A Fiat do Brasil anunciou que celebra os 45 anos do primeiro carro movido a etanol do mundo: o Fiat 147, que foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim e, também, o primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo.
Fiat 147 Etanol - 1979
Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho daquele ano, a Fiat do Brasil lançou o primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o Fiat 147.
Fiat 147 Etanol - 1979
Apelidado de "Cachacinha", devido ao odor característico exalado pelo escapamento, o modelo é um marco importante para a engenharia automotiva brasileira, que intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.
Fiat 147 Etanol - 1979
O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Fiat 147 Etanol - 1979
O Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976.
Fiat 147 Etanol - 1979
Para a época, ele trazia uma série de inovações, como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor, trazendo um melhor aproveitamento do espaço.
Fiat 147 Etanol - 1979
A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor.
Fiat 147 Etanol - 1979
Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina. No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar.
Fiat 147 Etanol - 1979
Ainda em 1976, a primeira participação aconteceu no Salão do Automóvel de São Paulo, quando a marca exibiu um protótipo do 147 movido a etanol com dezenas de milhares de quilômetros rodados. No ano seguinte, foi realizado o aprimoramento técnico do produto e a produção de novas unidades, que foram submetidas a diversos testes.
Fiat 147 Etanol - 1979
Em setembro de 1978, um Fiat 147 realizou o que seria o teste definitivo para a criação do primeiro motor brasileiro a etanol: uma viagem de 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo país, com média de mais de 500 km diários, três mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.

6 Comentários

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  1. Mesma plataforma do Fastback, que foi sendo gambiarrada até 2024!!!!! A Fiat usa plaformas imortais...vai esticando...gambiarrando , e pronto, sem "novos" carros.

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    1. Não recomendamos. Para isso recomendamos o Polo Track, 3 estrelas.

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    2. Desculpe, mas está falando mais uma besteira: Se estivesse falando do primeiro Uno brasileiro (1984-2013), sim, ele tem a mesma plataforma do 147. O Palio utiliza a plataforma do Uno Italiano, completamente diferente do Uno brasileiro. O Palio de segunda geração já utiliza a mesma plataforma do Fiat 500 (2007- ), que é a mesma do Uno brasileiro de segunda geração, Mobi e porção dianteira da Strada. Punto, utiliou uma plataforma hibrida (porção dianteira do Corsa "C" europeu e porção traseira da Palio Weekend.

      Concordo que as plafatormas da Fiat são longevas, mas a VW usou do mesmo artificio, afinal, vejamos o Gol, que só de plataforma BX foram 16 anos, sua evolução, a AB9, nada mais era que uma evolução desta, inclusive com o mesmo eixo traseiro (o part number é o mesmo), sem falar do Polo, que, lançado no Brasil em 2002, temos carros ainda hoje utilizando a mesma plataforma PQ24 (Saveiro). Então, é "o sujo falando do mal lavado"...

      Da proxima vez, tente ser honesto, e não um lambe botas de montadora...

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  2. o tempo passsou e sinto que fui muito década de 90 ...amo os anos 80 e 90, so de ver essas fotos me deu um aperto no coração , vontade de voltar , ter os mesmos carros ...exatamente igual ..nada de tela digital , nada de frescura... sao inseguros ? sim... moto e mais rsrs


    melhores anos de toda a historia do mundo

    e , parabéns fiat!
    uma gigante no brasil.

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  3. Só faltou lançarem a bebida Cachacinha em Comemoração a essa data.

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