ou outro combustível. Uma característica positiva do novo motor das Biz 2025 é a redução de emissões nocivas ao meio ambiente, cumprindo assim as determinações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, sem que isso tenha trazido prejuízo em termos de desempenho dinâmico, economia de combustível e durabilidade. A sempre bem-vinda melhoria de aspectos relacionados com a manutenção também foi alcançada nas Biz 2025, que trazem um novo tipo de filtro de combustível, agora separado da bomba, o que reduzirá o custo de manutenção. O sistema de transmissão semiautomática rotativo de quatro marchas é, desde sempre, uma “marca registrada” das Biz, e elemento de atratividade para os motociclistas iniciantes. A progressão dos engates de marchas ocorre sempre pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha. Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé, uma facilidade especialmente apreciada no característico para e anda do uso urbano. Nas Biz 125 2025 não houve alteração no que diz respeito a transmissão secundária ou escalonamento do câmbio de quatro marchas. Uma nova corrente de transmissão – tipo 420 no lugar da 428 – oferece funcionalidade equivalente com menor perda de energia por atrito, o que resulta em ainda mais economia e durabilidade.
Ciclística
O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de secção quadrada, “espinha dorsal” que liga a coluna de direção à região posterior do motor/fulcro da balança de suspensão traseira. O objetivo desta alteração foi incrementar a resistência e rigidez estrutural, garantindo com isso um melhor comportamento dinâmico, comprovado pela redução das dimensões dos contrapesos instalados nas extremidades do guidão. Medidas fundamentais da ciclística como cáster, trail não foram alteradas. A suspensão dianteira por garfo telescópico, com tubos de 26 mmØ, foi recalibrada e oferece 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso. Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14, todavia na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na Biz 125 EX são do tipo sem câmara (tubeless). Na Biz 125 ES, equipada com rodas de aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2. Grande novidade das Biz 125 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora o comando pelo qual atua o sistema CBS – Combined Brake System se vale de uma alavanca no punho esquerdo, seguindo o mesmo padrão observado nas scooters. Na Biz 125 EX o freio dianteiro é a disco com 220 mmØ e pinça de pistão simples enquanto na traseira o tambor tem 130 mmØ. Na Biz 125 ES a frenagem é atributo de tambores à frente e atrás, ambos de 130Ø mm. As Biz 125 2025 seguem fiéis a suas origens também no que diz respeito ao baixo peso – 96 kg a seco – e reduzida altura do banco em relação ao solo, de 753 mm na versão EX e 749 mm na versão ES, o que sem dúvida se traduz em facilidade de pilotagem e é grande ponto de atração para motociclistas iniciantes.
Preço, cores, garantia
As Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES 2025 chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é: Honda Biz 125 EX: R$ 14.970,00 - Cores disponíveis: Azul Metálico, Branco Perolizado e Vermelho. Honda Biz 125 ES: R$ 12.000,00 - cores disponíveis: Preto, Branco e Vermelho.
Ficha Técnica - Honda Biz 2025
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